Escrito por Maria Laura em 01/12/2017 | Atualizado em 28/01/2019
Em 2015, a Grão Espresso, rede brasileira de franquias, implementou soluções da Linx para o mercado de food service em 85 lojas da marca. A fim de atender à demanda da rede, utilizando um sistema que consiga fornecer frente de caixa e gestão – retaguarda (controle de estoque), as cafeterias da marca optaram pelas ferramentas Linx Degust, em julho de 2015, Linx Degust Analytics, em agosto de 2016, e Linx TEF, em maio de 2017.
O Linx Degust possibilita que os estabelecimentos façam a gestão de suas unidades de forma simples e integrada, com uma solução totalmente web. Já o Linx Degust Analytics é um aplicativo que permite organizar, monitorar e acompanhar os dados gerenciais e indicadores de desempenho do negócio em qualquer lugar e a qualquer momento por meio de smartphones ou tablets. Quanto ao Linx TEF, trata-se de um sistema de comunicação com as administradoras de cartão, totalmente integrado ao software de venda.
De acordo com o responsável pela implementação nos pontos de venda, Henrique Melo, “um dos maiores benefícios percebidos na implantação das soluções foi a melhoria dos sistemas de gestão das lojas e a visão do franqueado com relação aos seus controles e números”. Natalia Primo, Coordenadora de Consultoria de Campo, complementa a visão de Melo: “A tecnologia é extremamente importante para o varejo, que é altamente competitivo, com clientes que buscam soluções rápidas. Para isso, nós precisamos de novas formas para melhorar o atendimento e gestão das lojas. É nesse momento que a tecnologia acaba se tornando um diferencial para quem a adota”.
Desde a utilização das soluções da Linx, os franqueados da Grão Espresso tiveram uma diminuição de 20 minutos no tempo de fechamento do caixa; maior facilidade na elaboração de relatórios, uma vez que o sistema na nuvem permite acesso de qualquer lugar e facilidade no armazenamento de informações; assim como aumento de vendas – o franqueado tem ganhos pela agilidade no registro do pedido do cliente no sistema e, em cerca de 5 cliques, o pedido é concluído.
Rodrigo Andrade Oliveira, diretor de Oferta de Food Service da Linx, revela: “A Linx tem como principal objetivo contribuir para os negócios dos clientes, gerando aumento da produtividade e, consequentemente, das vendas. Nossas soluções visam facilitar o dia a dia da operação das franquias e, com isso, gerar mais resultados”.
Sobre a Grão Espresso
A franquia Grão Espresso surgiu de uma grande paixão: o café.
Para nós, café não é apenas um produto. Café é dedicação, é história, é tradição. Para nós, café é acima de tudo, um prazer. Foi pensando em compartilhar desse prazer que iniciamos nossa expansão em 1994. Desde a inauguração da primeira loja, temos nos empenhado em construir uma sólida estrutura de atendimento a franqueados, para que eles possam levar ao consumidor final irresistíveis sabores, em um excelente ambiente, com o melhor serviço.
Nosso projeto de franquias tem por objetivo reunir e oferecer aos franqueados uma marca forte, produtos com qualidade, tecnologia operacional e poder de escala, para que as franquias de todo o País se tornem um modelo de negócios altamente rentável.