Adoção do Linx DMS aconteceu em tempo recorde e transformou processos internos, preparando a empresa para lidar com a digitalização do comportamento dos clientes
Situada em Teresina (PI), a Canadá Veículos, uma das maiores revendedoras Chevrolet da Região Nordeste enfrentava o dilema de atender clientes cada vez mais digitalizados utilizando uma estrutura tecnológica que não contava com integrações, exigia muito trabalho manual e controles paralelos em planilhas. Com dificuldade em cumprir prazos de fechamento e atender às crescentes exigências fiscais, a empresa percebeu que precisaria tomar uma decisão radical.
“O sistema que utilizávamos não atendia mais nossas necessidades de informações, controles, segurança e agilidade”, afirma Luiz Carlos Rodrigues Alves, diretor da Canadá Veículos. “A tecnologia não acompanhou nosso crescimento, havia uma dificuldade imensa de integração e nossos sistemas de controle viraram uma colcha de retalhos, em que um não se comunicava direito com o outro. Perdíamos muita produtividade e eficiência na gestão”, admite.
Diante de uma situação que se mostrava caótica e não prometia melhorar, já que o fornecedor tinha deficiências na atualização dos sistemas, a diretoria decidiu procurar no mercado uma solução que atendesse suas expectativas. Foi montada uma equipe, com gestores de todas as áreas de negócios, para determinar quais deveriam ser os requisitos do sistema e avaliar as soluções existentes no mercado.
“Durante três meses, avaliamos a fundo quatro soluções de gestão, consideradas as melhores do mercado, e cada fornecedor fez várias apresentações para mostrar seus benefícios e responder nossas dúvidas”, lembra Alves. O processo foi bem conduzido, com critérios claros de quais eram os requisitos essenciais, importantes, desejáveis e acessórios. “Dessa forma, conseguimos ponderar as vantagens de cada solução e entender qual nos daria mais segurança no presente e capacidade de crescer no futuro”, explica o executivo.
No final desse processo, concluído no fim de 2019, a escolha unânime foi pelo Linx DMS, a solução de gestão automotiva da Linx. “Entendemos que o sistema nos ajudaria não só com o presente, mas também teria a flexibilidade de se adaptar a mudanças fiscais e de regras de negócios nos próximos anos”, diz.
Momento de unificação
O Grupo Canadá, formado por várias empresas que representam diversas marcas de automóveis e tem negócios em outras áreas, como seguros, precisou tomar logo de início uma decisão importante sobre o ritmo de troca do sistema. “Mesmo sabendo que seria uma transição mais complexa, optamos por implantar o Linx DMS em todas as empresas do grupo a partir de primeiro de janeiro”, afirma. Ano novo, vida nova.
Outra decisão importante para desenvolver uma nova visão do negócio foi unificar as bases de dados e padronizar processos entre as empresas do grupo. “Cada empresa possuía seu próprio plano de contas, por exemplo. Decidimos um plano de contas único, o que facilitou a integração dos negócios e aumentou nossa eficiência e o conhecimento do mercado”, analisa.
No processo de implementação, os times da Linx trabalharam lado a lado com o pessoal do Grupo Canadá: cada gestor responsável pela implantação do sistema em sua área tinha um especialista da Linx atuando em parceria. “Tivemos um nível de interação muito alto, que facilitou demais a transição e fez com que todos os problemas foram resolvidos muito rapidamente”, conta Alves.
A implantação foi tão rápida que o fechamento do mês de janeiro de 2020 já foi realizado no Linx DMS. “Reduzimos o prazo de fechamento mensal de 12 dias para um e passamos a ter, na mesma base de dados, a contabilidade oficial e a gerencial, por empresa, departamento e no consolidado do Grupo. Também passamos a ter acompanhamento em tempo real de tudo o que acontece nas empresas, o que se mostrou ainda mais importante durante a pandemia”, argumenta o executivo.
Com a chegada do isolamento social, em março, o comportamento dos clientes mudou. “Eles ficaram mais digitais e mais exigentes com o tempo de atendimento e a facilidade de acesso aos nossos produtos e serviços”, explica Alves. “Nossa parceria com a Linx é o início de uma transformação maior que muda para melhor nossa relação com os consumidores. Com as mudanças que fizemos, estamos preparados para lidar com essa transformação”, afirma.
O Linx DMS
Com quatro módulos, o Linx DMS facilita a gestão das atividades da concessionária, tanto no mundo físico quanto no online. A plataforma atende tudo o que é necessário para que o negócio atinja performance máxima:
Dashboard – acompanhamento em tempo real, de qualquer lugar, a partir do smartphone, dos principais indicadores do negócio, como vendas, realização de serviços e finanças.
Mobile – eficiência na gestão do negócio para garantir o melhor atendimento ao cliente. Do agendamento de visitas ao pós-venda, todo o controle, gestão e operação das negociações, serviços e atendimento pode ser feito a partir do smartphone.
Gestão de compras – a plataforma integra as compras de materiais e peças da concessionária e permite acompanhar o status das solicitações e entregas de pedidos, além de entregar sugestões dos fornecedores para as melhores compras.
Relacionamento – automatize o contato com o consumidor, criando réguas de relacionamento que aumentam a eficiência do atendimento e a performance da concessionária.