WiFi em supermercados: uma oportunidade de conquistar o consumidor

WiFi em supermercados: uma oportunidade de conquistar o consumidor

Oferecer WiFi  em supermercados para o cliente possibilitar um maior entendimento do  comportamento dentro da loja e cria mais possibilidades de interação – e aumento de vendas.

Os supermercados são o segmento do varejo que mais acelerou sua transformação digital durante a pandemia. Mesmo sendo um setor considerado essencial, o setor viu a demanda pelo e-commerce disparar em 2020 e 2021. E mesmo com os consumidores voltando às lojas físicas, hábitos adquiridos tendem a não desaparecer.

Por isso, os consumidores começam cada vez mais jornadas de compra pelo digital. De acordo com o estudo 2023 Omnichannel Experience Index, atualmente 93% das jornadas de compra nos Estados Unidos começam online – em 2020, esse índice era de 81%. Considerando que o brasileiro é um dos maiores usuários de redes sociais do mundo, a grande verdade é que, hoje, estar fora do digital é perder a chance de falar com os clientes e influenciar suas decisões de compra.

Mas o que nem sempre fica claro é que o varejo pode aproveitar o comportamento digital dos clientes de diversas maneiras. E uma que apresenta grandes oportunidades são as redes WiFi nas lojas físicas. Especialmente nos supermercados, oferecer WiFi traz grandes benefícios para o varejista.

WiFi em supermercados

Vantagens muito além do digital

Para os supermercados, disponibilizar uma conexão WiFi para os clientes pode apresentar muitas vantagens mesmo para clientes que já estão no PDV:

1. Coleta de dados

Quanto mais tempo o consumidor passa dentro da loja acessando a rede WiFi, mais informações podem ser coletadas. Sempre respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), é possível, por exemplo:

  • Identificar as áreas da loja mais visitadas pelos clientes;
  • Determinar as áreas em que os clientes passam mais tempo – e identificar possíveis gargalos no atendimento;
  • Cruzar essas informações com tíquetes de venda para saber se a visitação a determinados setores da loja se transforma em faturamento – ou se é necessário repensar o layout ou os produtos oferecidos;
  • Estimular o download do aplicativo do supermercado, reforçando o relacionamento com o cliente e avançando para apresentar promoções e ofertas personalizadas.

2.  Melhora da experiência do cliente

Uma visita a um supermercado costuma dar ao varejista a oportunidade de se relacionar com o consumidor por um bom período de tempo. A famosa “compra do mês” facilmente dura algumas horas, mas mesmo compras mais rápidas demoram alguns minutos. Essa experiência pode se tornar muito mais interessante do que o tradicional processo de retirar produtos da prateleira e colocar no carrinho:

  • O WiFi facilita que o cliente acesse informações sobre a origem dos produtos e dados nutricionais, contribuindo para o posicionamento mais sustentável da rede varejista;
  • Passa a ser possível oferecer ideias de produtos relacionados, estimulando o cross selling;
  • O supermercado pode oferecer conteúdo informativo para seus clientes, criando razões adicionais para interação com o público;
  • Mesmo o acesso simples à internet, para que os clientes vejam vídeos ou joguem games enquanto passam tempo, já traz ganhos para a experiência do cliente – diminuindo, por exemplo, a insatisfação nas filas dos caixas;
  • A tecnologia também permite que o supermercadista crie “gamificação” para seus clientes fidelidade. Coisas do tipo: “abra o app da loja, passe no corredor de orgânicos para conhecer nossa nova linha de café da manhã e ganhe 200 pontos no nosso programa”.

3. Oportunidades de mídia

O retail media é uma das grandes tendências do varejo global. Esse foi o canal digital de publicidade que mais cresceu no segundo semestre de 2022 (+45% sobre 2021) e deverá movimentar US$ 55 bilhões nos Estados Unidos no ano que vem. Existem bons motivos para esse crescimento:

  • A mídia digital do varejista é mais barata do que canais de terceiros, como redes sociais e mecanismos de busca;
  • Retail media vem se tornando uma fonte importante de receitas para muitas das principais redes mundiais de supermercados, como Walmart e Kroger;
  • Esse é um canal que consegue impactar o consumidor no ponto de venda físico e no digital, oferecendo uma experiência omnichannel;
  • É um canal altamente personalizado, que consegue entregar publicidade relevante para o cliente no momento de decisão de compra.

Com uma rede WiFi que oferece acesso gratuito à internet para os clientes, o varejista abre uma possibilidade adicional de impactar o consumidor com publicidade dentro da loja, de forma contextualizada e com mais assertividade.

4. Manutenção da base de clientes

Uma imensa dificuldade em qualquer negócio é manter a base de clientes atualizada. Um simples cadastro de nome e e-mail pode ficar defasado em pouco tempo. Com o uso de uma rede WiFi  em supermercados e a necessidade de preencher informações básicas (como nome e e-mail) para acesso, mantém sua base de dados atualizada com mais facilidade, o que aumenta a eficiência das ações de CRM e marketing. 

Um alerta para a segurança

As vantagens estão claras, mas oferecer acesso WiFi em supermercados para os clientes exige uma preocupação com a segurança das informações. A conexão precisa ser estável, com alta performance e proteção contra ataques cibernéticos. Na Linx, gerenciamos mais de 5.000 firewalls / NGFW / UTM, protegendo diariamente o varejo contra ameaças, em 2022 foram mais de 170 milhões de ataques bloqueados. Deixar os dados mais seguros é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

Por onde começar?

Oferecer uma conexão WiFi em supermercados de alta performance é uma forma muito eficiente de aumentar a capacidade em mensurar o que acontece na loja física. O uso de analytics é essencial para que o varejo consiga vender cada vez mais e melhor e, por isso, ganhará cada vez mais espaço nos PDVs do Brasil.

Para dar a seus consumidores o benefício de uma conexão WiFi rápida e segura, que apresenta recursos de gestão como mapas de calor e analytics, conte com a experiência e a capacidade de segurança da Linx Bridge, que atende às principais empresas brasileiras com soluções que impulsionam o crescimento dos negócios. Quer saber mais? Então fale com a gente.

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

fale com a gente!