Escrito por Denise Bonfanti em 28/02/2019 | Atualizado em 23/09/2019
Empresa de tecnologia mediu as vendas de combustíveis, acessórios e itens de lojas de conveniência nas principais cidades do País e registrou aumento nos finais de semana de folia
A Linx, líder e especialista em tecnologia para o varejo, acaba de divulgar o retrato do movimento em postos de gasolina no Carnaval deste ano. De acordo com a empresa, houve um aumento médio de 4,32% no volume de vendas de combustíveis, acessórios e itens de lojas de conveniência na comparação entre o final de semana que antecedeu a folia e o feriado mais aguardado pelos brasileiros. Em relação ao Carnaval de 2018, houve uma queda de 0,88% no indicador, o que é considerado estável pela Linx.
“O aumento dos investimentos dos postos para melhorar a experiência do consumidor é um caminho muito importante para incrementar as margens de lucro dos combustíveis. Nesse cenário, as lojas de conveniência são protagonistas para potencializar vendas não somente em datas como o Carnaval, mas durante o ano todo, seguindo a tendência de mercados como os EUA ou até mesmo países vizinhos como a Argentina ”, explica Leonardo Orsi, diretor do Segmento de Postos da Linx.
A empresa apontou ainda que o período de maior fluxo de consumidores nos postos foi o da tarde, seguido pelo da noite. A análise mostra também que as vendas exclusivas de combustíveis foram 4,51% maiores em relação ao final de semana anterior, e 1,24% menores quando comparadas ao ano passado.
O estudo, realizado de 22 a 25 de fevereiro e de 1º a 4 de março desse ano, levou em consideração notas fiscais eletrônicas emitidas pela fatia de mercado atendida pela empresa em cidades das cinco regiões do Brasil. Para garantir a precisão dos dados, a Linx elencou apenas estabelecimentos ativos em 2018 e 2019.