Escrito por Brendda Costa em 11/06/2021 | Atualizado em 18/08/2021
União das empresas visa entregar mais capilaridade ao varejo e conveniência ao consumidor final; Clique Retire planeja 10 mil pontos de acesso em até três anos
São Paulo, 11 de junho de 2021 – A Linx, empresa líder e especialista em tecnologias para o varejo, anuncia parceria com a Clique Retire, empresa referência em operações de smart lockers no país. A novidade chega para os clientes da Linx Commerce e Linx Omni, que poderão habilitar a categoria de entrega de forma simples e rápida.
Conhecida no Brasil por criar soluções logísticas para vários segmentos através de seus terminais, a Clique Retire possui mais de 200 pontos estratégicos de retirada e devolução de compras feitas online e um modelo de negócio que impulsiona a omnicanalidade no varejo, modalidade que vem se destacando com a integração do comércio físico e digital nos últimos dois anos. Desde o início, a empresa oferecia o serviço para o varejistas, mas tinha um gargalo complexo no processo de venda com a necessidade de fazer toda a integração entre os sistemas. Dessa forma, a parceria com a Linx surge como facilitadora dos processos logísticos para o varejo, apoiando o crescimento da empresa e da categoria de smart lockers no país.
“A Linx já possui uma solução de gestão de pedidos e operações de omnicanalidade, a Linx Omni OMS, que possibilita essa integração entre canais on-line e offline e concentra todos os sistemas do varejista em um único hub. Conectando a Clique Retire nesse sistema, nós disponibilizamos para esse cliente mais um canal de entrega. Para o cliente da nossa plataforma de e-commerce (Linx Commerce), é uma forma de ganhar capilaridade rapidamente com mais de 200 pontos de entrega no país, expandindo as opções de estratégia do varejo e levando omnicanalidade para sua operação. Para o consumidor, isso pode significar redução de fretes e até prazos de entrega menores, por exemplo”, conta Alessandro Gil, diretor executivo da Linx Digital, área de negócio da Linx focada no varejo on-line e sua integração com o universo físico.
O serviço da Clique Retire funciona da seguinte forma: os smart lockers (armários inteligentes) servem como caixas de correio fixas e inteligentes (e-Boxes) que ficam instaladas em pontos estratégicos de fácil acesso. Após fazer uma compra pela internet, por exemplo, o consumidor insere o endereço de entrega e seleciona o e-Box desejado, que pode ser em um supermercado, shopping, posto de combustível, estação de metrô ou até mesmo dentro de uma loja específica. A encomenda chegará na Clique Retire e será disponibilizada no local selecionado em até 24 horas, quando o cliente recebe um SMS para retirar seu produto.
Gustavo Artuzo, diretor executivo da Clique Retire, ressalta a importância da união das empresas: “Junto com a Linx, a experiência de acesso ao e-commerce será democratizada, podendo levar mais oportunidades de compra para o consumidor que mora em regiões em que os serviços de entrega não chegam”. A parceria torna possível que o varejista possa entregar onde não entregava, com a simplicidade de ligar a nossa rede extensa no seu checkout. “Conforme nossa rede cresce, até nosso alvo de 10.000 e-Boxes em 2025, essas opções vão sendo automaticamente disponibilizadas para o cliente final”, explica. Artuzo ainda relata como o formato tem impactado a logística de entregas do país e levado conveniência aos consumidores. “Há lugares do Brasil em que o risco para o transporte de mercadorias é muito alto e alguns serviços simplesmente não operam. Quando colocamos um e-Box nestes locais, como no complexo da Penha, no Rio de Janeiro, onde há 120 mil habitantes e um PIB que ultrapassa R$ 1 bilhão ao ano, estamos conectando os varejistas a esses potenciais consumidores”.
Para os clientes Linx, a novidade é uma oportunidade de capilarizar o negócio, atingindo mais consumidores de forma rápida e descomplicada. Segundo dados da Linx Digital, a migração para as soluções Omni e Commerce, em média, já proporcionam para os clientes um aumento no faturamento de 20% e 30%, respectivamente. Essa taxa pode ser ainda maior, segundo aponta Gil, com a parceria que possibilita captar mais consumidores. “Além de levar comodidade ao cliente, que pode retirar suas compras em qualquer lugar, também é uma forma de ampliar a área de atuação e ter mais penetração nas cidades sem o custo de abrir uma loja para cada localidade”, destaca Gil.
As projeções para a Clique Retire são otimistas. “Neste primeiro momento, oferecemos o serviço de entrega e devolução, mas já estamos nos preparando para logísticas de trocas, que é outra dor no varejo, principalmente no segmento de vestuário. Estudos mostram que um serviço automatizado e fácil de devolução e trocas aumenta em muito a fidelidade dos seus clientes. Em dois ou três anos, queremos chegar a 10 mil pontos de e-boxes. Parcerias como a da Linx são essenciais para a estratégia de expandir serviços e fazer pontos de entrega avançados, nos quais o consumidor terá acesso em poucas horas, minutos ou até mesmo integrar ao modelo de dark stores, dando mais agilidade para o varejista”, finaliza Artuzo.
SOBRE A LINX
A Linx é uma empresa brasileira especialista em tecnologia para o varejo. Líder no mercado de software de gestão, com 45,6% de market share do mercado varejista, conforme atesta o IDC. Toda a expertise da Linx na jornada de compra é transformada em insights fundamentais para atingir o que os varejistas mais esperam: fidelizar seus consumidores e atingir resultados concretos e relevantes. Com capital aberto na B3 desde 2013, a Linx também se tornou a primeira empresa brasileira de software com capital aberto na NYSE, em 2019. A empresa possui mais de 3,5 mil colaboradores distribuídos entre sua sede em São Paulo, 15 filiais pelo Brasil e 5 países da América. Para saber mais, acesse www.linx.com.br/imprensa.
Informações para a Imprensa – JeffreyGroup Brazil
linx@jeffreygroup.com +55 11 3185-0874
SOBRE A CLIQUE RETIRE
A Clique Retire é uma referência nacional na criação de soluções logísticas – da primeira à última milha – através de smart lockers para simplificar a distribuição de produtos nos segmentos B2B e B2C. Além da gestão de redes de armários inteligentes para marcas, a empresa possui uma rede própria em pontos estratégicos dos grandes centros urbanos do país para facilitar a distribuição, retirada e devolução de mercadorias 24h/7dias, com benefícios diretos para o varejo, operadores logísticos e consumidores finais. Já está presente nas principais estações de metrô e de trens urbanos, postos de combustíveis e shoppings das maiores capitais brasileiras. Para saber mais, acesse https://www.cliqueretire.com.br/
Informações para a Imprensa – Dedicata Comunica
Jaciara Rosa – jaciara@dedicatacomunica.com.br +55 21 98121-2474