Conectividade
Fulfillment em marketplaces: veja como funciona e as suas vantagens
A velocidade da entrega das compras online é um diferencial para o consumidor. Diante disso, contar com o método fulfillment
Oferecer WiFi em supermercados para o cliente possibilitar um maior entendimento do comportamento dentro da loja e cria mais possibilidades de interação – e aumento de vendas.
Os supermercados são o segmento do varejo que mais acelerou sua transformação digital durante a pandemia. Mesmo sendo um setor considerado essencial, o setor viu a demanda pelo e-commerce disparar em 2020 e 2021. E mesmo com os consumidores voltando às lojas físicas, hábitos adquiridos tendem a não desaparecer.
Por isso, os consumidores começam cada vez mais jornadas de compra pelo digital. De acordo com o estudo 2023 Omnichannel Experience Index, atualmente 93% das jornadas de compra nos Estados Unidos começam online – em 2020, esse índice era de 81%. Considerando que o brasileiro é um dos maiores usuários de redes sociais do mundo, a grande verdade é que, hoje, estar fora do digital é perder a chance de falar com os clientes e influenciar suas decisões de compra.
Mas o que nem sempre fica claro é que o varejo pode aproveitar o comportamento digital dos clientes de diversas maneiras. E uma que apresenta grandes oportunidades são as redes WiFi nas lojas físicas. Especialmente nos supermercados, oferecer WiFi traz grandes benefícios para o varejista.
Para os supermercados, disponibilizar uma conexão WiFi para os clientes pode apresentar muitas vantagens mesmo para clientes que já estão no PDV:
Quanto mais tempo o consumidor passa dentro da loja acessando a rede WiFi, mais informações podem ser coletadas. Sempre respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), é possível, por exemplo:
Uma visita a um supermercado costuma dar ao varejista a oportunidade de se relacionar com o consumidor por um bom período de tempo. A famosa “compra do mês” facilmente dura algumas horas, mas mesmo compras mais rápidas demoram alguns minutos. Essa experiência pode se tornar muito mais interessante do que o tradicional processo de retirar produtos da prateleira e colocar no carrinho:
O retail media é uma das grandes tendências do varejo global. Esse foi o canal digital de publicidade que mais cresceu no segundo semestre de 2022 (+45% sobre 2021) e deverá movimentar US$ 55 bilhões nos Estados Unidos no ano que vem. Existem bons motivos para esse crescimento:
Com uma rede WiFi que oferece acesso gratuito à internet para os clientes, o varejista abre uma possibilidade adicional de impactar o consumidor com publicidade dentro da loja, de forma contextualizada e com mais assertividade.
Uma imensa dificuldade em qualquer negócio é manter a base de clientes atualizada. Um simples cadastro de nome e e-mail pode ficar defasado em pouco tempo. Com o uso de uma rede WiFi em supermercados e a necessidade de preencher informações básicas (como nome e e-mail) para acesso, mantém sua base de dados atualizada com mais facilidade, o que aumenta a eficiência das ações de CRM e marketing.
As vantagens estão claras, mas oferecer acesso WiFi em supermercados para os clientes exige uma preocupação com a segurança das informações. A conexão precisa ser estável, com alta performance e proteção contra ataques cibernéticos. Na Linx, gerenciamos mais de 5.000 firewalls / NGFW / UTM, protegendo diariamente o varejo contra ameaças, em 2022 foram mais de 170 milhões de ataques bloqueados. Deixar os dados mais seguros é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.
Oferecer uma conexão WiFi em supermercados de alta performance é uma forma muito eficiente de aumentar a capacidade em mensurar o que acontece na loja física. O uso de analytics é essencial para que o varejo consiga vender cada vez mais e melhor e, por isso, ganhará cada vez mais espaço nos PDVs do Brasil.
Para dar a seus consumidores o benefício de uma conexão WiFi rápida e segura, que apresenta recursos de gestão como mapas de calor e analytics, conte com a experiência e a capacidade de segurança da Linx Bridge, que atende às principais empresas brasileiras com soluções que impulsionam o crescimento dos negócios. Quer saber mais? Então fale com a gente.