E-commerce
5 dicas para incentivar avaliação de clientes no e-commerce
A avaliação de clientes dentro do e-commerce é um diferencial que vai trazer mais credibilidade para a marca. Quando se
Usar uma vitrine personalizada pode fazer seu e-commerce ter um salto de vendas e aumentar a fidelidade dos clientes. Saiba como utilizar esse recurso da melhor maneira no seu negócio
No e-commerce, uma forma eficaz de gerar conversões é utilizar a vitrine. Afinal de contas, trata-se de um recurso essencial para destacar produtos conforme a a estratégia do varejista, acordos comerciais com a indústria, datas comemorativas e comportamento dos consumidores.
Com o desenvolvimento da tecnologia e o aumento da flexibilidade dos e-commerces, criar e modificar vitrines se tornou cada vez mais simples. A automação das vitrines, por sua vez, permite avançar para a personalização, o que tem um impacto significativo nas vendas das lojas virtuais.
Segundo dados da Linx Digital, no setor de moda a personalização de vitrines aumenta a conversão em 260% e provoca um crescimento de 318% no volume de vendas por sessão, ou seja, vitrines personalizadas fazem o cliente comprar muito mais.
E por que isso acontece? Porque uma vitrine personalizada se adapta ao que o cliente deseja e oferece 100% de produtividade no e-commerce. Imagine uma vitrine elaborada manualmente, com produtos que o lojista supõe que possuem maior apelo. É praticamente certo que poucos clientes irão se interessar por todos os itens selecionados.
Uma vitrine personalizada toma como base uma série de parâmetros, como o comportamento de compra do cliente, perfis semelhantes de consumidores e questões pontuais como promoções e ações em parceria com a indústria, para apresentar produtos que tenham uma maior possibilidade de conversão. E o resultado, como vimos, acontece.
Além disso, vitrines personalizadas deixam de mostrar produtos que o cliente certamente não compraria, o que abre espaço para apresentar outros itens. Em uma perspectiva mais estratégica, as vitrines personalizadas geram dados importantes para entender melhor o comportamento dos clientes e gerar mais precisão na previsão de vendas e na alocação dos estoques.
Em um e-commerce, o objetivo principal é gerar vendas e, por isso, a tomada de decisão precisa ser feita com base em dados. Por mais que o gestor do e-commerce tenha uma determinada preferência, quem decide é o consumidor – a partir do que ele coloca em seu carrinho de compras.
Isso faz com que a estruturação de uma vitrine personalizada passe pela coleta e análise constantes de dados de visitação e compra em seu e-commerce. Lojistas com plataformas de vendas que utilizam o poder dos dados na tomada de decisões ficam em vantagem, pois conseguem fazer mudanças de forma automática. O e-commerce rapidamente se adapta à demanda dos clientes, impulsionando as vendas.
Como as vitrines costumam ser a porta de entrada do cliente na loja (como acontece com as vitrines das lojas físicas), elas servem para atrair quem está “só dando uma olhadinha” e estimular o público a conhecer mais.
Para isso, soluções que trabalham com vitrines personalizadas utilizam dados de navegação no site, cliques nos produtos apresentados e até mesmo inputs de outras fontes (como novos produtos dos fornecedores ou itens estrategicamente importantes de destacar) para, com o uso de Inteligência Artificial, gerar melhores recomendações.
Além de serem um grande chamariz, apresentando produtos para os clientes, as vitrines personalizadas podem ter papéis diferentes dentro de uma jornada de compra. Dessa forma:
Bons e-commerces trabalham vários tipos de vitrine personalizada ao mesmo tempo. Na home page, pode ser mais interessante trabalhar uma determinada campanha promocional, enquanto em uma página de categoria talvez faça mais sentido mostrar primeiro as novidades. Mas, sempre, personalizando os produtos apresentados, para que cada cliente perceba que a loja conhece seus hábitos e se esforça em mostrar apenas o que pode fazer sentido para o consumidor.
Se a vitrine personalizada entrega resultados muito superiores e ainda estimula o engajamento dos clientes, é essencial trabalhar bem as ações nessa área do seu e-commerce, pois elas trarão uma contribuição desproporcional para o seu negócio. Por isso, vale adotar algumas boas práticas no desenvolvimento e gestão de vitrines personalizadas:
Vitrines personalizadas são um baita recurso para ajudar seu e-commerce a vender mais e atuar de forma mais inteligente, transformando o conhecimento dos clientes em resultados efetivos.
A Linx conta com soluções inteligentes de personalização e recomendação que entregam mais resultados. Você quer saber como nossas tecnologias coletam e analisam dados de comportamento de milhões de consumidores para oferecer o produto certo para cada cliente na hora certa? Fale com a gente e saiba mais!