Fale com o time de vendas
84% dos varejistas ainda não utilizam inteligência artificial nos negócios, aponta a Linx

84% dos varejistas ainda não utilizam inteligência artificial nos negócios, aponta a Linx

Uma pesquisa realizada pela Linx, empresa do grupo StoneCo. e especialista em tecnologia para o varejo, apontou que apenas 16% dos profissionais do setor utilizam inteligência artificial na gestão de seus negócios. Entre os que indicaram já utilizar a tecnologia, as principais motivações são a otimização da operação, facilidade nas vendas e no atendimento, além de uma melhor gestão da estratégia de negócio. Já entre os que ainda não utilizam, os motivos são ainda não ter pensado sobre o assunto e a falta de investimento em tecnologia. 

Segundo Tiago Mello, CMO e CPO da Linx, “o momento é propício para que empresas que já utilizam IA em seus negócios possam se destacar frente aos seus concorrentes, ainda mais com a proximidade da Black Friday 2023, uma das datas mais importantes para o varejo, junto ao Natal, e quando o fluxo de vendas tende a aumentar consideravelmente”. 

A pesquisa também destaca que as tarefas mais impactadas positivamente pelo uso de IA são o atendimento ao cliente (chatbot) e a geração de relatórios e mensagens automáticas. A facilidade de uso e tecnologia mais acessível são os principais pontos que fariam quem ainda não utiliza adotar a inteligência artificial nos negócios. 

Essa baixa adesão do setor às novas tecnologias deixa um alerta para os profissionais que podem explorar um mercado com infinitas possibilidades de crescimento. “Esse é um momento estratégico para o varejista brasileiro, que deve estar atento às tendências de mercado, e tem a chance de sair na frente na corrida tecnológica junto aos seus concorrentes”, complementa Tiago.

A pesquisa foi aplicada à base de clientes da Linx, com a participação de mais de 300 varejistas de pequeno, médio e grande porte dos setores de moda e acessórios, farmácias, automotivo e alimentício, incluindo bares e restaurantes. 

Sobre a Linx

A Linx, empresa do grupo StoneCo, é líder e especialista em tecnologia para o varejo no mercado de software para gestão. Com ampla atuação em vários segmentos do varejo e um portfólio composto por mais de 180 soluções, a Linx ajuda desde pequenos empreendedores a grandes varejistas, oferecendo o maior ecossistema para o varejo da América Latina e emitindo mais de 2.7 bilhões de notas fiscais anualmente. Em 2023, foi reconhecida pelo Prêmio Valor Inovação Brasil como uma das cinco empresas mais inovadoras no setor de tecnologia da informação. Para saber mais, acesse: www.linx.com.br/imprensa

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

fale com a gente!

Vendas pelo Whatsapp

Suporte
ao cliente