Fale com o time de vendas
Black Friday 2023: 5 dicas para o consumidor não cair em golpes virtuais

Black Friday 2023: 5 dicas para o consumidor não cair em golpes virtuais

A Black Friday é um dos principais momentos do ano para o varejo. Segundo pesquisa realizada pelo Reclame AQUI, maior plataforma referência em reputação e confiança nas relações de consumo do mundo, e a Linx, especialista em tecnologia para o varejo, 55% dos varejistas do país acreditam que essa Black Friday será melhor em vendas do que a do ano passado. Em relação aos consumidores, a pesquisa revela que 75% ainda estão indecisos sobre comprar na maior data do varejo brasileiro, o que aponta uma redução de rejeição à data e uma oportunidade para os varejistas conquistarem esse público com descontos e promoções. 

Porém, é justamente o aumento do tráfego dos sites em busca de promoções e descontos e a grande quantidade de transações comuns na Black Friday que despertam a atenção de golpistas, que, ano após ano, desenvolvem novas formas de atacar os consumidores. Pensando nisso, o especialista em varejo digital Daniel Mendez, diretor da Linx no segmento de Commerce, separou 5 dicas que podem ajudar a evitar esses ataques.

  • Atenção redobrada com links: um dos métodos mais utilizados pelos golpistas para invadir contas de terceiros é por meio do envio de hiperlinks. Por isso, é preciso verificar a procedência antes de clicar, ficar atento à nomenclatura da loja e a forma como ele foi enviado. 
  • Cuidado com promoções fantásticas: é preciso estar muito atento a ofertas que fujam do “normal”. Sim, a Black Friday é uma data de descontos expressivos, porém as chances de um anúncio de smartphone por R$ 100 ser um golpe são muito altas. Sendo assim, procure pesquisar em mais de uma plataforma os preços do mesmo produto e compare antes de realizar a compra. 
  • Meio de pagamentos: seja por PIX ou boleto, é preciso muita atenção antes de realizar um pagamento online. No caso de compras via PIX, confirme se o CNPJ da loja está alinhado com os dados bancários na hora da transação. Nos pagamentos via boleto bancário, é preciso verificar todos os dados antes de efetuar o pagamento, como o nome do comércio, CNPJ e se o e-mail enviado não apresenta alguma nomenclatura suspeita. 
  • Envio de códigos de confirmação: lojas não precisam que você confirme sua identidade para efetuar uma compra. Criminosos utilizam a confirmação de autenticidade, por meio do envio de códigos, para clonar  a conta do WhatsApp e outras redes sociais e, assim, aplicar golpes na rede de contatos do cliente. Não informem códigos enviados via SMS em nenhum momento. 
  • Busque por sites e lojas confiáveis: verificar a segurança do site antes de efetuar a compra é muito importante para a prevenção de golpes. Hackers estão cada vez mais habilidosos e conseguem reproduzir sites praticamente idênticos aos originais. Por isso, utilize plataformas especializadas em averiguar a segurança de lojas online antes de fechar a sua compra, como o site e o aplicativo do Reclame AQUI, que oferecem informações sobre reputação, reviews e opiniões de outros consumidores e que, durante a Black Friday, divulgam informações em tempo real com as principais reclamações registradas pelos consumidores. 

Estando atento a essas orientações, a Black Friday pode ser um ótimo momento para fazer aquela compra tão esperada. A internet, como qualquer outro lugar, pode surpreender tanto positivamente, quanto negativamente. Por isso, é preciso redobrar a atenção para utilizar as facilidades do mundo digital da forma mais segura possível. 

Sobre a Linx
A Linx, empresa do grupo StoneCo, é líder e especialista em tecnologia para o varejo no mercado de software para gestão. Com ampla atuação em vários segmentos do varejo e um portfólio composto por mais de 180 soluções, a Linx ajuda desde pequenos empreendedores a grandes varejistas, oferecendo o maior ecossistema para o varejo da América Latina e emitindo mais de 2.7 bilhões de notas fiscais anualmente. Em 2023, foi reconhecida pelo Prêmio Valor Inovação Brasil como uma das cinco empresas mais inovadoras no setor de tecnologia da informação. Para saber mais, acesse: www.linx.com.br/imprensa

Informações à imprensa: linx@fsb.com.br

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

fale com a gente!

Vendas pelo Whatsapp

Suporte
ao cliente