Fale com o time de vendas
Black Friday: vendas nas lojas físicas crescem 20% e marketplaces registram faturamento 24% maior em relação a 2023

Black Friday: vendas nas lojas físicas crescem 20% e marketplaces registram faturamento 24% maior em relação a 2023

A Black Friday deste ano apresentou resultados positivos para o varejo físico e digital. É o que aponta um levantamento realizado pela Linx, empresa do grupo StoneCo e especialista em tecnologia para o varejo. De acordo com os dados, na sexta-feira promocional as vendas em e-commerces subiram 76% em relação ao dia anterior e 4% em comparação com 2023. Durante a semana, as vendas cresceram 5% na mesma base comparativa.

Os marketplaces também atraíram a atenção do consumidor nesta Black Friday. O levantamento da Linx aponta que na sexta-feira de promoções houve aumento de 24% no faturamento em comparação com o mesmo período do ano passado. Já na semana da Black Friday, entre os dias 25 a 29 de novembro, o faturamento subiu 45% na mesma base comparativa.

Para Rafael Reolon, diretor de Retail da Linx, os dados provam que a Black Friday deixou de ser um dia de promoções e passou a ser uma semana ou mês repleto de descontos e benefícios para os consumidores. “A data ganha cada vez mais força no Brasil e tornou-se uma estratégia importante para os varejistas alavancarem as vendas em todo o mês de novembro. No dia da Black Friday, é possível observar um pico de vendas nos e-commerces próprios, o que reforça ainda mais a relevância da data e a importância dos estabelecimentos investirem no modelo omnichannel para vender mais”, afirma.

Desempenho das lojas físicas

As lojas físicas de moda, vestuário, confecção e calçados também apresentaram resultados positivos na Black Friday deste ano, segundo o levantamento da Linx. Na sexta-feira, foi observado aumento de 23% nas vendas em comparação com o mesmo período de 2023 e de 33% em relação ao dia anterior. Já durante toda a semana de promoções, a Linx registrou aumento de 13% nas vendas em comparação com o ano passado. O setor de calçados teve um aumento de 15% nas vendas comparado à mesma data do ano passado.

De acordo com Rafael Reolon, os resultados demonstram a importância da sexta-feira de promoções para o varejo físico. “O dia da Black Friday, normalmente, apresenta um pico de vendas. O consumidor costuma visitar mais os shoppings na sexta-feira para aproveitar as promoções e alguns benefícios extras, como a oferta de estacionamento gratuito. Além disso, aproveitam as promoções de suas lojas favoritas ou de produtos que estão buscando comprar por ser um programa para o início do fim de semana”, explica. 

Programas de fidelidade ajudaram varejistas a vender mais

Ainda segundo o levantamento da Linx, os programas de fidelidade ajudaram os varejistas a alavancar as vendas nesta Black Friday. Os dados apontam um aumento de 22% no faturamento de estabelecimentos por meio dos programas de fidelidade na sexta-feira em comparação com a Black Friday do ano passado. Já em relação ao dia anterior, este número foi 64% maior. Ao longo da semana, houve crescimento de 10% quando comparado ao mesmo período de 2023.

“Os dados mostram que os clientes têm aderido cada vez mais aos programas de fidelidade. Essa tecnologia é fundamental não apenas para aumentar as vendas, já que proporciona descontos exclusivos aos consumidores, como oferece dados valiosos sobre o comportamento dos clientes, permitindo ao varejista investir em ações promocionais personalizadas. Essa tecnologia tem sido aliada do varejista e ajudado a aumentar as vendas não apenas em datas comerciais como a Black Friday, mas durante o ano todo”, diz o diretor da Linx, Rafael Reolon.

Sobre a Linx

A Linx, empresa do grupo StoneCo, é especialista em tecnologia para o varejo no mercado de software para gestão. Com ampla atuação em vários segmentos do varejo e um portfólio composto por mais de 180 soluções, a Linx ajuda desde pequenos empreendedores a grandes varejistas, oferecendo o maior ecossistema para o varejo da América Latina e emitindo mais de 2.7 bilhões de notas fiscais anualmente. Em 2023, foi reconhecida pelo Prêmio Valor Inovação Brasil como uma das cinco empresas mais inovadoras no setor de tecnologia da informação. Para saber mais, acesse: www.linx.com.br/imprensa

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

fale com
a gente!