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Hope cresce na pandemia com solução omnichannel

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Varejista acelera transformação e adota solução inovadora para a digitalização de suas vendas

Os hábitos dos consumidores mudaram intensamente. Para ganhar relevância no mercado, as marcas precisam se tornar omnichannel, estando presentes no ambiente digital e também no físico, atuando com uma estratégia que integre os dois ambientes. Vendo sua transformação digital ser acelerada pelo período de pandemia, a Hope, uma das referências em moda íntima no Brasil, investiu em tecnologia para se adaptar às novas exigências do mercado.

Com a pandemia, a Hope viu a necessidade de contar com uma solução tecnológica que apoiasse os franqueados em suas vendas, mesmo com os pontos de venda fechados. Mais ainda: era preciso que os franqueados aderissem a essa solução e implantassem rapidamente, em questão de dias.

“Escolhemos usar o App Commerce, que entendemos como uma solução inovadora e muito eficaz para a digitalização de nossas vendas”, afirma Elton Deretti, diretor comercial da Hope. Com a Neomode, empresa pertencente à Linx, foi desenvolvido um aplicativo para realizar a integração das mais de 180 franquias Hope em todo o país, digitalizar o catálogo das lojas e aproximar o estoque dos consumidores.

“O app foi lançado em apenas 35 dias e passou a oferecer aos clientes muita praticidade. Tivemos um grande ganho na experiência do consumidor”, comenta Deretti. “Passamos a manter os clientes atualizados com notificações sobre descontos, promoções, novidades e muito mais”, diz o executivo.

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A interação com o cliente não funcionaria se a transformação da Hope não passasse por descentralizar os estoques, que até então ficavam concentrados em um Centro de Distribuição no Nordeste. As lojas foram repensadas para se tornar mini hubs logísticos. “Passamos a oferecer uma experiência conectada, dando aos clientes novas modalidades de compra, como retirada na loja e o delivery express”, conta Deretti. Nesse modelo, os pedidos online são atendidos pelo estoque da loja física mais próxima, reduzindo custos logísticos e acelerando a entrega para o cliente.

Outro ganho para a Hope, ainda mais importante durante a pandemia, foi a segurança. “Todas essas modalidades de compra omnichannel trazem praticidade e agilidade, mas também deixam o consumidor seguro de que ele será bem atendido e não precisa se deslocar até uma loja física se não quiser”, explica. Para o executivo, está claro que, a partir de agora, digital e físico caminham juntos. “Fomos rápidos e compreendemos que o franqueado precisava estar mais próximo do consumidor. O app reflete, em tempo real, a posição de estoque das lojas, e os clientes gostaram muito. Utilizando a solução em conjunto com a operação regular das lojas, pudemos gerar um incremento de faturamento superior a 20%”, completa Deretti.

Sobre a Hope

Há mais de 50 anos no mercado, a Hope é líder e referência no segmento de moda íntima no Brasil. Uma das primeiras marcas de lingerie do País, surgiu com uma proposta ao mesmo tempo simples e ambiciosa: transformar a vida das mulheres. Hoje com três marcas (Hope, Hope Resort e Bonjour Lingerie), o Grupo Hope está presente em todo o mercado brasileiro com lojas franqueadas.

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