Escrito por Fernanda Kian em 23/07/2024 | Atualizado em 12/11/2024
A Grão Espresso, rede de franquias de cafés com mais de 32 anos de mercado, viu seu faturamento crescer em 20% no intervalo de um ano. O segredo foi investir em novas tecnologias, como a implementação de um software de gestão completo e eficiente da Linx, empresa do grupo StoneCo e especialista em tecnologia para o varejo.
De acordo com Ricardo Vargas, diretor de operações da Grão Espresso, a solução da Linx permitiu atender melhor o cliente a partir de pedidos feitos pelo ponto de venda (PDV), com comunicação direta à cozinha. Além disso, foi possível ter um controle de estoque mais eficiente e informações disponíveis em tempo real, o que facilitou uma visão mais ampla do negócio.
“O mercado de Food nacional, principalmente no ramo de cafeteria, é muito desafiador, porque surge um novo estabelecimento a cada mês e não a cada ano. Há dois anos, a Grão Espresso vinha de um processo pós-pandêmico, sem um sistema de caixa homologado, com quatro softwares diferentes sendo utilizados pelos franqueados. Era muito complicado apurar faturamento ou enxergar curvas de produtos. Com a solução da Linx implementada em apenas quatro meses, passamos a ter uma visão clara dos indicadores, abrindo caminho para aumentar o faturamento em 20% mesmo com 50 unidades a menos”, afirma Ricardo.
Além da implantação dos softwares, a Grão Espresso também está testando novas tecnologias, como o PDV móvel, que possibilita ao atendente registrar o pedido, realizar o pagamento e já emitir o cupom fiscal por meio das maquininhas da Stone, e trabalha em um projeto-piloto para implementar o PDV móvel via tablet. A rede também está testando outro sistema da Linx que permite ter aplicativo próprio de entregas, evitando o pagamento das taxas de comissionamento, com integração ao WhatsApp e a criação de programas de fidelidade.
Segundo Ricardo Vargas, o objetivo é avançar na implementação de novas tecnologias que irão promover ainda mais o crescimento do negócio. “Hoje, a Grão Espresso conta com 150 lojas em todo o Brasil. Nossa estratégia foi pausar a expansão das unidades para organizar melhor a gestão da rede como um todo. A partir de agora, podemos retomar nosso processo de crescimento. Estamos com uma média de três novos negócios por mês e muito disso só foi possível porque conseguimos enxergar a rede através da homologação da Linx”, diz o diretor.
Para Bruno Primati, diretor de Food na Linx e especialista do setor, uma das grandes dificuldades das franquias do Food Service é a falta de uma gestão completa e integrada. “A partir de uma solução eficiente, o dono do estabelecimento tem uma visão mais clara sobre a gestão de estoque, o desempenho dos negócios e a sua lucratividade. Com a integração dos sistemas de pagamento, toda essa visibilidade torna-se ainda maior, com possibilidade de fazer a gestão em um só lugar, em tempo real. São essas características que permitem a tomada de decisão assertiva para o crescimento dos negócios”, finaliza.
A Linx é especializada em tecnologia para o varejo e tem o Food Service como um de seus segmentos de atuação, oferecendo softwares de gestão completos e integrados às soluções financeiras da Stone. Além disso, com o objetivo de estar cada vez mais ao lado do empreendedor brasileiro, a Stone patrocina o programa Masterchef, no qual oferece um prêmio de R$ 350 mil para o vencedor botar seu novo negócio para girar.
Sobre a Linx
A Linx, empresa do grupo StoneCo, é especialista em tecnologia para o varejo no mercado de software para gestão. Com ampla atuação em vários segmentos do varejo e um portfólio composto por mais de 180 soluções, a Linx ajuda desde pequenos empreendedores a grandes varejistas, oferecendo o maior ecossistema para o varejo da América Latina e emitindo mais de 2.7 bilhões de notas fiscais anualmente. Em 2023, foi reconhecida pelo Prêmio Valor Inovação Brasil como uma das cinco empresas mais inovadoras no setor de tecnologia da informação. Para saber mais, acesse: www.linx.com.br/imprensa