Com solução para gestão de promoção e fidelização de clientes, vendas no Natal cresceram 10%; leads qualificados saltaram mais de 50% em três meses
A pandemia impactou a venda das lojas físicas. De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio, realizada pelo IBGE, o setor de moda teve queda acumulada de 23% no ano de 2020, comparado a 2019. Além disso, a pesquisa ainda mostrou uma deflação de 1,1% no setor, o que não acontecia desde 1998. Mesmo com todos esses obstáculos, a DWZ, rede recifense de moda feminina, viu o faturamento de suas lojas físicas crescer 12% entre setembro de 2020 e março de 2021 comparado ao mesmo período 2019/2020. Somente no Natal de 2020, o aumento foi de 10% em relação à 2019, quando o comércio ainda não sofria com a pandemia.
“O crescimento que tivemos nas vendas foi fruto da melhora do nosso relacionamento com os clientes, oferecendo, além de descontos direcionados, um atendimento personalizado que não acaba após a finalização da compra. Nosso pós-venda foi crucial no processo de fidelização dos clientes”, relata Carlos Mello, Co-CEO da DWZ.
A solução adotada pela empresa para apoiar a estratégia foi o Linx Reshop, uma plataforma multicanal voltada à gestão completa de campanhas que funciona de maneira integrada às soluções do varejista.
A solução da Linx, líder em tecnologia para o varejo, capta dados em tempo real e permite que o varejista tome as melhores decisões para o negócio. “Em setembro de 2020, percebemos que a Linx Reshop poderia entregar uma gestão mais eficiente para a DWZ, potencializando a experiência dos clientes e eliminando gargalos básicos da loja”, explica Cláudio Alves, diretor do segmento de Moda na Linx.
Duas funcionalidades da solução foram essenciais para apoiar o crescimento das vendas: a Reshop Conecta, que permite o colaborador contatar os clientes de maneira rápida, e a Reshop Boomerang, voltada a estreitar o relacionamento com o cliente a partir de ações de descontos e promoções personalizadas.
“O Conecta caiu como uma luva para nós. Com ele, conseguimos estabelecer uma rotina para os vendedores, dedicando 20% do tempo para pós-venda, 20% para elogios e o restante para campanhas promocionais. A partir disso, conseguimos ver na agenda dos colaboradores o quanto cada um trabalhou, o que está dando certo ou não, sempre pensando em melhorar a experiência do meu consumidor final”, explica Mello.
A partir da funcionalidade boomerang, a rede ainda pôde criar um canal de fidelidade, com disparos semanais sobre as novidades da loja. “Para conquistar o cliente, não existe uma fórmula mágica, basta você ser relevante para ele. Nossos disparos não são spams, mas, sim, vouchers de desconto, itens que aquela determinada cliente gostou e entraram em promoção ou ações futuras que sejam do interesse dessa cliente. Oferecemos exatamente o que ela precisa”, diz o executivo da DWZ. Resultado da estratégia acertada, o índice de leads qualificados saltou 55%, de 9 mil para 14 mil, entre setembro de 2020 e março de 2021.
“Com essa estratégia, a gestão de promoção e fidelização do cliente, feita por meio da solução, trouxe ganho de produtividade para operação. Ela permitiu que a loja elaborasse campanhas promocionais diretamente do PDV, com a agilidade na criação de promoções direcionadas a produtos, consumidores, formas de pagamentos e aplicação de descontos”, complementa Alves.
Para o especialista da Linx, a DWZ está no caminho certo. “Sobreviver neste mercado competitivo, como é o varejo de moda, não é tarefa simples. Um dos fatores que torna essa jornada um pouco menos turbulenta é a tecnologia. Investir na integração de processos, na omnicalidade, que ganhou força na pandemia por integrar canais de vendas físicos e digitais, em soluções que permitem aproximar a relação com cliente, é uma boa estratégia para continuar ativo e ser relevante para o consumidor final”.
Com o crescimento no faturamento da DWZ, aumento de leads qualificados e a melhora no relacionamento com os clientes, Mello põe em prática seu projeto de expansão. “Abrimos uma loja popular no início de maio que já está performando super bem na região e, até o final deste ano, planejamos criar mais uma marca, todas integradas com o sistema Linx, que nos ajudou a crescer nesse momento tão difícil para o varejo”, finaliza.
Focada no varejo de moda feminina desde 2004, a DWZ possui 10 lojas distribuídas pelos principais shoppings da região metropolitana de Recife, além do e-commerce, e atua com moda jovem, direcionando 80% da marca para peças voltadas a um público de até 45 anos.