Escrito por Fernanda Kian em 27/07/2024 | Atualizado em 12/11/2024
A Samsonite, marca internacional de malas para viagens, contou com a expertise da Linx, empresa do grupo StoneCo e especialista em tecnologia para o varejo, para ampliar sua distribuição no ambiente digital. A empresa já possuía um modelo de venda online, mas entendeu que precisava internalizar e amplificar sua presença no comércio digital, buscando soluções focadas em marketplaces, ou seja, plataformas que reúnem diferentes vendedores.
A partir desse desafio apresentado pela marca, a Linx desenvolveu um projeto personalizado para a Samsonite, que contemplou duas etapas principais. “Nossa história com a Linx começou em 2020, quando entendemos a necessidade de melhorar a experiência do nosso consumidor e tomamos a decisão de tomar as rédeas do nosso e-commerce. Precisávamos de uma plataforma robusta e decidimos aproveitar o relacionamento que já tínhamos com a Linx para mergulhar de cabeça nesse projeto. A primeira etapa foi a implantação do Linx OMS, quando internalizamos efetivamente a gestão do nosso e-commerce. No final de 2021, mergulhamos no projeto com a Plugg.To para integrar nossa marca aos principais marketplaces do país”, explica Hudson Manzano, diretor comercial da Samsonite.
Com a digitalização do negócio, a Samsonite começou a alcançar resultados positivos com o hub de marketplaces: nos cinco primeiros meses de 2024, a empresa registrou um aumento de 82% na quantidade de pedidos em relação ao mesmo período do ano anterior. Já o valor total transacionado teve um crescimento de 166% e a quantidade de itens vendidos aumentou em 326%.
“O sucesso das vendas no marketplace se dá pela melhoria da oferta de portfólio, umas das questões que estávamos buscando naquele momento. Ter a possibilidade de atuar de forma segmentada e levar um composto de produtos que tivesse mais aderência ao público de cada um dos marketplaces era uma estratégia que queríamos adotar no ambiente digital”, complementa Manzano.
Além da possibilidade de gerir melhor o estoque, as ferramentas de gestão também oferecem dados valiosos que ajudam a marca a tomar decisões estratégicas. “O hub de marketplace da Linx nos deu total segurança para que pudéssemos desdobrar as vendas de dropshipping – processo logístico em que a produção, separação e envio dos produtos ficam a cargo do fornecedor. Além disso, por meio delas, temos informações que nos ajudam a escolher os produtos que os marketplaces compram diretamente com a Samsonite para uma distribuição comumente chamada de 1P – quando as empresas vendem seus produtos para os consumidores finais. Esses produtos são incorporados ao estoque dos marketplaces para que eles consigam entregar com mais agilidade no dia seguinte ou no mesmo dia. Mesmo com essas possibilidades, nós ainda temos o controle do canal, o controle de fazer com que a marca continue protegida e gerando valor para o cliente”, afirma o diretor.
Atualmente, a Samsonite possui 51 pontos de venda físicos no Brasil, sendo 35 franquias e 16 lojas próprias. A expectativa é chegar a 100 unidades até 2028, sem deixar de lado as ações digitais. “Conseguimos superar a marca de 10 marketplaces nos quais fazemos um trabalho de forma consistente. Para o próximo ano, o plano é romper a marca de 20 pontos de venda em marketplaces digitais e a expectativa é que essas vendas representem 31% do nosso faturamento até 2028”, prevê Manzano.
Para avançar no projeto de digitalização da marca, recentemente, a empresa contratou o Linx Reshop – solução para fidelização de clientes, estreitando ainda mais o relacionamento com a Linx. “Construímos uma parceria de sucesso com a Samsonite. Atender operações desse porte é um aprendizado diário, e a qualidade, expansão e estabilidade de todo o processo só é possível com um produto bem estruturado, processos definidos e um atendimento humanizado que nos possibilita conhecer detalhes do dia a dia dos nossos clientes, formando uma combinação de trabalho e sucesso que nos permite cumprir com a nossa missão que é servir o nosso empreendedor, transformando sonhos em resultados”, finaliza Rafael Reolon, diretor de Retail na Linx.
Sobre a Linx
A Linx, empresa do grupo StoneCo, é especialista em tecnologia para o varejo no mercado de software para gestão. Com ampla atuação em vários segmentos do varejo e um portfólio composto por mais de 180 soluções, a Linx ajuda desde pequenos empreendedores a grandes varejistas, oferecendo o maior ecossistema para o varejo da América Latina e emitindo mais de 2.7 bilhões de notas fiscais anualmente. Em 2023, foi reconhecida pelo Prêmio Valor Inovação Brasil como uma das cinco empresas mais inovadoras no setor de tecnologia da informação. Para saber mais, acesse: www.linx.com.br/imprensa