Sustentabilidade
Conheça nossas práticas de Sustentabilidade
Com uma história de conquistas, publicamos nosso relatório anual
de Sustentabilidade 2020, baseado nos temas considerados mais
relevantes aos nossos públicos de interesse. Demonstramos os
avanços da empresa com práticas de sustentabilidade, para
construir junto com a nossa cadeia de valor uma sociedade
mais democrática, digitalizada e sustentável. Além de
apresentar como solidificamos nossa Estratégia de
Sustentabilidade e focamos na estruturação da
área e Estratégia de Diversidade.
Relatório Anual de Sustentabilidade Linx (2020) ou Relatório Anual de Sustentabilidade Linx (2019)
Nosso relato de sustentabilidade
Pelo segundo ano consecutivo, elaboramos nosso relatório anual de acordo as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), referência mundial para relatos corporativos. O documento completo está disponível para download nesse link. A seguir, trazemos um resumo de seu conteúdo que aborda o desempenho da Linx entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2020 nas dimensões EESG (Economic, Environmental, Social and Governance), econômica, ambiental, social e de governança (EASG, em português). A publicação traz as principais inciativas e indicadores relacionados aos nossos 10 temas materiais, levantados a partir de um processo de materialidade realizado no início de 2020. São eles:
Mensagem do presidente
No início de 2020, pouquíssimas pessoas poderiam imaginar que uma epidemia teria as consequências que ainda estamos vivendo no mundo inteiro. Em um momento de intensa dificuldade, a Linx mostrou, mais uma vez, sua incrível capacidade de se reinventar. Em 2020, parte da evolução da economia foi direcionada à digitalização de processos e soluções, e a Linx seguiu firme por esse caminho. Encontramos saídas rápidas para que nossos clientes varejistas mantivessem, ainda que parcialmente, suas receitas: focamos na expansão de ferramentas de e-commerce.
Alberto Menache Diretor-presidente
Leia a mensagem na íntegra, localizada
nas páginas 3 e 4 do relatório anual 2020.
Quem somos
Líder e especialista em tecnologias para o varejo, somos a Linx. S.A., uma das maiores empresas da América Latina em tecnologia baseada em nuvem. Em operação desde 1985, nossa atuação é voltada ao desenvolvimento e fornecimento de soluções de sistemas de software para os diversos segmentos varejistas, por meio de tecnologias integradas que trazem mais eficiência e rentabilidade aos clientes.
Com sede em São Paulo e mais de 3,3 mil colaboradores, estamos presentes em nove estados brasileiros e além do Brasil, no Chile, no México e na Argentina!
Saiba mais sobre a Linx e nossas áreas de negócios Linx Core, Linx Digital e Linx Pay no relatório anual 2020.
Governança corporativa
A Linx pertence ao segmento do Novo Mercado da B3 desde 2013, quando o capital foi aberto na então BM&F Bovespa. Em 2019, com a entrada na Bolsa de Nova York (NYSE), começamos a nos adaptar aos padrões de compliance estabelecidos pela Lei Sarbanes-Oxley (SOX), obrigatórios para as empresas listadas nos Estados Unidos.
A estrutura de governança da Linx tem como mais alto órgão o Conselho de Administração (CA), que exerce a administração da Companhia junto com a Diretoria Estatutária. Há ainda um Conselho Fiscal de caráter não permanente – mas que funcionou em 2020 – e três comitês de assessoramento ao Conselho: Comitê de Auditoria, o Comitê de Pessoas e o Comitê de Estratégia. Já a Diretoria conta com o assessoramento do Comitê de Sustentabilidade.
Capital Humano
O ano de 2020 foi bastante desafiador em função da pandemia e seus impactos, tanto em relação aos cuidados com os colaboradores, quanto pelas transformações na forma de realizar a gestão do teletrabalho.
Para acompanhar esse momento, criamos uma seção na Pesquisa Anual de Clima, chamada #LinxEmCasa, e constatamos que 85% dos respondentes perceberam um cuidado genuíno da empresa com as pessoas e 90% responderam que estavam mantendo uma rotina de trabalho remoto adequada.
A prova disso é que, em maio de 2021, recebemos o selo Great Place to Work: fomos certificados como "Excelente Lugar para Trabalhar" após nosso time responder questionário que avaliou o ambiente de trabalho da Linx de acordo com a metodologia da certificação GPTW.
Marca Empregadora
- Mais de 44mil candidaturas registradas no portal vagas.com.br
- média de 234 candidaturas por vaga
- aumento de 25% no número de seguidores no LinkedIn
- superamos os 152mil de seguidores no LinkedIn
estratégia de diversidade Linx
Além de trazer mais resultados da Pesquisa Anual de Clima, o capítulo Capital Humano do nosso relatório anual 2020 traz nossas políticas e iniciativas relacionadas ao desenvolvimento de talentos e inclusão e Diversidade - a qual teve a construção da sua estratégia iniciada em 2020 e já definiu trabalhar com ações relacionadas a cinco temas prioritários: GÊNERO, RAÇA, LGBTQIA+, PCD's e GERAÇÕES.
