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Com App do Consumidor, Metronorte aumenta vendas e fideliza clientes

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Grupo de 5 concessionárias no Paraná e Santa Catarina aumenta conversão em 20% em automóveis novos e 23% em seminovos e se destaca entre as revendas GM mesmo durante a pandemia

 

Uma média de 150 leads diários, levando a um aumento de 20% na conversão para a venda de veículos novos e 23% em seminovos. Esses são alguns dos números obtidos pelo Grupo Metronorte, sediada em Londrina (PR) e com cinco concessionárias de automóveis no Paraná, com o uso do App do Consumidor, desenvolvido em parceria com a Linx, líder e especialista em tecnologia para o varejo. A plataforma funciona em smartphones Android e iOS e possibilita que os clientes façam a consulta de automóveis, agendem visitas e test drives e enviem para a concessionária os documentos necessários para a compra, tudo via celular. Já para o Metronorte, o sistema garante gestão em tempo real tanto do estoque de automóveis quanto dos serviços prestados.

“Sentimos, em 2018, a necessidade de termos uma plataforma que aproximasse os clientes de tudo o que oferecemos”, afirma Feres Nabhan, diretor comercial do Grupo Metronorte. “A parceria com a Linx consolidou o acerto dessa estratégia, com a segurança de uma plataforma que desse gestão total e permitisse que o cliente estivesse mais perto”, diz.

Um exemplo de transformação do negócio pelo uso do App do Consumidor está nas ações de marketing. “Uma publicidade na TV consegue mostrar um ou dois veículos, no máximo três. Quando divulgamos nosso app, o cliente consegue ver centenas de opções e conseguimos mensurar tudo o que acontece: o que ele buscou, o que o interessou”, explica.

Além disso, todo o relacionamento é feito pelo celular, incluindo o armazenamento das notas fiscais de serviços automotivos. “Isso traz uma conveniência enorme para o cliente. Quando ele vai vender o carro, por exemplo, tem a segurança de um histórico completo da manutenção do automóvel”, comenta Nabhan.

Do ponto de vista da gestão do negócio, o App do Consumidor também traz grandes vantagens. Todo o diálogo com o cliente acontece dentro da plataforma, oferecendo mais insights que podem ser trabalhados para desenvolver campanhas de marketing mais assertivas. O sistema também fornece os leads para os vendedores e acompanha os pedidos e serviços. “O agendamento de serviços acontece online, muito rapidamente, e temos benefícios indiretos como a redução dos custos e do tempo de espera no atendimento”, diz Nabhan.

 

O app que muda tudo

Áspas

O uso do App do Consumidor representou uma revolução para o Grupo Metronorte. “A digitalização do negócio fez com que passássemos a atender 25% mais clientes. Sem aumentar nossa estrutura, posso vender três vezes mais carros do que vendo hoje. O App representa uma avenida de crescimento para a gente”, afirma o executivo.

Em meio à pandemia, a parceria com a Linx no App do Consumidor representou um enorme diferencial e fez com que o Grupo Metronorte se destacasse entre as concessionárias GM do Brasil. “Mesmo com as lojas fechadas, temos vendido até 6 carros por dia. Isso acontece porque podemos estar na casa do cliente 24 horas por dia apresentando oportunidades de negócios para ele”, conta.

O sucesso do aplicativo junto aos clientes tem sido grande a ponto de fazer com que frotistas utilizem o sistema para gerenciar rapidamente os serviços e revisões de todos os seus carros. “Esse foi um efeito inesperado e muito positivo, que nos dá uma vantagem imensa no relacionamento e aumenta a possibilidade de novos serviços e compras”, diz.

O sistema também oferece uma grande facilidade no envio de mensagens. Em recalls, por exemplo, é possível enviar uma mensagem para todos os proprietários dos veículos (e somente para eles) e já realizar todo o agendamento dos serviços que precisarem ser realizados. “A partir do momento em que o cliente percebe isso, passa a ter uma relação de muito mais segurança com a gente. Tanto que temos casos de clientes que trocaram de automóvel e continuaram usando o app. Ele se tornou um fator de fidelização”, decreta Nabhan.

“Vimos que o carro novo abre uma porta para vendermos tanto 0km quanto seminovos. Ainda temos muito a explorar, porque usamos hoje só uma fração das funcionalidades. Imagine aonde podemos chegar”, declara.

 

Números importantes:

  • Mais de 49 mil clientes baixaram o App em 24 meses
  • Em média, 100 pessoas baixam o App por semana
  • Média de 150 leads diários
  • Taxa de conversão dos leads do App na venda de veículos novos: 20%
  • Taxa de conversão dos leads do App na venda de veículos seminovos: 23%
  • 20% dos agendamentos de serviços automotivos já são feitos via App nas 5 unidades do Grupo Metronorte

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O App do Consumidor

O App do Consumidor da Linx empodera o cliente no relacionamento com sua concessionária. Uma solução que entrega uma experiência de compra única para você ganhar mais agilidade nos processos de negócios e mais controle na gestão. Com o App do Consumidor, a concessionária passa a oferecer um atendimento excelente ao seu cliente, de ponta a ponta.

É uma solução que dá à concessionária a oportunidade de diversificar e integrar mais serviços a seu portfólio para encantar o consumidor, oferecendo comodidade, transparência e agilidade. Tudo por meio de uma solução digital e mobile.

As principais vantagens do sistema são:

Autonomia – com o App do Consumidor, seu cliente pode se relacionar com a concessionária de forma fluida.

Modernidade – o atendimento aos clientes se torna 100% digital.

Controle e integração – as informações do Linx DMS se conectam ao App do Consumidor e garantem agilidade, informação em tempo real e gestão completa do negócio.

Eficiência – dê mais mobilidade e aumente a produtividade de seus times de vendas e pós-vendas.

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