EN

ENGLISH

Imagem Logo Linx

Imprensa

14/02/2017 [relação com investidores]

Linx registra receita e lucro líquido maiores no 4T16 mesmo com performance fraca da economia e do varejo

São Paulo, 13 de fevereiro de 2017 – A Linx, empresa líder em software de gestão para o varejo, encerrou o quarto trimestre de 2016 com receita operacional bruta de R$150,6 milhões, 8,4% maior que no mesmo período do ano anterior. Mesmo com a queda da economia e do varejo brasileiro, a receita operacional líquida foi de R$132,0 milhões no trimestre, representando um crescimento de 8,4% em comparação aos R$121,8 milhões do 4T15. Em 2016, a receita bruta da empresa atingiu R$569,2 milhões e a receita líquida foi de R$495,8 milhões.

A Receita Operacional Bruta é fruto da combinação da receita recorrente e de serviços. No 4T16, a receita recorrente atingiu R$126,4 milhões, com crescimento de 12,3% sobre o 4T15, e equivalente a 84% da receita bruta.

O EBITDA ajustado atingiu R$33,6 milhões no 4T16, um aumento de 7,2% em comparação ao 4T15. Em comparação ao 3T16, o EBITDA ajustado cresceu 9,2%. A margem EBITDA ajustada foi de 25,5%, 20 bps abaixo do 4T15 e 60 bps maior em relação ao 3T16. O lucro líquido ajustado atingiu R$21,1 milhões no período, 42,5% acima do mesmo período do ano anterior.

Comparado ao segundo trimestre deste ano e ao cenário econômico nacional, a empresa continua ampliando sua receita e lucro de forma consistente e resiliente. “Relembramos que apesar da recente recuperação nos indicadores de confiança de consumidores e empresas, a performance da economia real e do varejo ainda seguiu fraca no trimestre. Sendo assim, a maior parte do crescimento continua sustentada pelo cross-selling e o lançamento de novas soluções”, destaca Dennis Herszkowicz, vice-presidente Financeiro e de RI da Linx. “Nosso modelo de venda de software por assinatura mensal, com receitas recorrentes, garante previsibilidade e rentabilidade ao nosso resultado”.

O “cross-sell”, a venda de ofertas complementares aos softwares de POS e ERP para clientes da base da Linx, contribuiu para a maior parte do crescimento da Linx neste trimestre. “Outro destaque foi a taxa de renovação de clientes que atingiu 98,7% no trimestre, em linha com o 3T16. Temos tradicionalmente altas taxas de renovação de clientes, que refletem a base ampla, diversifica e fiel da Companhia. Em um cenário de crise, é mais um fato a se comemorar”, conclui Herszkowicz.

Resultados 2016

A receita operacional bruta da Linx chegou a R$569,2 milhões no ano passado, o que correspondeu a um aumento de 12,7% em relação a 2015. A receita operacional líquida do período foi de R$495,8 milhões, um aumento de 10,4% na comparação com igual período no ano anterior.

Já o EBITDA ajustado no ano foi de R$126,5 milhões, o que correspondeu a uma alta de 5,7% sobre 2015.

Entre os segmentos do varejo que continuam apresentando oportunidades crescentes de expansão do negócio, estão os de Food Service, Farmácias e Postos de Combustíveis. Já o tradicional segmento de Moda e o de Concessionárias vêm apresentando um crescimento mais conservador.


Peça uma proposta sem compromisso

  • Abrir Chat Comercial Chat offline
  • Envie uma mensagem

    Preencha o formulário e envie uma mensagem ou, para falar com a área comercial, ligue para

    Acessar formulário