E-commerce
5 dicas para incentivar avaliação de clientes no e-commerce
A avaliação de clientes dentro do e-commerce é um diferencial que vai trazer mais credibilidade para a marca. Quando se
O uso de vitrines inteligentes melhora a experiência de compra dos clientes, aumenta o ticket médio e fideliza o consumidor. Saiba mais sobre esse recurso essencial para seu negócio
O uso de vitrines inteligentes é fundamental para obter bons resultados no e-commerce. Atualmente, é simplesmente impossível ser relevante para o consumidor sem personalizar a exibição de produtos no site de acordo com o perfil dos clientes. Segundo a McKinsey, mais de 90% das empresas têm tido resultados positivos com ações de personalização online. Em alguns casos, o aumento da receita foi de 15% e a eficiência dos investimentos em marketing subiu 30%.
Diversos números da Linx Digital mostram o grande impacto que as vitrines inteligentes têm sobre as vendas do e-commerce:
Já segundo um estudo da Twilio realizado nos Estados Unidos, 62% dos consumidores esperam personalização em suas interações online e 49% se tornam compradores frequentes quando existe essa customização. O levantamento também mostra que 63% estão confortáveis com a personalização, desde que os dados tenham sido obtidos diretamente do cliente e não a partir de outras fontes.
O recado dos consumidores é claro: personalizar a apresentação do e-commerce para cada cliente é essencial, mas isso só acontece com a construção de um relacionamento com o consumidor. Por isso, essa não deve ser uma estratégia momentânea – ela deve fazer parte do DNA da marca, que precisa priorizar aquilo que é importante para seus clientes.
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Ao adotar vitrines inteligentes, o e-commerce passa a ter diversas vantagens na competição pelos clientes:
Por tudo isso, o e-commerce não deve-se perguntar como implementar os diversos tipos de vitrines inteligentes que estão à sua disposição – a pergunta correta é “como aproveitar melhor esse potencial de vendas?”
Diante de todo esse contexto, as vitrines inteligentes são importantes justamente porque vão sendo aprimoradas de acordo com o relacionamento que é construído com o consumidor. Se em uma primeira visita é apresentado o site “básico”, com os produtos que a loja acredita que possam interessar, cada clique e busca na plataforma vai trazendo mais insights sobre o que o consumidor deseja.
Conforme o cliente volta a visitar o site, esse ciclo vai se tornando mais rico, pois a plataforma já entende preferências e vai refinando a exposição de produtos de acordo com o comportamento do cliente e com as interações de outros consumidores com hábitos semelhantes.
Em uma vitrine inteligente, esse ciclo de interação, identificação da intenção e personalização vai sendo construído a partir de vários pontos de contato dentro do site:
O que o cliente digita na busca do site (um ponto de entrada muito relevante em todo e-commerce) alimenta o algoritmo da busca, que vai entendendo cada vez melhor o que o cliente realmente procura. Em um exemplo básico, o sistema pode entender que quando o cliente busca “água”, a maior probabilidade é que ele esteja querendo “garrafas de água mineral sem gás 500ml”.
Esse entendimento acelera muito a chegada do cliente ao produto desejado, pois gera resultados de busca mais relevantes e melhora a experiência de compra. Além disso, os algoritmos podem ser trabalhados para experimentar a promoção de produtos específicos de acordo com a estratégia de negócio do varejo.
As páginas do site podem ser categorizadas de acordo com os hábitos dos clientes. Se alguém não procura, digamos, vestuário infantil, esse item não precisa ser a categoria mais relevante do site. Funciona para o menu de categorias e também para a exposição de produtos.
Isso faz com que, ao longo do tempo, o cliente acesse uma página que parece 100% feita para ele – porque de fato é totalmente customizada. Especialmente para e-commerces com uma grande variedade de categorias e produtos, esse é um recurso que acelera muito o tempo de compra e oferece uma melhor experiência para o cliente.
Já na filtragem dos produtos, recursos de Inteligência Artificial permitem que o e-commerce priorize a exibição de itens segundo a estratégia do negócio e a relevância para o consumidor. Dessa forma, o e-commerce deixa de ser um catálogo de produtos para se transformar em um curador de soluções para os clientes.
Sem a coleta e análise de dados, nenhuma vitrine se tornará inteligente. As soluções que trabalham com vitrines personalizadas devem utilizar todas as informações de navegação dentro do site (páginas abertas, tempo de permanência, produtos apresentados) e até mesmo informações de contexto (acessou de um desktop ou de um celular? Em casa? No escritório? Em trânsito?).
A adoção de vitrines inteligentes transforma a experiência de compra do cliente no e-commerce. O uso de Inteligência Artificial para realizar recomendações personalizadas impacta positivamente a conversão, o ticket médio e a fidelização do público. Por isso, não importa qual seja o seu segmento de varejo, o uso de vitrines inteligentes aumenta a performance da operação online.
As soluções de busca e personalização da Linx Digital apresentam mais de 15 estratégias de vitrines de recomendação, que podem ser utilizadas isoladamente ou em conjunto para impulsionar suas vendas. Além disso, essa ferramenta é semelhante a um vendedor que vai guiando a experiência de compra do cliente para converter mais. Dessa forma, o e-commerce pode promover os produtos de seu interesse, ao mesmo tempo em que gera indicações de produtos por Inteligência Artificial de acordo com os interesses do consumidor e garante uma experiência de compra muito mais assertiva, eficaz e produtiva.
No final, o resultado é um só: o aumento das suas vendas.
Quer saber mais sobre as soluções de vitrines inteligentes da Linx Digital? Então fale com a gente!