Fale com o time de vendas
Vendas em lojas físicas aumentam 5,8% em dezembro na comparação com 2022

Vendas em lojas físicas aumentam 5,8% em dezembro na comparação com 2022

O mês de dezembro chega na reta final com saldo positivo no varejo brasileiro, impulsionado especialmente pelo Natal. As vendas em lojas físicas cresceram 5,8% entre os dias 01 e 25 do mês, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados da Linx, empresa do grupo StoneCo. especialista em tecnologia para o varejo. 

O resultado foi impulsionado especialmente pelos setores de alimentação e calçados. O setor de food service, considerando delivery e lojas físicas, teve um crescimento de 9% nas vendas durante a semana do natal, em comparação com o ano passado. O valor transacionado também registrou aumento de 9% em relação a 2022.

O setor de alimentação já vinha sentindo os impactos positivos das festas de final de ano durante a primeira quinzena de dezembro, que registrou aumento de 8% no total de vendas em comparação com o mesmo período no mês anterior. Para Tiago Mello, CMO da Linx, o aumento nesta semana é natural e esperado pelos varejistas. “As vendas de final de ano muitas vezes ajudam comerciantes a fecharem seu caixa do ano inteiro, pois é um período no qual o fluxo de clientes tende a aumentar de forma considerável”, explica o executivo.

Outro segmento que apresentou crescimento em suas vendas foi o de calçados, que teve um aumento de 9,77% no valor transacionado e 7,46% no total de vendas. “As compras de última hora também movimentaram o setor calçadista, que mesmo em um ano de muitas dificuldades conseguiu finalizar observando um crescimento em suas vendas”, complementa Tiago. 

Itens para ceia aparecem entre os mais buscados

Outro ponto de destaque na análise de Tiago é o aumento do uso de sites e aplicativos para buscar e comprar itens alimentícios para a ceia. “Além dos itens tradicionalmente buscados em e-commerces nesta época, como roupas, calçados e eletrônicos, vemos alimentos como bacalhau, chester e tender com destaque nas pesquisas online. Esse é mais um sinal de que a digitalização do varejo cresce a cada dia e quem não se atualiza acaba ficando para trás”, finaliza Tiago.

Sobre a Linx

A Linx, empresa do grupo StoneCo, é líder e especialista em tecnologia para o varejo no mercado de software para gestão. Com ampla atuação em vários segmentos do varejo e um portfólio composto por mais de 180 soluções, a Linx ajuda desde pequenos empreendedores a grandes varejistas, oferecendo o maior ecossistema para o varejo da América Latina e emitindo mais de 2.7 bilhões de notas fiscais anualmente. Em 2023, foi reconhecida pelo Prêmio Valor Inovação Brasil como uma das cinco empresas mais inovadoras no setor de tecnologia da informação. Para saber mais, acesse: www.linx.com.br/imprensa

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

fale com a gente!

Vendas pelo Whatsapp

Suporte
ao cliente