Conheça as etapas de construção da Estratégia de Diversidade Linx:
Indicadores Senso Diversidade:
Brasil, Setor TIC, Linx
Benchmarking:
Empresa do setor e/ ou referência em Diversidade 2020
Análise de pesquisas internas:
Clima, Cultura e Sustentabilidade 2020
Pesquisa interna Pulses Diversidade e Inclusão
Proposta Estratégia de Atuação em Diversidade
Validação Final
Capital Social e de Relacionamento
Em 2020, a Linx reafirmou o seu compromisso com a comunidade local, apoiando projetos com foco na capacitação profissional e no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, por meio de cursos de inclusão digital e empreendedorismo para jovens em situação de vulnerabilidade.
Voluntariado
Mesmo à distância, conseguimos fortalecer nosso programa de voluntariado com a criação do Encontro de Voluntariado Linx: com cerca de 300 participantes da Linx, ao longo de oito encontros virtuais, engajamos e facilitamos a troca de experiências para promover ações de voluntariado corporativo e individuais.
Saiba mais na página 66 do nosso Relatório Anual 2020.Parceiros sociais
Capital Natural
A Linx atua em plena conformidade às melhores práticas da Política Nacional de Resíduos Sólidos, por meio de parcerias para doar equipamentos e descartar lixo eletrônico com certificado ambiental, além de evitar o desperdício de recursos naturais.
Conheça o nosso Inventário de Emissões nas páginas 72 e 73 do relatório anual 2020.
Desempenho do ano
Em 2020, consolidamos nossa estratégia nas três áreas de atuação: Core, Digital e Pay Hub. Também ampliamos nosso ecossistema, adquirimos quatro empresas e superamos a marca de 400 franquias. Em relação ao desempenho operacional, atingimos uma taxa de renovação de clientes de 99,2% em 2020, em linha com 2019.
Estímulo à inovação
Para criarmos um ambiente produtivo de inovação na Linx, todos os anos realizamos a Innovation Cup. A competição tem como foco as equipes de tecnologia, P&D, Cloud, TI Corporativa e Suporte, incluindo os times do Brasil e da Argentina.
Em 2020, foram 46 projetos inscritos. Os vencedores na categoria Produtos/Software foram o Linx Commerce Farma e o App Venda Fácil; na categoria Processos de Negócios, o escolhido foi o LAIS 2.0. A solução Farma já está presente em mais de 11 mil lojas.
Plano de expansão
Em 2020, houve avanços nos nossos planos para a expansão de franquias e de Linx Service Partners (LSP) – programa voltado a parceiros de serviços de implantação das soluções Linx em nossos clientes, que permite a um número maior de empresas de tecnologia para o varejo se unir ao ecossistema Linx.
Saiba mais na página 45 do nosso Relatório Anual 2020.Destaques 2020
CAPITAL HUMANO
- Pesquisa de clima: 84% dos colaboradores perceberam um cuidado genuíno da empresa durante a pandemia.
- Certificados como "Excelente Lugar para Trabalhar" em maio de 2021, de acordo com a metodologia da certificação GPTW (Great Place To Work)
CAPITAL SOCIAL E DE RELACIONAMENTO
- Doação de R$ 1 milhão para ações contra a Covid-19
- Voluntariado online manteve o engajamento e a solidariedade entre os colaboradores
- Empoderamento de varejistas com soluções para manter as vendas em meio à pandemia
- Programa de ajuda ao cliente que ficou sem fluxo de caixa
CAPITAL FINANCEIRO
- Combinação de negócios com a Stone
- Aquisição de PinPag, Neemo, Humanus e Mercadapp
Capital Financeiro
No início da pandemia, firmamos importantes parcerias com marketplaces e ampliamos a acessibilidade da nossa plataforma de e-commerce, possibilitando o crescimento de Linx Digital, enquanto a Linx Pay se preparou e expandiu com a entrada do Pix.
Com tudo isso, a performance financeira da Linx foi satisfatória em 2020 e a empresa encerrou o ano com receita operacional líquida de R$ 876,3 milhões, o que representa um crescimento de 11,2% sobre 2019. Já o EBITDA foi 3,6% superior ao do exercício anterior e encerrou 2020 em mais de R$ 210,3 milhões.
Sustentabilidade Linx
Para dúvidas, sugestões e parcerias sobre assuntos socioambientais, entre em contato via sustentabilidade@linx.com.br.
Entre em contato