Escrito por Maria Laura em 27/10/2015 | Atualizado em 24/01/2019
Com crescimento de 12% em 2014 e boas perspectivas para 2015, o segmento de food service no Brasil mostra-se bastante consistente e aquecido. No entanto, como em todo bom negócio, é preciso manter sempre um olho no futuro para garantir as vendas em longo prazo. Pensando nisso, especialistas da Linx reuniram as principais tendências apresentadas na NRA 2015, a maior feira de alimentação fora do lar do mundo promovida pela National Restaurant Association, em Chicago (EUA). Veja quais foram as novidades mais comentadas no evento e que já estão chegando ao país:
1. Autoatendimento
Uma tela touch localizada na entrada do estabelecimento onde o cliente pode, com apenas alguns toques, escolher o seu produto, personalizá-lo e pagar a conta. Sem filas, basta buscar o pedido no balcão. As soluções de autoatendimento reduzem os custos das redes de food service, ao mesmo tempo em que oferecem agilidade e customização aos clientes.
2. Aplicativos próprios
Na era da mobilidade, a interatividade por meio de tablets e smartphones é quase obrigatória. Grandes redes de alimentação criam aplicativos próprios para entregar informações e interações mais personalizadas, além de promover o engajamento do consumidor.
3. Programas de fidelidade aderentes ao perfil de cada consumidor
A união da tecnologia mobile – que colhe informações detalhadas sobre o consumidor, como hábitos de compra, desejos e preferências – ao CRM permite lançar programas de fidelidade mais elaborados e personalizados, transformando clientes em embaixadores da marca.
4. Fast Casual
Conceito crescente no setor de alimentação, que une a rapidez de um fast food à dinâmica de comidas mais elaboradas, menos sintéticas, mais saudáveis e com preços competitivos.
5. Atenção e foco nos Millennials (também conhecida como geração Y)
Uma geração exigente, mais informada, conectada em tempo real, que tem as mídias sociais como aliadas e mais consciente sobre temas como saúde, nutrição e sustentabilidade.
6. Preocupação com a origem dos alimentos
A busca por uma alimentação mais saudável e acessível vai ao encontro do cliente que deseja saber as origens dos alimentos, tem preferência por produtos locais, naturais e cada vez menos processados.
7. Customização
Clientes de restaurantes, especialmente os mais jovens, têm a expectativa cada vez maior de estar no controle de seus pedidos, da solicitação do prato com 100% dos ingredientes customizados até a escolha do local de entrega.
Sobre a Linx
Em 2015, a Linx completa 30 anos como especialista em software de gestão (ERP e POS) para as mais diversas verticais do setor varejista no Brasil. Líder brasileira*, a companhia atingiu a posição oferecendo tecnologia inovadora e escalável e profundo conhecimento da cadeia de valor em cada segmento no qual está presente. A Linx consolida-se no mercado e tem sua expansão sustentada por uma cultura que acolhe novos conhecimentos, identidades, experiências e valores, são mais de 2.500 colaboradores, distribuídos na matriz em São Paulo, 12 filiais em oito estados, além de unidades de relacionamento espalhadas pelo Brasil, atendendo uma base ampla e diversificada de mais de 38 mil varejistas. Com ações negociadas em bolsa desde fevereiro de 2013, para atender de forma integral às necessidades atuais do mercado varejista, a companhia oferece também soluções em nuvem, conectividade, além de outros serviços. Para mais informações, visite o site www.linx.com.br. *Fonte: IDC
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