Escrito por Brendda Costa em 20/05/2021 | Atualizado em 27/05/2021
Flexibilização do comércio físico estimulou alta no faturamento no varejo de moda e serviços de alimentação; Sudeste concentrou mais de 50% das vendas dos segmentos
São Paulo, 20 de maio de 2021 – O Dia das Mães deste ano foi marcado por cupons de desconto e promoções no varejo físico. Em relação aos últimos quatro anos, o segmento de moda liderou o ranking de cupons com descontos aplicados, com 32,7% do percentual do seu setor, seguido por serviços de alimentação, como restaurantes, com 19,6%. O varejo de alimentação (supermercados e similares) registrou apenas 4,6%, único dos três nichos que registrou queda nos cupons com descontos em relação aos anos analisados. Os dados são de relatório especial sobre desempenho do varejo físico de moda e alimentação (serviços e varejo) no Dia das Mães, desenvolvido pela Linx, empresa líder e especialista em tecnologia para o varejo, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE).
Os cupons com valores acima de R$ 200,00 tiveram mais descontos nos setores de moda e varejo de alimentação, enquanto os serviços de alimentação registraram mais descontos nos cupons de até R$ 50,00.
O ticket médio do setor de serviços de alimentação teve sucessivas altas nos últimos três anos, com destaque para 2021, em que o aumento foi de 24,2% em relação ao ano anterior, também já em cenário de pandemia. O setor de moda vinha apresentando queda desde 2019, mas se recuperou com alta de 7,6% no ano de 2021 em relação 2020. Já o varejo de alimentação registrou duas altas significativas nos anos de 2019 e 2020 com relação aos seus respectivos anos anteriores, mas teve queda de 6,6% no ano de 2021 em relação a 2020.
Em moda, os estados com maior ticket médio foram São Paulo e Rio Grande do Sul, com R$ 285,78 e R$ 267,12, respectivamente. Já em serviços de alimentação, Distrito Federal e Santa Catarina tiveram os maiores valores, com R$ 72,90 e R$ 69,49, respectivamente. Por fim, varejo de alimentação foi liderado por Roraima e São Paulo, com ticket médio de R$ 104,17 e R$ 86,44, respectivamente.
Representatividade em 2021
A receita do setor de moda em 2021 representou 29,9% do total do faturamento do setor nos últimos quatro anos, com pico de vendas nos dias anteriores à data. Já o faturamento do setor de serviços de alimentação em 2021 representou 19,1% em relação ao total do faturamento do setor nos últimos quatro anos, com a maior alta em vendas no domingo de Dia das Mães. O faturamento do setor de varejo de alimentação em 2021 representou 24,6% do total do faturamento do setor nos últimos quatro anos. Ano passado, este segmento alcançou aproximadamente 34%, tendo sido o único setor que registrou queda em 2021.
Durante o período analisado, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais foram os principais destaques no faturamento dos três segmentos. Em moda, os três estados juntos foram responsáveis por 51,2% do faturamento. Já no setor de serviços de alimentação, o percentual é um pouco maior, com 51,4%, mesmo percentual do varejo de alimentação.
Os números foram obtidos a partir da base de dados dos softwares da Linx, em que foram analisados mais de 21,3 milhões de notas emitidas nos oito dias que antecedem a data, além do próprio Dia das Mães, dos anos 2018, 2019, 2020 e 2021. Os itens são referentes ao setor moda, serviços de alimentação e varejo de alimentação.
Sobre a Linx
A Linx é uma empresa brasileira especialista em tecnologia para o varejo. Líder no mercado de software de gestão, com 45,6% de market share do mercado varejista, conforme atesta o IDC. Toda a expertise da Linx na jornada de compra é transformada em insights fundamentais para atingir o que os varejistas mais esperam: fidelizar seus consumidores e atingir resultados concretos e relevantes. Com capital aberto na B3 desde 2013, a Linx também se tornou a primeira empresa brasileira de software com capital aberto na NYSE, em 2019. A empresa possui mais de 3,5 mil colaboradores distribuídos entre sua sede em São Paulo, 15 filiais pelo Brasil e 5 países da América. Para saber mais, acesse o site da empresa.
Informações para a Imprensa – JeffreyGroup Brazil
+55 11 3185-0874