hero-desktop-02

Sustentabilidade

Iniciamos a construção de nossa Estratégia de Sustentabilidade.

Aos 35 anos de fundação e uma história de conquistas, voltamos a publicar nosso relatório anual, baseado nos temas considerados mais relevantes aos nossos públicos de interesse. Focamos na estruturação da área de Sustentabilidade e iniciamos a construção de nossa Estratégia de Sustentabilidade.

download do relatório anual 2019

Mensagem do Presidente

O mundo caminha cada vez mais no sentido da transformação digital – e o setor varejista absorveu amplamente as mudanças que têm alterado a relação entre consumidores e fornecedores de bens e serviços.

Alberto Menache Diretor-presidente

Leia a mensagem do presidente na íntegra na versão completa do Relatório Anual de Sustentabilidade Linx (2019).

A Linx

Somos uma empresa brasileira líder e especialista em tecnologia para o varejo, uma das maiores da América Latina em tecnologia baseada em nuvem. Nossa atuação é voltada ao desenvolvimento e fornecimento de soluções de sistemas de software para os diversos segmentos varejistas, por meio de tecnologias integradas que trazem mais eficiência e rentabilidade aos clientes.Saiba mais sobre a nossa empresa no capítulo Quem somos, na versão completa do Relatório Anual de Sustentabilidade Linx (2019).

Relatório Anual 2019

Seguimos engajados na construção de um negócio sustentável e apresentamos a todos os nossos stakeholders um pouco mais da nossa trajetória, a Cultura #Soulinx e o desempenho de nossa empresa em 2019. Veja aqui os destaques da publicação e o conteúdo completo no PDF do relatório!

Sobre o relatório e materialidade

Elaborado de acordo com as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), o Relatório Anual de Sustentabilidade da Linx apresenta nosso desempenho nas dimensões econômica, ambiental, social e de governança (EASG). Sua estruturação, com o direcionamento do conteúdo e a escolha de indicadores de sustentabilidade reportados (que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas no índice da GRI), baseia-se em um processo de materialidade que definiu os temas relevantes para a companhia, bem como os limites de impactos desses temas para os diferentes stakeholders de acordo com as melhores práticas ESG para relatório de sustentabilidade. Mais informações sobre essa metodologia estão disponíveis entre as páginas 14 a 19 do Relatório Anual de Sustentabilidade Linx (2019) - disponível para download.

 

Governança Corporativa

Um dos pilares EASG, a governança é prioridade para a Linx, cujo modelo de gestão busca o aprimoramento contínuo e o alinhamento com suas melhores práticas: pertencemos ao segmento do Novo Mercado da B3 desde 2013, quando abrimos nosso capital na então BM&F Bovespa. Já em 2019, a nossa entrada na Bolsa de Nova York (NYSE) foi acompanhada de um processo de adaptação aos padrões de compliance estabelecidos pela lei Sarbanes-Oxley (SOX), obrigatórios para os participantes daquele mercado.

O detalhamento da estrutura de capital, governança e ética da companhia, bem como seus fatores de risco, código de conduta com práticas de combate à corrupção e atuação orientada pela ética e transparência pode ser conferido no Capítulo 3 do Relatório Anual de Sustentabilidade Linx (2019).

Pessoas

A expansão nos nossos negócios reflete no tamanho e competência do nosso capital humano, de modo que encerramos 2019 com 3.658 colaboradores em nossas unidades no Brasil, 16,8% a mais que no final de 2018. Com igualdade de oportunidades e inclusão e diversidade, nossa expansão também se deu no âmbito de direitos humanos e práticas trabalhistas sustentáveis.

Saiba mais sobre o perfil dos colaboradores Linx, os benefícios que oferecemos e nossas iniciativas em saúde e qualidade de vida e Desenvolvimento e Educação no Capítulo de Pessoas (páginas 59 a 69) do Relatório Anual de Sustentabilidade Linx (2019).

marca empregadora

  • mais de 148mil candidaturas recebidas no portal vagas.com
  • média de 252 candidatos por vaga
  • 47% de aumento no número de seguidores
  • 120mil seguidores na página do LinkedIn

Eventos em 12 filiais:

  • 40  palestras
  • 38  mentorias
  • 4 hackatons
  • 5 meetups
  • 14 feiras
  • 14 working days
  • 144 ações
  • 232 colaboradores envolvidos

Responsabilidade socioambiental

Emissões de Carbono

Os efeitos de nossa atividade geram, de forma indireta, a redução no volume de gases causadores do efeito estufa (GEE) na atmosfera. A utilização de soluções integradas como a plataforma end-to-end reduz as distâncias percorridas para a entrega entre lojas e aos clientes. Em 2019, as emissões de gases de efeito estufa ocasionadas pela nossa operação foram mapeadas no Inventário de Emissões nos moldes do GHG Protocol.

Os resultados desse trabalho, assim como nossas iniciativas como empresa de TI Verde e indicadores relacionados ao consumo de energia e disposição de resíduos estão detalhados entre as páginas 108 e 111 do Relatório Anual de Sustentabilidade Linx (2019).

