Santa Emília adota Linx DMS na pandemia e dá salto tecnológico

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Tradicional grupo do interior de São Paulo avança na transformação digital e acelera evolução de seus negócios

 

Com oito concessionárias de veículos de três marcas diferentes (Renault, Toyota e Volkswagen), o grupo Santa Emília percebeu que acelerar a digitalização de seus negócios traria mais ganhos, tanto na eficiência das operações de retaguarda quanto na experiência dos consumidores. Com sistemas diferentes para a gestão de cada marca, os desafios eram ainda maiores.

Já utilizando a solução Linx DMS nas distribuidoras Volkswagen (na montadora, o software é denominado Bravos), o grupo Santa Emília agiu rapidamente quando surgiu a possibilidade de adotar a solução também em suas lojas Toyota, em Ribeirão Preto e Franca (SP). “Tínhamos dificuldade com o sistema antigo, que, como não tinha acompanhado a evolução do mercado, estava fazendo com que tarefas simples ficassem complicadas, como a emissão de notas fiscais”, diz Rodrigo Guião, diretor da empresa.

A migração para o Linx DMS se tornou mais desafiadora com o período de isolamento social, já que praticamente toda a implementação aconteceu de modo virtual. “Áreas comuns para todo o grupo, como contabilidade e financeiro, já conheciam o sistema e, para elas, a plataforma acelerou muito os processos de trabalho. Equipes como pós-vendas e comercial fizeram todo o treinamento de forma online, em uma nova experiência que foi bastante positiva”, analisa o executivo.

Para Guião, adotar o mesmo DMS em suas várias operações gera grandes ganhos de produtividade, pois aumenta a integração de processos e a padronização das informações. Relatórios gerenciais, por exemplo, podem ser obtidos muito mais rapidamente. “Antes, precisávamos extrair informações de vários sistemas para consolidar em uma planilha e fazer análises financeiras, fiscais e de estoques. Era impossível ter rapidamente um dado que queríamos em uma reunião, por exemplo. Hoje, nossa visão é global e em tempo real”, comenta.

Outro grande ganho foi na Central de Agendamento de serviços, que foi integrada, se tornou mais ágil e passou a alimentar automaticamente todos os sistemas de negócios da empresa. Também houve benefícios em áreas diretamente relacionadas ao atendimento ao cliente. “Depois de um serviço ou compra, o cliente precisava ir até o caixa, e isso quebrava um pouco a experiência que ele tinha com a gente. Hoje, o pagamento é feito em qualquer lugar das lojas e até mesmo a partir de carteiras digitais.

 

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Preparação para o futuro

A adoção do Linx DMS nas unidades Toyota faz com que o grupo Santa Emília esteja mais preparado para atender consumidores cada vez mais digitalizados. A jornada de compras de automóveis, peças e serviços tem mudado muito nos últimos anos: o ecommerce de veículos e peças, os chatbots para aceleração do atendimento e a possibilidade de agendamento de serviços de forma online são partes importantes de uma forma de atendimento que ganhará novos contornos nos próximos anos. “Os próprios automóveis estão mais digitais, inclusive a comunicação sobre a necessidade de serviços preventivos. Todo o ecossistema está se modernizando para acompanhar essa digitalização dos negócios”, diz Guião.

Com a entrada em vigor do sistema de pagamentos instantâneos (PIX) no final de 2020 e o uso mais intenso de links de pagamento, as exigências serão cada vez maiores. “São transformações que vêm para ficar e precisamos sempre acompanhar a evolução”, acredita. Em Ribeirão Preto e Franca, foi justamente o uso intensivo de tecnologia que permitiu manter uma parte das vendas mesmo durante a pandemia. “A adoção de vendas e agendamentos online deu uma outra dinâmica ao negócio, com um ganho de produtividade que não imaginávamos ser possível”, comenta.

O próprio relacionamento dos vendedores com os clientes mudou nos últimos meses. “Um lado bom da crise é que aquela visão tradicional, de que o cliente do showroom é mais importante que o cliente digital, caiu por terra. Os vendedores estão mais digitais, promovem os produtos nas redes sociais, se comunicam com os clientes pelo WhatsApp, e ficou claro para todo mundo que a digitalização dos negócios é um caminho sem volta”, afirma Guião.

Esses recursos já estavam à disposição das equipes antes da pandemia, mas com o isolamento social as resistências foram rapidamente superadas. Experiências 100% virtuais, como um feirão de veículos digital, em que o cliente comprava online para receber em casa, também geraram novos aprendizados. “Já tínhamos processos de atendimento por aplicativo, mas agora podemos até mesmo fazer a avaliação online do carro, a partir das fotos que o cliente manda. Tudo isso acelera o atendimento e melhora a experiência do cliente”, diz o executivo.

Para Guião, a tecnologia rodando por trás de tudo isso, orquestrando essa experiência, é o que faz toda a diferença. “Com o Linx DMS, todas as informações estão à disposição e existe uma grande integração entre todas as áreas da empresa. Tudo isso resulta no melhor atendimento ao cliente”, afirma.

 

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O Linx DMS

O Linx DMS facilita a gestão das atividades da concessionária, tanto no mundo físico quanto no online. A plataforma atende tudo o que é necessário para que o negócio atinja performance máxima. Alguns dos principais módulos são:

Dashboard – acompanhamento em tempo real, de qualquer lugar, a partir do smartphone, dos principais indicadores do negócio, como vendas, realização de serviços e finanças.

Mobile eficiência na gestão do negócio para garantir o melhor atendimento ao cliente. Do agendamento de visitas ao pós-venda, todo o controle, gestão e operação das negociações, serviços e atendimento pode ser feito a partir do smartphone.

Gestão de compras – a plataforma integra as compras de materiais e peças da concessionária e permite acompanhar o status das solicitações e entregas de pedidos, além de entregar sugestões dos fornecedores para as melhores compras.

Relacionamento – automatize o contato com o consumidor, criando réguas de relacionamento que aumentam a eficiência do atendimento e a performance da concessionária.

 

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