Escrito por Fernanda Kian em 19/04/2024 | Atualizado em 02/05/2024
De acordo com a base de clientes da Linx, empresa do grupo StoneCo e especialista em tecnologia para o varejo, 82% das compras online são realizadas por mulheres, enquanto 18% são feitas por homens. O estudo, que considerou os setores de moda, calçados e cosméticos, apontou, também, que a idade média dos consumidores dessa modalidade do varejo é de 40 anos.
Para Cláudio Alves, diretor de Enterprise na Linx, os dados ajudam a conhecer melhor o perfil do consumidor online para que o varejista atue de maneira mais estratégica. “Para que a gestão do negócio seja bem-sucedida, a marca precisa saber com quem ela está conversando. Hoje em dia, com o apoio da Inteligência Artificial, conseguimos analisar o perfil do consumidor de forma muito mais simples e aprofundada, o que nos permite realizar ações hiperpersonalizadas que geram mais valor para a marca e melhoram a experiência do cliente”.
Ainda de acordo com o levantamento realizado pela Linx, a região Sudeste é a que mais realiza compras online. Considerando os pedidos feitos em todo o país, 59% são de consumidores dessa região, seguido pelo Sul (16%), Nordeste (15%), Centro-oeste (7%) e Norte (3%). “Nosso levantamento mostra que as regiões mais populosas são as que mais consomem pela internet. A região Sudeste, por exemplo, vem se mantendo como a que mais consome pela Internet com um percentual expressivo há alguns anos.” explica o executivo.
Sobre a Linx
A Linx, empresa do grupo StoneCo, é especialista em tecnologia para o varejo no mercado de software para gestão. Com ampla atuação em vários segmentos do varejo e um portfólio composto por mais de 180 soluções, a Linx ajuda desde pequenos empreendedores a grandes varejistas, oferecendo o maior ecossistema para o varejo da América Latina e emitindo mais de 2.7 bilhões de notas fiscais anualmente. Em 2023, foi reconhecida pelo Prêmio Valor Inovação Brasil como uma das cinco empresas mais inovadoras no setor de tecnologia da informação. Para saber mais, acesse: www.linx.com.br/imprensa