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Pix nas vendas: descubra como pode ajudar a sua ótica
O uso do Pix nas vendas de uma ótica pode gerar vários benefícios como mais segurança, menos inadimplência e uma
Veja como se comunicar melhor com seus clientes e aproveitar o verão para vender mais em sua ótica
A chegada do verão é uma excelente notícia para o setor ótico, principalmente porque muitos clientes querem começar o ano “de cara nova”.
Não é à toa que nesta época aumenta a procura por óculos e lentes de contato: os consumidores têm mais tempo para se cuidar e aproveitam a sensação de recomeço que o ano novo traz para mudar seu visual. Além disso, é no verão que aumenta a necessidade de uso de óculos de sol. Tudo isso se combina para criar excelentes possibilidades de venda para as óticas.
O grande desafio, porém, é que é preciso competir com diversas outras necessidades, desejos e interesses dos clientes. A concorrência é acirrada dentro e fora do setor. Para atender tanto ao lado fashion da compra de óculos quanto às questões de saúde, a ótica precisa buscar a excelência no atendimento, na comunicação e na prestação de serviços.
Como fazer isso?
Em todos os setores do varejo, as empresas que estão liderando o mercado são aquelas que buscam o cliente nos meios digitais para estabelecer relacionamentos, despertar desejos e levar o consumidor até o ponto de venda (físico ou online).
Quem espera o cliente passar em frente à loja para somente então se comunicar está ficando para trás. Atualmente, quase todas as jornadas dos clientes passam por meios digitais – especialmente no início do processo, quando o consumidor ainda está decidindo o que quer e onde irá comprar. Por isso, quem se faz presente nas redes sociais, nos mecanismos de busca e na publicidade digital consegue contatar o cliente com mais frequência.
A experiência tradicional em uma ótica funciona assim: o cliente tem em suas mãos uma receita e seleciona a lente e a armação, a partir do que a ótica possui no momento. Por mais que os profissionais tenham experiência e consigam selecionar armações que combinem com o formato do rosto do cliente, em pouco tempo o consumidor cansa de olhar “n” armações no espelho.
Essa experiência pode ser transformada com o uso de tecnologias como:
No varejo ótico, nenhuma compra é 100% funcional. É claro que melhorar a capacidade de visão é o objetivo, mas é possível chegar lá e, ainda por cima, aumentar a autoestima do cliente. A venda de óculos tem um forte fator emocional – e é importante entender como isso funciona para obter mais resultados.
Poucas categorias de consumo são tão pessoais como o varejo ótico. O cliente compra para si mesmo (no máximo o pai compra para uma criança, mas normalmente ouvindo a preferência dos pequenos) e, frequentemente, o momento de escolha também representa uma decisão de vida: “como eu quero me mostrar para o mundo”.
É possível aproveitar essa característica do varejo ótico de várias formas:
O consumidor pós-pandemia se acostumou a ter tudo a seu alcance – e rápido. Assim, aguardar uma semana para receber o produto, ou não poder comprar aquele item que ele adorou só porque não está disponível naquele momento, são motivos que fazem o cliente abandonar sua loja – talvez para a vida toda.
Por isso, é preciso estar sempre próximo do cliente, e sempre disponível. Mesmo compras planejadas, como as do setor ótico, podem ser decididas em micromomentos – especialmente na aquisição de óculos de sol e na temporada de verão. Para estar sempre disponível para o cliente:
A temporada de verão é um excelente momento para impulsionar as vendas, seja conquistando novos clientes, seja estimulando antigos clientes a renovar seu visual. O uso de tecnologia é essencial para gerar vendas adicionais, a partir de um relacionamento personalizado com o seu público. Conte com a Linx para te ajudar a conquistar a fidelidade dos seus consumidores!