Verão: aumente as vendas de sua ótica

Verão: aumente as vendas de sua ótica

Veja como se comunicar melhor com seus clientes e aproveitar o verão para vender mais em sua ótica

A chegada do verão é uma excelente notícia para o setor ótico, principalmente porque muitos clientes querem começar o ano “de cara nova”.

Não é à toa que nesta época aumenta a procura por óculos e lentes de contato: os consumidores têm mais tempo para se cuidar e aproveitam a sensação de recomeço que o ano novo traz para mudar seu visual. Além disso, é no verão que aumenta a necessidade de uso de óculos de sol. Tudo isso se combina para criar excelentes possibilidades de venda para as óticas.

Verão

O grande desafio, porém, é que é preciso competir com diversas outras necessidades, desejos e interesses dos clientes. A concorrência é acirrada dentro e fora do setor. Para atender tanto ao lado fashion da compra de óculos quanto às questões de saúde, a ótica precisa buscar a excelência no atendimento, na comunicação e na prestação de serviços.

Como fazer isso?

Passo 1: não espere o cliente – vá até ele!

Em todos os setores do varejo, as empresas que estão liderando o mercado são aquelas que buscam o cliente nos meios digitais para estabelecer relacionamentos, despertar desejos e levar o consumidor até o ponto de venda (físico ou online).

Quem espera o cliente passar em frente à loja para somente então se comunicar está ficando para trás. Atualmente, quase todas as jornadas dos clientes passam por meios digitais – especialmente no início do processo, quando o consumidor ainda está decidindo o que quer e onde irá comprar. Por isso, quem se faz presente nas redes sociais, nos mecanismos de busca e na publicidade digital consegue contatar o cliente com mais frequência.

Passo 2: transforme a experiência de sua ótica ainda neste verão!

A experiência tradicional em uma ótica funciona assim: o cliente tem em suas mãos uma receita e seleciona a lente e a armação, a partir do que a ótica possui no momento. Por mais que os profissionais tenham experiência e consigam selecionar armações que combinem com o formato do rosto do cliente, em pouco tempo o consumidor cansa de olhar “n” armações no espelho.

Essa experiência pode ser transformada com o uso de tecnologias como:

  • Realidade Aumentada: é um recurso que coloca itens digitais no mundo real, fazendo com que o cliente possa ver outros objetos. Esse é o conceito por trás de recursos hoje comuns, como os filtros de imagem do Instagram. Um aplicativo que permita ao cliente experimentar quantas armações quiser faz com que a escolha se torne um momento divertido.
  • Catálogos digitais: os catálogos digitais podem ser um recurso importante para turbinar as vendas de sua loja física. Eles são mais do que uma versão digitalizada de um catálogo impresso: na realidade, são uma ferramenta poderosa para mostrar produtos aos clientes e facilitar o processo de escolha. O cliente pode, com esse sistema, reservar algumas armações para experimentar pessoalmente e então fechar a compra.

Passo 3: vá além da funcionalidade

No varejo ótico, nenhuma compra é 100% funcional. É claro que melhorar a capacidade de visão é o objetivo, mas é possível chegar lá e, ainda por cima, aumentar a autoestima do cliente. A venda de óculos tem um forte fator emocional – e é importante entender como isso funciona para obter mais resultados.

Poucas categorias de consumo são tão pessoais como o varejo ótico. O cliente compra para si mesmo (no máximo o pai compra para uma criança, mas normalmente ouvindo a preferência dos pequenos) e, frequentemente, o momento de escolha também representa uma decisão de vida: “como eu quero me mostrar para o mundo”.

É possível aproveitar essa característica do varejo ótico de várias formas:

  • Estruture seu mix por estilo de vida e não por marca, tamanho ou cor. Isso ajuda a reforçar o aspecto emocional da compra.
  • Capriche no catálogo (físico ou digital) para mostrar pessoas em situações reais. O cliente tem mais chance de perceber os diferenciais e comprar um produto dessa forma do que apenas olhando armações.
  • Use meios digitais, das redes sociais e aplicativos à Realidade Aumentada e sinalização digital no PDV, para comunicar estilo de vida.

Passo 4: esteja disponível sempre, principalmente no verão

O consumidor pós-pandemia se acostumou a ter tudo a seu alcance – e rápido. Assim, aguardar uma semana para receber o produto, ou não poder comprar aquele item que ele adorou só porque não está disponível naquele momento, são motivos que fazem o cliente abandonar sua loja – talvez para a vida toda.

Por isso, é preciso estar sempre próximo do cliente, e sempre disponível. Mesmo compras planejadas, como as do setor ótico, podem ser decididas em micromomentos – especialmente na aquisição de óculos de sol e na temporada de verão. Para estar sempre disponível para o cliente:

  • Esteja presente onde ele estiver: comunique-se com o cliente nas redes sociais, internet, WhatsApp e tenha uma presença física sólida.
  • Entregue soluções: se o cliente considerar você como sinônimo de categoria, ele irá primeiro até uma loja sua. Só se torna sinônimo de categoria quem resolve problemas – da pré-venda ao pós-venda. Foque sua comunicação, o conteúdo em seu site e suas ações de marketing em resolver problemas, não em vender produtos.
  • Tenha variadas opções de venda e entrega: venda pelo celular, pelo computador e pessoalmente. Entregue os produtos de acordo com a urgência do cliente, seja na loja física, seja no endereço do consumidor. Lembre-se que o cliente valoriza quem está sempre disponível para ele.

Como criar promoções no varejo para conquistar clientes

A temporada de verão é um excelente momento para impulsionar as vendas, seja conquistando novos clientes, seja estimulando antigos clientes a renovar seu visual. O uso de tecnologia é essencial para gerar vendas adicionais, a partir de um relacionamento personalizado com o seu público. Conte com a Linx para te ajudar a conquistar a fidelidade dos seus consumidores!

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