O setor de postos de combustível enfrenta desafios muito intrínsecos a sua operação. Quando perguntamos aos nossos clientes sobre as principais dificuldades que encontram no dia a dia, as respostas acabam sendo bastante similares entre todos: fraudes nas transações, falta de agilidade no atendimento e dificuldade na cobrança de diferentes produtos na hora do pagamento. Esses três pontos costumam aparecer com frequência nas conversas.
Confira o nosso material sobre: “Postos de combustíveis: Como Lidar com os Desafios da Gestão”.
De acordo com o Franqueado Linx, Giovani Capucho, um posto pode perder de 7 a 10% de vendas por dia quando está muito lotado. Outro dado interessante é que, a cada 10 segundos que um posto agiliza o atendimento, pode chegar a atender, em média, 3 clientes a mais. Dados como esses incentivam iniciativas voltadas para a melhoria do atendimento, para a integração de processos e para investimento em novas tecnologias.
Investir em soluções que melhoram a integração entre processos não apenas contribui para redução de erros, como também para otimização de recursos valiosos, como tempo e mão de obra, que podem ser direcionados para atividades estratégicas e de expansão. Em resumo, ao minimizar a intervenção manual, você estará criando uma base sólida para a eficiência operacional e a saúde financeira do seu posto de combustível.
Gestão integrada na operação do Posto Camila
O Posto Camila, localizado em Belém (PA), é comandado por 3 mulheres, Regina, a proprietária, e Edwiges e Cristina, suas gerentes. Atualmente, o posto trabalha com a solução Linx para postos de combustíveis, o AutoSystem e, no começo de 2023, começaram a sentir necessidade de investir em soluções de pagamento que pudessem ajudá-las a gerir de forma mais eficiente e segura a sua operação.
A Stone, empresa referência em meios de pagamento e atendimento ao cliente, foi a adquirente escolhida para atendê-las nessa missão. Com o apoio da Especialista Stone, Ciane Lima, realizaram o mapeamento de toda a operação do Posto Camila e entenderam que integrar os processos de pagamento ao software de gestão, por meio de soluções como o PDV Móvel e a Conta Stone, seria a estratégia ideal para trazer maior agilidade na pista, garantindo segurança na operação e uma melhor experiência de compra para o cliente final.
Segundo Edwiges, uma das gerentes, o posto perdia muito tempo lançando a venda do cartão no sistema e deixavam o cliente aguardando, enquanto o cupom fiscal era emitido. O frentista ainda se deslocava do local de abastecimento até o computador, que ficava nas instalações internas, para realizar esse processo.
Com a integração, puderam logo ver melhorias na operação: “notamos mais agilidade no atendimento do cliente”, diz Edwiges, uma vez que a baixa da venda passou a acontecer de forma automática pelo PDV Móvel – o PDV AutoSystem integrado direto na maquininha Stone –, garantindo maior satisfação dos consumidores e produtividade para a operação do Posto Camila.
Gestão integrada com PDV Móvel e Conta Stone
Desde 2020, a Linx e a Stone se uniram para desenvolver soluções que entregam uma plataforma completa para o empreendedor brasileiro, seja no mundo físico ou digital, com soluções de software e produtos financeiros.
Com o PDV móvel integrado ao AutoSystem, o estabelecimento tem o PDV na palma da mão, realizando cadastro dos clientes, consultas de estoque, vendas, pagamentos e até impressão do cupom fiscal. Tudo em um único lugar. Na hora do pagamento, o frentista deve apenas selecionar o produto consumido (seja combustível, troca de óleo, lavagem etc., sem a necessidade de digitar os valores na maquininha. Assim que o cliente realiza a transação, esse valor é conciliado no sistema de gestão, não precisando “dar baixa” manualmente.
Outro grande benefício do PDV Móvel é a diminuição de filas em períodos de maior movimento, com o pagamento centralizado e a realização da cobrança do cliente no próprio carro, gerando maior agilidade para a operação.
A Conta Stone é outra solução que entrega controle e previsibilidade financeira para o posto de combustível. A partir da integração entre a Conta e o software de gestão, o estabelecimento consegue garantir maior eficiência na administração dos serviços financeiros, podendo conferir todos os seus recebimentos, realizar transferências e Pix, utilizar o DDA para gerir os seus boletos e usar a função de equipe para cadastrar sócios e funcionários. Assim como o PDV Móvel, tudo acontece em um só lugar. Conheça outros benefícios da Conta Stone:
- A única Conta PJ do Brasil com atendimento humano em 5 segundos e Especialista presencial;
- Acompanhamento do fluxo de caixa pelo App Stone;
- Pagamento de contas a qualquer hora do dia, sem pegar filas, pelo App Stone;
- Cartão de débito gratuito para o negócio;
- Antecipação com pagamento todos os dias, inclusive domingos e feriados;
- E muito mais!
Extra: vantagens do Pix integrado no posto de combustível!
O Banco Central divulgou, em setembro de 2023, que o Pix bateu recorde de transações em um único dia. Foram 152,7 milhões de transações e R$ 76,103 bilhões movimentados. Esse modelo de pagamento vem ganhando bastante relevância na economia brasileira e diversos estabelecimentos vêm sendo cobrados pela sua aceitação – que não é só uma vantagem para os consumidores pela facilidade de realizar a transação, como também para os próprios donos e donas de negócio, uma vez que as taxas costumam ser menores do que as de cartão.
O Pix é uma outra solução Stone que pode ser integrada ao Linx AutoSystem. Com a integração, não é necessário digitar o valor da transação na maquininha e nem conferir se o dinheiro entrou em caixa, tudo ocorre de forma automática. Além disso, se o estabelecimento possuir Conta Stone, poderá contar com o extrato unificado – que inclui recebimentos por Pix.
Para conhecer mais sobre as soluções Linx e Stone e ver como podemos te ajudar nessa integração, entre em contato por aqui.