WhatsApp na Black Friday: veja como usar nas vendas de forma estratégica

WhatsApp na Black Friday: veja como usar nas vendas de forma estratégica

O uso do WhatsApp na Black Friday pode ser um diferencial nas vendas do seu e-commerce. Veja como utilizar no seu negócio! 

A Black Friday é um dos momentos mais esperados pelo varejista e todo ano gera uma grande movimentação em diversos canais de vendas. Segundo uma pesquisa realizada pela Google, neste ano, cerca de 67% dos brasileiros pretendem fazer compras na Black Friday e sete em cada 10 pessoas pretendem gastar mais ou igual valor do ano passado.  

Diante desse cenário, já tem algumas empresas se preparando para oferecer as melhores experiências de compras e ofertas. Uma das ferramentas que tem sido aliada dos lojistas nas vendas e no atendimento ao cliente, é o WhatsApp.  

De acordo com a pesquisa realizada pela Infobip, Opinion Box e Mobile Time, o aplicativo de mensagem tem conquistado mais espaço entre os brasileiros. Cerca de 99% das pessoas que responderam o questionário, têm o aplicativo instalado no celular. Além disso, o estudo mostrou que 80% dos entrevistados usam o WhatsApp para se comunicar com as marcas. Eles usam para buscar informações, suporte técnico e compra de produtos e serviços.  

Através desses dados é possível perceber que o consumidor não quer ligar mais ou ir na loja física, ele quer receber as informações que precisa para realizar uma compra ou tirar uma dúvida, ali na palma da mão. Por ser um um aplicativo que está no dia a dia dos brasileiros, ele acaba sendo um canal importante para as empresas.  

whatsapp na black friday

Sendo usado de forma inteligente, o WhatsApp na Black Friday pode oferecer uma jornada de compra fácil e prática. Com essa simplificação, o comércio conversacional vem ganhando espaço. Para o diretor da Linx Commerce, Daniel Mendez, quando se envia uma mensagem pelo WhatsApp é um jeito de ativar uma venda, pois a mensagem mostra que o varejista se lembrou do consumidor. Para ser mais eficaz, o conteúdo enviado pode vir acompanhado de um desconto. No mercado, já existem soluções que otimizam o relacionamento por meio de inteligência artificial. Outra sugestão, seria fazer essa campanha com a estratégia de unified commerce, onde o cliente poderia usar o desconto tanto na loja online quanto na loja física”, comentou. 

Para você entender melhor como usar o WhatsApp na Black Friday, confira algumas dicas de implementação.  

6 estratégias de vendas do WhatsApp na Black Friday

1. Catálogo de produtos de fácil acesso

Para que a compra seja feita de forma rápida e com atendimento personalizado, é necessário ter um catálogo de produtos que seja de fácil acesso. Nesse material, é importante mostrar os descontos específicos que serão dados na Black Friday, os combos e outros destaques de produtos que sua loja deseja vender nesse período.

2. Mensagem personalizadas

Dentro da plataforma WhatsApp Business existe um recurso que permite o envio de mensagens personalizadas e automatizadas. Dessa forma, o varejista consegue enviar cupons de descontos para os clientes fazerem as compras durante a Black Friday. Além disso, esse canal também pode ser usado para enviar lembretes de promoções especiais. 

3. Botão de compra

Quando for enviar uma mensagem com alguma oferta é importante colocar o botão que chame o cliente para ação, como “compre agora”, para que o cliente compre os produtos que deseja. Isso otimiza o tempo do cliente e aumenta as chances dele fechar a venda no WhatsApp na Black Friday. 

4. Suporte técnico

Durante os dias que antecedem até o dia oficial da Black Friday é importante que a ferramenta esteja disponível por mais horas para atender as demandas dos consumidores. No WhatsApp Business é possível implementar um chatbot para responder automaticamente às perguntas que surgirem durante todo o dia, mesmo que sua loja esteja offline. 

5. Click to WhatsApp

Outra prática que pode ser utilizada é utilizar um anúncio tanto nas redes sociais quanto no Google para direcionar o cliente para o canal de WhatsApp na Black Friday. Com essa funcionalidade, os usuários conseguirão conversar com as marcas sem precisar adicionar o número na agenda do smartphone. 

WhatsApp na Black Friday: conheça a solução Linx Chat Commerce 

Na Linx, existe uma solução conversacional direcionada para o seu e-commerce. Imagina ter um vendedor 24 horas por dia durante todo o mês? Com Linx Chat Commerce, você consegue. A plataforma foi criada para melhorar a experiência do cliente e aumentar as vendas da loja virtual.  

Com o uso da inteligência artificial da Linx, o lojista consegue conectar seu e-commerce em canais de conversação, como por exemplo, o WhatsApp. Além disso, o time da Chat Linx Commerce fornece toda assistência necessária para que o cliente do seu comércio eletrônico consiga comprar diretamente pelo chat.  

Quer saber como usar nossa ferramenta na Black Friday?  Entre em contato com nosso time e veja como humanizar o atendimento via chat e aumentar as vendas do seu varejo digital. 

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