Fale com o time de vendas
Vendas no e-commerce crescem 13,9% na Semana do Consumidor

Vendas no e-commerce crescem 13,9% na Semana do Consumidor

A Semana do Consumidor movimentou os e-commerces neste ano. Segundo levantamento da Linx, empresa do grupo StoneCo e especialista em tecnologia para o varejo, as vendas online cresceram 13,9% entre os dias 8 a 13 de março, em comparação com o mesmo período do ano passado. O valor transacionado no comércio eletrônico foi 11% maior na mesma base comparativa. Ainda de acordo com o levantamento, entre os itens mais buscados nos e-commerces estão geladeira, ar-condicionado e celular. 

Para Guga Schifino, diretor da Linx/StoneCo, alguns acontecimentos podem mudar o comportamento do consumidor, que aproveitam as promoções e benefícios para comprar os produtos por um menor valor. “As altas temperaturas ajudam a disparar a busca por ar-condicionado, comportamento que interfere diretamente nos preços. Já as geladeiras e os aparelhos de celular são normalmente mais caros. Por isso, os clientes aproveitam as datas de promoção, como o Dia do Consumidor, para tentar encontrar esses itens a preços mais acessíveis”, diz.

O diretor da Linx também afirma que o Dia do Consumidor vem ganhando força no comércio brasileiro, ajudando a movimentar as vendas no primeiro semestre, já que, tradicionalmente, as principais datas do varejo, como Natal e Black Friday, ocorrem na segunda metade do ano. “Em média, 20% das marcas já realizam a ‘semana do consumo’, distribuindo as ofertas ao longo da semana. A data está longe de ser uma Black Friday, mas pode gerar uma receita maior frente a um dia comum, sendo uma ótima oportunidade para girar estoques e movimentar o caixa em um período morno nas vendas”, explica o executivo.

Embora eletrodomésticos e o celular despontem como os produtos mais procurados, a epidemia de dengue continua interferindo na procura e venda de repelentes. De acordo com um levantamento da Linx, houve um aumento de 88,2% na quantidade de repelentes vendidos em fevereiro, em comparação com janeiro deste ano. Mesmo com as promoções da Semana do Consumidor em diversos setores, a busca por repelentes se mantém em alta há pelo menos dois meses. Dados da solução Impulse, buscador de lojas digitais que pertence à Linx, mostraram que até o dia 23 do mês passado, houve alta de 216% na busca pelo item, em relação a todo o mês de janeiro de 2024. Desde o início do verão, o aumento na busca por esse tipo de produto chegou a 337%. 

Sobre a Linx

A Linx, empresa do grupo StoneCo, é especialista em tecnologia para o varejo no mercado de software para gestão. Com ampla atuação em vários segmentos do varejo e um portfólio composto por mais de 180 soluções, a Linx ajuda desde pequenos empreendedores a grandes varejistas, oferecendo o maior ecossistema para o varejo da América Latina e emitindo mais de 2.7 bilhões de notas fiscais anualmente. Em 2023, foi reconhecida pelo Prêmio Valor Inovação Brasil como uma das cinco empresas mais inovadoras no setor de tecnologia da informação. Para saber mais, acesse: www.linx.com.br/imprensa

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

fale com
a gente!