WiFi e Omnichannel: uma combinação vencedora para o seu negócio

WiFi e Omnichannel: uma combinação vencedora para o seu negócio

Oferecer uma conexão WiFi e Omnichannel para os clientes é uma grande oportunidade para digitalizar a loja física, vender mais e personalizar o relacionamento.

Proporcionar uma experiência de compra conveniente e integrada vem se tornando essencial para que varejistas de qualquer segmento se diferenciem. Não basta oferecer bons produtos, por um preço justo, em um ambiente confortável: com a digitalização do relacionamento com o cliente, é preciso garantir uma boa experiência também no digital – ainda que o cliente esteja dentro da loja física.

Existem razões econômicas muito sérias para transformar a loja física em um espaço conectado. De acordo com a consultoria McKinsey, redes de supermercados que são pioneiras no uso de tecnologia aumentam seus lucros de 2% a 5% mais que as empresas que deixam para depois – e nada indica que essa mesma lógica não valha para qualquer segmento do varejo.

Além disso, 93% dos CEOs do varejo enxergam a personalização do marketing como uma prioridade para o negócio, uma vez que a personalização de mensagens, recomendações e conteúdo pode ter um impacto de até 2% nos lucros.

O desafio de integrar os dados

Os números mostram que é importante acompanhar o comportamento do cliente e obter insights em todas as fontes possíveis. Nessa lógica, a loja física tinha uma espécie de “ponto cego”. Os lojistas conseguiam identificar consumidores e analisar o que foi comprado – com riqueza de detalhes. Mas e o que não foi comprado? E outras oportunidades de vender mais para o mesmo cliente?

Vamos considerar, por exemplo, um consumidor que foi a uma loja em busca de um determinado produto. Chocolates de uma certa marca, ou uma blusa branca com o escudo da Argentina (ele quer provocar os amigos brasileiros na festa de Ano Novo…). Se o cliente encontrar o produto que deseja, ele compra e essa aquisição é registrada no sistema PDV da loja – e essa é uma informação adicional para compor o CRM e a personalização das ações de marketing da empresa.

Mas e se o cliente, em vez disso, não encontrar o produto desejado? Ele pode simplesmente sair da loja – ou, o que é mais normal, pegar seu smartphone e buscar, ali mesmo, quem possui o produto desejado. Não é raro que ele acabe comprando em outro varejista, mesmo estando na sua loja.

Outro caso comum é o cliente olhar o preço de um produto na prateleira e fazer uma busca no celular para comparar com o que outras lojas estão oferecendo. Afinal de contas, o cliente é omnichannel – o varejo é que precisa correr atrás. Em todos esses casos, oferecer acesso à internet via WiFi para o cliente é essencial para entender esses comportamentos.

WiFi e Omnichannel

Por que ter WiFi na sua loja?

Oferecer WiFi na sua loja permite que os clientes acessem a internet enquanto passeiam pelo PDV, o que pode trazer vários benefícios para a experiência de compra omnichannel:

Data analytics

O WiFi permite que o varejo identifique quantas pessoas entram na loja (a partir do número de conexões à internet), o percurso que elas fazem dentro do PDV, quanto tempo permanecem lá, o que acessam enquanto estão na loja, que aplicativos baixam, qual a interação com o site ou app do varejista, se acessam os concorrentes, e diversas outras informações extremamente importantes para o varejo.

Com o uso do WiFi, o varejista pode fazer adaptações no processo de venda, melhorar o layout da loja, identificar oportunidades promocionais personalizadas para os clientes, reconhecer os consumidores mais fiéis e oferecer conteúdo adicional sobre os produtos. O resultado de tudo isso é uma melhor experiência de compra – que dura mais tempo e aumenta o ticket médio.

Interação com os clientes

Ao permitir que o varejista acompanhe o fluxo de clientes e a eficiência das promoções, o WiFi abre possibilidades de interação omnichannel. Um exemplo é a oferta de cupons digitais de desconto para os clientes que estão na loja física. Quando esse tipo de recurso é conectado ao aplicativo da loja ou ao programa de fidelidade, permite dar mais sofisticação às ações promocionais, com ações personalizadas.

Dependendo do perfil da loja, o WiFi pode contribuir para um melhor atendimento pessoal. A identificação de que um cliente fiel está na loja pode gerar um alerta para que o vendedor faça um atendimento mais próximo. Ele pode receber em seu aplicativo de vendas o histórico do cliente e sugestões de abordagem, o que contribui para uma experiência de compra mais prazerosa na loja física.

Prateleira infinita

Mesmo em segmentos do varejo mais voltados ao autosserviço, o WiFi pode trazer vantagens diretas para o negócio. Um exemplo é a prateleira infinita: o estoque online pode ser facilmente acessado pelo cliente ou pelo vendedor da loja, abrindo a oportunidade de fechar a venda de um produto que não está no estoque do PDV.

Experiência ampliada

Quanto maior a área da loja, mais valor o WiFi tem na experiência do cliente. Um bom exemplo é a localização de produtos em grandes formatos de varejo, como home centers. O WiFi estimula o cliente a acessar o app ou site da loja e localizar fisicamente o produto que deseja. Ou permite que o consumidor encontre mais informações sobre a instalação do produto, tire dúvidas online e confira avaliações de outros clientes.

Todos esses exemplos são ferramentas comuns no e-commerce: todos acessamos reviews ou vamos ao YouTube entender melhor se aquele produto é realmente o que precisamos. O que o WiFi permite é que esse mesmo tipo de experiência ocorra no ambiente físico – com isso, o WiFi é essencial para fazer com que o varejo figital aconteça.

Já está claro que uma conexão WiFi é fundamental para oferecer uma melhor experiência de compra para os clientes, aumentar o tempo de permanência na loja, tirar dúvidas, realizar promoções personalizadas e entender a fundo o comportamento dos consumidores no ponto de venda. A Linx Bridge tem as soluções ideais para tornar mais dinâmica a operação da sua loja – cuidamos da infraestrutura, com conexões de rede velozes, estáveis e seguras, para que você possa atender seu cliente cada vez melhor.

Quer saber como a Linx Bridge pode impulsionar suas vendas por meio do WiFi? Fale com a gente.

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