Fale com o time de vendas

Katuxa revoluciona operação de varejo com ERP Linx

 IMG-Banner-1-1

Rede de calçados com 45 franquias em Minas Gerais transforma seu negócio com adoção de tecnologia e prepara avanços digitais e omnichannel

 

A Katuxa Calçados, uma das principais redes de franquias de Minas Gerais, se encontrava em uma encruzilhada. Com 45 pontos de venda em todo o território mineiro, a empresa havia crescido, mas sua infraestrutura tecnológica deixava bastante a desejar. Era hora de dar um salto de qualidade e adotar um novo sistema de gestão (ERP).

“O provedor da solução que usávamos até então tinha um baixo nível de serviço, com performance e qualidade baixas, o que comprometia a segurança e o tempo de acesso à informação para tomada de decisões”, afirma Cássio Alessandro Teixeira de Miranda , conselheiro estratégico independente e consultor consultivo de negócios e gestão para a VK Holding, controladora das marcas KTX, Katuxa, Katuxinha, New Tênis e Rede Chinelos.com.

O primeiro grande desafio foi envolver os usuários na definição pelo novo ERP, em vez de adotar um modelo de decisão top down. “Os usuários-chave participaram da elaboração de uma RFI e das provas de conceito. Dessa forma, todos puderam fazer análises comparativas objetivas dos módulos e das funcionalidades das diversas soluções de ERP pré-selecionadas”, explica Miranda.

Segundo o consultor, a escolha foi de consenso da equipe. “Decidimos adotar o ERP Linx, que teve a maior aderência de suas funcionalidades em relação ao que exigimos na RFI”, comenta. A decisão de envolver diversas áreas no processo de seleção acabou gerando benefícios em toda a implementação. “Com a ênfase que demos previamente no mapeamento e desenho/redesenho de processos, garantimos que não houvesse necessidades imprevistas ou questões não identificadas que pudessem prejudicar o desempenho da solução”, afirma.

O processo de implantação de todos os módulos do ERP levou aproximadamente 18 meses. O maior desafio, entretanto, não foi tecnológico. “A grande questão foi a mudança de cultura que um ERP exige. Por evitarmos uma abordagem top down, fizemos com que toda a empresa se envolvesse, o que ajudou muito na adoção do novo sistema”, comenta Miranda. Com uma migração bem planejada da base de dados, preservando sua integridade e o histórico das informações, a Katuxa minimizou o risco de descontinuidade das rotinas operacionais.

Os resultados não demoraram a aparecer. “Temos agora muito mais qualidade e segurança nas informações, melhoramos o tempo de processamento dos dados e pudemos estabelecer processos de venda otimizados e escaláveis para nossa operação digital”, afirma Miranda. “Com isso, já pudemos avançar para adotar um sistema de BI, que amplia nossa capacidade de análise de dados”, acrescenta.

A nova solução adotada fez com que a Katuxa, com um custo de TI equivalente ao que tinha com o ERP anterior, passasse a ter um sistema mais amplo e com elevado nível de serviço. “A relação custo-benefício é muito mais favorável”, diz o consultor. Com a implantação do ERP, novos projetos já estão em andamento. “Estamos testando o Linx Reshop, ampliamos o uso do Mobile nas lojas e estamos considerando soluções que acelerem nossa digitalização, viabilizem um modelo logístico e tributário mais racional e adequado ao desenvolvimento do conceito de multicanalidade e omnichannel”, conclui.

 

Sobre a Katuxa

A Katuxa Calçados é a maior rede de franquias do setor calçadista em Minas Gerais. Com 40 45 lojas em diversas regiões do Estado, a empresa oferece produtos de algumas das principais marcas de calçados do País, como Mizuno, Olympikus, Nike, Moleca, Vizzano, Democrata, Rafarillo e Via Marte. A empresa faz parte da VK Holding, também franqueadora das marcas KTX, Katuxinha, New Tênis e Rede Chinelos.com.

fale com a gente!