Relacionamento com a Comunidade

O relacionamento que mantemos com as comunidades locais é, para nós, um importante pilar na forma como entendemos nossa atuação em responsabilidade social, ambiental e financeira. Temos o compromisso de utilizar a tecnologia como uma alavanca para a sustentabilidade e a disseminação da educação. E acreditamos que, por meio dela, podemos levar adiante nosso engajamento com os jovens em situação de vulnerabilidade social – oferecendo meios para que possam ter acesso a novas oportunidades em termos de atividade profissional e, dessa forma, abrir possibilidades de desenvolvimento sustentável.

Veja mais sobre a atuação da Linx com as nossas comunidades no capítulo Responsabilidade Socioambiental na versão completa do Relatório Anual de Sustentabilidade Linx (2019).

Voluntariado

Iniciamos ações de voluntariado corporativo em 2018, tomando como base as demandas de nossos colaboradores e as necessidades das ONGs parceiras. Eles atuam em campanhas de doação, com visitas às organizações não governamentais (ONGs), tours e apresentações da empresa para jovens atendidos pelos projetos sociais; ministram palestras e aulas nas organizações parceiras, abordando temáticas como tecnologia, mercado de trabalho, primeiro emprego, profissões possíveis e mentoria de projetos, entre outras frentes.

Em 2019, nosso programa foi aprimorado com a criação da Política de Voluntariado da Linx, debatida e validada pelo Comitê de Sustentabilidade, uma das primeiras ações do órgão também instituído no ano. Mais informações entre as páginas 118 e 121 do Relatório Anual de Sustentabilidade Linx (2019) - disponível para download.

O desafio da Covid-19

A disseminação do coronavírus SARS-CoV-2, no primeiro trimestre de 2020, trouxe ao mundo um cenário desafiador. O dia a dia da população foi alterado e grande parte de nossos clientes enfrentou situações adversas, com o fechamento temporário de lojas físicas e queda no consumo.
Em março, nosso Conselho de Administração estabeleceu o Comitê de Crise com o principal objetivo de garantir a segurança de nossas equipes e, ao mesmo tempo, manter nossas atividades.

Saiba mais sobre nossas ações de enfrentamento da pandemia da Covid-19 na versão completa do Relatório Anual de Sustentabilidade Linx (2019).

Nossas soluções

Ao longo dos anos construímos um conjunto de produtos e soluções que nos permite atender às demandas dos clientes em um cenário constantemente em mudança. Além do desenvolvimento interno, há anos complementamos nosso portfólio por meio de aquisições de empresas de destaque – e, dessa forma, fortalecemos as competências de nossas três áreas de atuação e nos tornamos uma empresa única em termos de oferta de soluções de tecnologia para os mundos físico e on-line.

Saiba mais sobre nosso portfólio de soluções na versão completa do Relatório Anual de Sustentabilidade Linx (2019).

Destaques do ano

  • 42% de market share (POS/ERP)
  • + de 100mil lojas como clientes
  • R$ 300bi em valores transacionados totais no final do ano
  • 99% de taxa de retenção
  • 12% de market share, sendo o maior player de software de gestão para o varejo
  • 4º maior adquirente dentro da base de clientes de TEF em apenas um ano de atuação nesse segmento
  • cerca de 900 websites com Linx Commerce

Mercado e clientes

Para nós, o sucesso do cliente vem em primeiro lugar. Um variado portfólio de soluções integradas para o varejo tem intensificado nossa atuação de forma completa: possuímos múltiplas portas de entrada para nossos clientes, o que também facilita nossa penetração no mercado.

- Melhoria da Experiência: por meio de inovação tecnológica integrando nossa atuação às soluções omnichannel: somos o principal fornecedor de uma plataforma end-to-end.
- Privacidade e Segurança de Dados: ações de segurança da informação baseadas nas melhores práticas de mercado, na ISO 27001 e na adequação à LGPD.
- Treinamento e Capacitação: disseminação do conhecimento sobre os produtos e operações da Linx a clientes e franqueados.

 

Rota financeira

O mercado de varejo passa atualmente por um processo de transformação digital – não só no Brasil, mas também nos demais países da América Latina. A relevância do comércio eletrônico, de soluções omnichannel e transações cashless está mais presente do que nunca, e essa tendência abre oportunidades para nossos negócios.

A solidez do modelo de negócios da Linx, os resultados positivos obtidos a partir da sua expansão em diversos ramos do varejo e a manutenção de uma forte posição de caixa permitiram que pudéssemos navegar com segurança pelas incertezas da economia em 2019 – o que se refletiu nos resultados consolidados do ano.

As informações detalhadas constam nas divulgações da Central de Resultados do nosso site de Relação com Investidores.

Sustentabilidade Linx

Para dúvidas, sugestões e parcerias sobre assuntos socioambientais, entre contato via sustentabilidade@linx.com.br.

Próxima seção
Ir para

Entre em contato

Selecione
Selecione
Selecione
Vendas