Savol impulsiona desempenho de seus negócios com plataforma Linx DMS

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Grupo revendedor de seis marcas de automóveis, Savol é pioneira no uso do Linx DMS entre as concessionárias Toyota e melhora experiência de compra para clientes e colaboradores

O Grupo Savol, revendedor de seis das principais marcas de automóveis presentes no mercado brasileiro (Fiat, Kia, Peugeot, Toyota, Citroën e Volkswagen), foi uma embaixadora entre os parceiros Toyota para a adoção de uma plataforma de software mais eficiente, que gerasse ganhos de escala e melhorasse tanto a experiência de compra dos clientes quanto o uso pelos colaboradores.

Implementado ao longo de três meses e colocado em operação no mês de março, logo antes do início do período de isolamento social no Brasil, o sistema Linx DMS já era utilizado pela Savol em suas outras marcas. “Para nós, era importante alinhar o uso de uma única plataforma para termos ganhos de escala e eficiência operacional”, comenta Cesar Álvares e Moura, diretor da Savol.

A empresa foi a primeira a utilizar o software Linx DMS na marca . “Entendíamos que a possibilidade de incorporar boas práticas era muito mais vantajosa do que customizações que o sistema antigo tivesse e, como já usávamos o Linx DMS em nossas outras marcas, sabíamos dos ganhos que poderíamos obter”, afirma o executivo.

De acordo com Moura, havia uma nítida diferença de performance entre os sistemas de gestão. A disponibilidade online das informações contábeis e fiscais e a transparência que o Linx DMS traz para toda a operação aceleraram as atividades do administrativo/financeiro da Savol. Outra grande vantagem foi a facilidade de entendimento da plataforma. “O Linx DMS é muito intuitivo e isso não somente reduz o tempo de treinamento dos vendedores, como também deu a eles mais tranquilidade para se concentrar em realizar a venda e atender melhor os clientes”, analisa.

Áspas

 

Em alta velocidade

Uma vez obtida autorização da Toyota para realizar um projeto-piloto com o Linx DMS, no quarto trimestre de 2019, o projeto caminhou rapidamente. “Definimos os parâmetros com a Linx e, como já usávamos a plataforma nas outras marcas, pudemos colocar o pé no acelerador”, comenta Moura. O go live, em 01/03/2020, envolveu as quatro lojas Savol que revendem automóveis Toyota. “Tínhamos confiança total no sucesso dessa migração, tanto que viramos todas as concessionárias ao mesmo tempo”, diz.

Os benefícios das funcionalidades online da plataforma se tornaram evidentes poucas semanas após a implementação, com a decretação de isolamento social na cidade de São Paulo e, posteriormente, em todo o país. “O que perdemos foi o contato físico, pois nossa operação fechou completamente por 15 dias. Depois encontramos um caminho, incorporando ferramentas online no relacionamento com o cliente, e a equipe continuou trabalhando com alta produtividade. O impacto sobre a operação foi mínimo, e a facilidade de operação do Linx DMS certamente contribuiu muito para isso”, afirma Moura.

 

A base para novas iniciativas

Como o Linx DMS leva para o mobile toda a gestão das atividades das concessionárias, as lojas Toyota / Savol ganharam muita agilidade no atendimento ao cliente e na visualização do que acontecia em toda a rede. “O cliente valoriza cada vez mais seu tempo e, se houver ferramentas para ajudá-lo, ele vai se engajar ainda mais. O ecommerce, o WhatsApp e o email são ferramentas essenciais para a venda e a gestão do negócio precisa acompanhar. Com o Linx DMS, temos nosso back office preparado para esses desafios”, diz o executivo.

Durante o período de isolamento social, a Savol avançou em seus projetos digitais. No final de setembro de 2020, todas as 13 lojas do grupo (as quatro que operam sob a marca Toyota e as outras sete de outras bandeiras) passaram a adotar soluções de meios de pagamento Linx e no início de outubro o ecommerce entrou em operação.
“Agora temos as transações, de ponta a ponta, dentro de uma única plataforma, o que traz agilidade, eficiência e elimina erros operacionais”, explica. O alinhamento dos sistemas tecnológicos se reflete em um melhor atendimento ao cliente. “Nenhuma informação se perde, e o histórico dos clientes é registrado. Isso vai permitir que a gente seja mais proativo na oferta de produtos e serviços”, acredita Moura.

Imagem do corpo

 

O Linx DMS

O Linx DMS facilita a gestão das atividades da concessionária, tanto no mundo físico quanto no online. A plataforma atende tudo o que é necessário para que o negócio atinja performance máxima. Alguns dos principais módulos são:

Dashboard – acompanhamento em tempo real, de qualquer lugar, a partir do smartphone, dos principais indicadores do negócio, como vendas, realização de serviços e finanças.

Mobile – eficiência na gestão do negócio para garantir o melhor atendimento ao cliente. Do agendamento de visitas ao pós-venda, todo o controle, gestão e operação das negociações, serviços e atendimento pode ser feito a partir do smartphone.

Gestão de compras – a plataforma integra as compras de materiais e peças da concessionária e permite acompanhar o status das solicitações e entregas de pedidos, além de entregar sugestões dos fornecedores para as melhores compras.

Relacionamento – automatize o contato com o consumidor, criando réguas de relacionamento que aumentam a eficiência do atendimento e a performance da concessionária.

 

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