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Clínicas que não utilizam tecnologia para confirmação de consultas apresentam crescimento de 8,5% nas faltas

Clínicas que não utilizam tecnologia para confirmação de consultas apresentam crescimento de 8,5% nas faltas

O envio de mensagens para confirmação de presença dos pacientes em consultas reduzem as faltas nos períodos de férias. Segundo dados da Linx, empresa do grupo Stone.Co e especialista em tecnologia para o varejo, as clínicas que utilizam tal tecnologia tiveram um pequeno aumento de 0,64% no absenteísmo entre dezembro e janeiro, comparado a outubro e novembro. O número é considerado baixo para a época do ano, que costuma contabilizar muitas ausências por conta do período de férias. Já os locais que não utilizam o sistema, apresentaram uma alta mais significativa nas faltas, de 8,57%.

De acordo com Bruno Pereira, gerente da vertical de Saúde da Linx, o absenteísmo impacta diretamente o faturamento das clínicas. “As faltas são mais comuns durante as férias  por conta da mudança na rotina dos pacientes, que tendem a aproveitar o período para viajar. Esse comportamento impacta o faturamento das clínicas, já que o horário reservado fica perdido e sem possibilidade de agendar outros pacientes. Os sistemas de mensagens ajudam não só a relembrar as pessoas sobre suas consultas, como facilitam o contato com a clínica, possibilitando ao paciente remanejar a sua consulta e à clínica ocupar o espaço vago pela ausência avisada previamente. Além disso, essa época é famosa pelo aumento de despesas com pessoas, pois são pagos 13º salários e direitos. Além disso, o início do ano marca o pagamento de impostos sobre imóveis e automóveis. Tudo isso, se não bem planejado e cercado por mensagens para garantir menor queda na receita, pode significar começar o próximo ano longe de uma meta financeira ou com prejuízo, o que agrava a situação e consome um caixa que poderia ser destinado ao crescimento do negócio ”, afirma.

O estudo da Linx também mostrou que as clínicas que representam beleza e cuidado tiveram um aumento de 47,49% no número de agendamentos. Contudo, as que não utilizam o sistema de mensagens registraram, também, aumento de 8% no absenteísmo. Por isso, Bruno alerta que estabelecimentos com alto volume de agendamentos também devem investir em programas de mensagens, que ajudam a organizar a agenda, otimizam o dia a dia, reduzem o intervalo entre uma consulta e outra e ainda ajudam a manter a saúde financeira. “Nesses casos, o uso do sistema de mensagens é essencial para evitar as ausências e impactos ao financeiro da empresa. Com mais pessoas frequentando a clínica, um nível maior de ausências pode causar grande falta de dinheiro no orçamento. Por isso é tão importante investir em um sistema de mensagens eficaz que reduza essa incerteza, além de ter um bom gerenciamento financeiro”, diz.

O gerente aponta que as clínicas com baixo índice de faltas e um sistema financeiro organizado conseguem gerenciar e acompanhar melhor as necessidades, conquistando resultados mais positivos. “Em cada um dos estudos já feitos, fica comprovado que as empresas que se importam com a gestão automatizada do seu negócio, têm, naturalmente, resultados maiores. Elas gerenciam, acompanham e performam melhor”, explica Bruno.

Sobre a Linx

A Linx, empresa do grupo StoneCo, é especialista em tecnologia para o varejo no mercado de software para gestão. Com ampla atuação em vários segmentos do varejo e um portfólio composto por mais de 180 soluções, a Linx ajuda desde pequenos empreendedores a grandes varejistas, oferecendo o maior ecossistema para o varejo da América Latina e emitindo mais de 2.7 bilhões de notas fiscais anualmente. Em 2023, foi reconhecida pelo Prêmio Valor Inovação Brasil como uma das cinco empresas mais inovadoras no setor de tecnologia da informação. Para saber mais, acesse: www.linx.com.br/imprensa

 

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