Escrito por Maria Laura em 22/08/2016 | Atualizado em 28/03/2019
A Lupo é uma fabricante brasileira de meias, moda íntima e roupas esportivas, fundada em 1921 por Henrique Lupo. Com sede em Araraquara, interior do Estado de São Paulo, a empresa ocupa uma área de 90 mil metros quadrados em Araraquara e emprega 5 mil pessoas da região, fornece produtos para mais de 35 mil pontos de vendas no território nacional.
Desafio encontrado
A Lupo não possuía um sistema integrado de gestão de suas franquias e cada loja operava de maneira independente. Esse sistema independente gerava algumas dificuldades tecnológicas, já que as informações não eram consolidadas e integradas entre toda a rede de unidades franqueadas, o que demandava um controle operacional complexo e custoso.
Solução
A Linx, empresa líder em software de gestão para o varejo, ofereceu um conjunto de serviços para atender às necessidades da Lupo, que incluiu a utilização do software de gestão empresarial ERP, automação comercial completa com o POS integrado com meios de pagamento como o TEF (Transferência Eletrônica de Fundo). A solução também incluiu o Linx Microvix, sistema completo de gestão de lojas e franquias, e soluções de Business Intelligence.
O processo de implantação foi divido em 3 fases:
A primeira consistiu na integração básica e projeto-piloto em cinco lojas com treinamentos presenciais e acompanhamento da equipe de consultores da Linx, no período de setembro a outubro de 2014.
A segunda etapa foi a de rollout, de implantação das novas tecnologias, com treinamentos presenciais nas principais capitais e treinamentos remotos para regiões mais distantes. Essas atividades ocorreram entre novembro de 2014 e janeiro de 2016.
A terceira etapa se estende de fevereiro de 2016 a outubro de 2016, e consiste no estudo e implantação de customizações. No período, são realizadas reuniões mensais do comitê executivo, com integrantes da Lupo e da Linx, para avaliar os resultados e criar planos de ação de mitigação de riscos.
Benefícios
Segundo Rogerio Guimarães, gerente nacional de franquias da Lupo S/A, com o sistema integrado de gestão da Linx, o acesso às informações sobre o desempenho das franquias passou a ser muito mais rápido e ágil. “Escolhemos a Linx para fazer a padronização do programa de gestão de franquias porque a empresa é líder de mercado e oferece soluções adequadas ao nosso negócio varejista”, afirma.
“Nesse trabalho em conjunto com a Linx, passamos a entender ainda melhor que a tecnologia da informação está presente em todos os ramos e negócios, e no setor de lojas e franquias não poderia ser diferente. Afinal, informação é um diferencial competitivo que apoia a gestão, o atendimento e o crescimento do negócio”, acrescenta Guimarães.
Como a implantação é recente, ainda não houve tempo para mensurar os resultados. Mas sabe-se que a Lupo teve aumento de eficiência e economia significativa em gastos operacionais.