Fale com o time de vendas
Relatório Giro Varejo analisa setores que se destacaram nas vendas de fim de ano 

Relatório Giro Varejo analisa setores que se destacaram nas vendas de fim de ano 

São Paulo, janeiro de 2024 No mês de dezembro de 2023, os postos de abastecimento registraram crescimento na procura por etanol, com aumento de 5% nas vendas desse combustível, em relação a 2022. As informações são do Giro Varejo, um relatório elaborado pela Linx, empresa do grupo StoneCo. e especialista em tecnologia para o varejo, em parceria com o Instituto Propague. O estudo analisa dados sobre a movimentação do varejo durante as principais datas comemorativas do ano.

Para os postos, o destaque foram os últimos dias de dezembro. A escolha pelo etanol registrou um aumento de 45% entre 22 e 23 de dezembro, em comparação com o ano passado. Já entre os dias 24 e 25, foram 25% a mais de litros comprados.

Final de ano impulsiona mercados de proximidade
Outro setor que comemorou foi o de mercado de proximidade, que, na semana pós-Natal, viu um aumento de 13% no faturamento em comparação a 2022. Um aumento também foi observado no ticket médio desses estabelecimentos, especialmente  na semana do Réveillon, com crescimento de 15,3% em relação ao ano passado. Já o pico de vendas do varejo de vizinhança foi registrado entre os dias 29 e 30 de dezembro. Com 13% a mais no faturamento de caixa, esses dias ainda contaram com um valor transacionado 0,5% superior do que nos mesmos dias de pico na semana do Natal, considerando 22 e 23 de dezembro.

Estabelecimentos de food service, como bares, restaurantes e delivery ganharam força com as comemorações e confraternizações. Entre os dias 29 e 30 de dezembro, esses pontos de vendas faturaram 8% a mais em relação ao ano anterior. 

“O ano de 2023 foi caracterizado por resultados modestos nas principais datas do varejo. No entanto, alguns setores, como mercado de proximidade e food service conseguiram se destacar, encerrando o ano com um desempenho positivo. Isso mostra a resiliência e a força do empreendedor brasileiro”, comenta Amanda Stelitano, pesquisadora do Instituto Propague.

Vendas de Natal movimentam e-commerces e lojas de calçados registram alta nos últimos dias do ano
Entre os dias 29 e 30 de dezembro, o faturamento nas lojas físicas de calçados atingiu 5% de aumento, em comparação com 2022. Já as compras de última hora ajudaram os lojistas a fechar o ano com chave de ouro. Sexta-feira, 29 de dezembro, foi o grande dia para o segmento calçadista, que teve 33% a mais de faturamento do que no sábado, dia 30 de dezembro.

O comércio digital também foi destaque no relatório, que apontou crescimento de 10,5% nos pedidos e 8,8% no valor transacionado ainda na primeira quinzena de dezembro, em comparação com 2022. Já entre os dias 18 e 25 de dezembro, os e-commerces registraram 8,7% a mais de pedidos e aumento de 13,3% no valor transacionado.

Metodologia
O relatório Giro Varejo tem como base os dados de clientes da Linx e analisa diversos setores, como postos, mercado de proximidade, moda e calçados. O relatório completo está disponível para download no site do Instituto Propague (https://institutopropague.org/pagamentos/giro-varejo-natal-2023-e-ano-novo). 

Sobre a Linx
A Linx, empresa do grupo StoneCo, é especialista em tecnologia para o varejo no mercado de software para gestão. Com ampla atuação em vários segmentos do varejo e um portfólio composto por mais de 180 soluções, a Linx ajuda desde pequenos empreendedores a grandes varejistas, oferecendo o maior ecossistema para o varejo da América Latina e emitindo mais de 2.7 bilhões de notas fiscais anualmente. Em 2023, foi reconhecida pelo Prêmio Valor Inovação Brasil como uma das cinco empresas mais inovadoras no setor de tecnologia da informação. Para saber mais, acesse: www.linx.com.br/imprensa

Sobre o Instituto Propague
O Instituto Propague é uma instituição sem fins lucrativos que surgiu em 2019 e tem a missão de expandir o debate sobre o sistema financeiro no Brasil por meio da produção de conteúdo, tornando-o mais acessível e inclusivo. Como plataforma de conteúdo, acredita que compreender o sistema financeiro é fundamental para criar um bom ambiente de negócios, estimular a competição, aprimorar a demanda por serviços e desenvolver inovações.

 

 

 

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

fale com a gente!

Vendas pelo Whatsapp

Suporte
ao cliente