Escrito por Maria Laura em 01/04/2018 | Atualizado em 28/03/2019
São Paulo, abril de 2018 – A Linx, líder brasileira no fornecimento de soluções em software de gestão (ERP e POS) para o varejo, traz ao mercado o Linx Omni OMS, sistema de gestão de pedidos que possibilita a integração entre canais online e offline. A solução permite que o varejista conecte todos os seus sistemas um único hub e proporciona o gerenciamento inteligente de todos os pedidos realizados em diferentes plataformas, como e-commerce, lojas físicas, aplicativos, entre outras – tudo para evitar perda de vendas por falta de produtos, altos custos logísticos ou demora na entrega.
O sistema surgiu com o objetivo de acelerar a inserção do varejo no contexto Omnichannel. Graças a essa integração, as compras online podem ser retiradas e entregues por meio de lojas físicas, que passam a funcionar como centros de distribuição, incluindo até mesmo o cálculo de alternativas de frete para o consumidor a partir do seu estoque. Dessa forma, o ponto de venda se torna mais eficiente e gera mais conveniência para o cliente final.
Cenário favorável Apesar da facilidade em comprar produtos pela internet, 97% dos consumidores ainda optam pelo varejo físico, de acordo com levantamento da Nielsen. Entretanto, pesquisas da Deloitte e do Google apontam que 71% dos millennials buscam informações na web antes de visitar uma loja física. Este cenário representa uma grande oportunidade para que as empresas sejam os direcionadores da nova jornada de seus clientes, entendendo que a venda começa cada vez mais no canal digital, ainda que seja concluída na loja física.
“Atualmente, grandes varejistas do Brasil já apostaram nessa inovação e tiveram, em 2017, um aumento significativo na receita, além de terem contado com o Linx Omni OMS para transacionar seus pedidos de forma otimizada”, comenta Renata Malagoli, diretora de ECommerce na Linx. “Os principais benefícios para os lojistas são prateleira ‘infinita’ de produtos, otimização de frete, facilidade fiscal e tributária, além da possibilidade de aumentar a fidelidade do consumidor final”, complementa.
O que muda na prática Atualmente, as empresas que afirmam se enquadrar ao contexto Omnichannel fazem integrações entre canais sem ter a visão holística do negócio. Um exemplo prático é quando o estoque do centro de distribuição está integrado ao e-commerce e à loja física, mas não inclui franquias ou televendas. O varejista corre ainda o risco de oferecer flexibilidade ao cliente, até eliminar o frete, mas continuar com longo prazo de entrega ou retirada.
O Linx Omni OMS promete ligar todos os pontos da operação. O varejista terá uma visão profunda de todos os fluxos e processos de negócio e, de fato, fará uma transformação digital em seu negócio. Todos os sistemas de canais de venda estarão conectados ao estoque. Independentemente de onde seja feito o pedido (e-commerce, loja física, televendas ou franquia), a ordem será capturada em um centro único de informação, chamado Order Management System.
Dessa forma, o lojista conta com algoritmos inteligentes para entender o melhor caminho para o consumidor e entregar o produto de maneira mais inteligente. Toda essa avaliação automática é baseada nas necessidades de cada empresa, como questões de frete, custo, otimização tributária e fiscal e prazo de entrega, por exemplo.
“Os varejistas poderão também medir a eficiência de suas lojas físicas ou online com mais precisão, já que o sistema emite indicadores importantes para o negócio”, adiciona Malagoli. “Agora, as empresas poderão ter mais controle do giro dos produtos, diminuição de custos logísticos, maior disponibilidade nos canais digitais, redução do prazo de entrega final para o cliente final, conveniência e aumento de vendas no canal físico”, conclui.
Para assistir ao vídeo que explica passo a passo o Linx Omni OMS, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=80eZxQfwF04&feature=youtu.be