5 dicas para a sua loja de Autopeças vender mais no WhatsApp
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5 dicas para a sua loja de Autopeças vender mais no WhatsApp

O WhatsApp já faz parte da rotina do brasileiro e está instalado em 99% dos smartphones do país. Um número impactante e que mostra todo o seu potencial, especialmente no dia a dia das empresas. Prova disso foram as consequências da queda dos serviços, que acorreu no dia 04 de outubro, que reforçou a importância e dependência dos varejistas para a comunicação com clientes e fornecedores através desse canal.

Neste post, falaremos sobre como o varejo de Autopeças pode se beneficiar do uso dessa ferramenta de comunicação, apoiando sua jornada de compra e melhorando o relacionamento com o cliente.

Quer aprender mais sobre o assunto? Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!

WhatsApp: um novo meio de comunicação com o cliente

Vivemos na Era Digital e isso está mudando tudo ao nosso redor. Neste novo mundo, as redes sociais ganham papel de destaque na interação com o cliente, permitindo uma aproximação jamais vista.

O WhatsApp é uma das tendências para o varejo no pós-pandemia e pode ser considerada uma das ferramentas de comunicação mais poderosas do momento. Afinal, quase todo mundo tem o aplicativo e o acessa diariamente. Contudo, a verdade é que ele é muito mais que uma rede social de bate-papo.

Atualmente, podemos considerá-lo como uma parte crucial do varejo. Isso mesmo! Ele integra as estratégias de vendas de muitas empresas, especialmente no varejo de Autopeças. Esse novo meio de comunicação é seu aliado e pode transformar seus resultados.

Como o WhatsApp favorece o atendimento do varejo de Autopeças

A pandemia impactou todos os setores da economia, exigindo dos empresários ou gestores uma mentalidade inovadora e proativa perante os desafios. Assim, o varejo de Autopeças precisou enfrentar a queda nas vendas e se reinventar.

Para voltar a crescer, o investimento em tecnologia e em meios de comunicação remotos fez toda a diferença. Aqui, o WhatsApp tem um papel de destaque, fazendo parte de toda a jornada do cliente.

Por meio dele, o cliente consegue interagir com a empresa e realizar diversos procedimentos, como:

●     consultar o catálogo de produtos e serviços

●     Negociar preço, condição de pagamento e entrega;

●     efetivação da venda de acessórios automotivos;

●     agendar uma manutenção no veículo;

●     realizar pagamentos.

Boas práticas para aproveitar todo o potencial desse recurso

Gostou do que leu e quer começar a usar o WhatsApp? Então, você precisa seguir algumas boas práticas para garantir que o aplicativo seja aproveitado da forma correta e não gere transtornos, desfrutando apenas dos benefícios oferecidos.

Selecionamos dicas valiosas. Por isso, fique bem atento e já comece a pensar em como colocá-las em prática na sua empresa!

Crie um “Guia de Boas Práticas no uso do WhatsApp”

Mesmo sendo um aplicativo fácil de usar, é interessante criar um Guia de Boas Práticas. Essa prática faz com que o atendimento prestado seja padronizado, mais eficiente e de acordo com a identidade do seu negócio.

Em outras palavras, você garante que o cliente receberá um atendimento humanizado, com uma linguagem uniforme e adequada, independentemente do funcionário que conduzir o atendimento.

Instale o WhatsApp Business

É essencial que sua empresa tenha um canal de atendimento próprio. Ou seja, um número de WhatsApp exclusivo da marca, evitando que cada vendedor use o seu contato pessoal.

O ideal é a instalação do WhatsApp Business. Ele tem várias funções desenvolvidas especialmente para as necessidades empresariais, como a programação de respostas que agilizam o atendimento e ajudam a monitorar os resultados.

Trabalhe com um catálogo de produtos

A ideia do atendimento pelo WhatsApp é que o cliente consiga resolver suas demandas sem precisar ir até a empresa. Por isso, para não perder a venda e ainda estimular a compra de outros itens, envie um link com o seu catálogo de produtos.

Integre esse canal de comunicação ao seu sistema de gestão

Investir no atendimento pelo WhatsApp é uma decisão estratégica, mas é apenas um dos passos para se atingir o sucesso. É muito importante que seu sistema de gestão esteja integrado a esse canal.

Além de facilitar o registro dos atendimentos, a integração mantém o seu histórico organizado e entrega indicadores de desempenho fundamentais para monitoramento da performance do canal, como o tempo gasto no atendimento de cada cliente.

Vale a pena destacar que tudo deve estar em sintonia para que o varejo de Autopeças explore todo o potencial do aplicativo. Isso porque, quando ele é gerenciado e medido, se torna um verdadeiro aliado do negócio.

Divulgue essa novidade

Para começar com o pé direito, é importante divulgar para os clientes que a empresa atenderá pelo WhatsApp. Afinal, não basta oferecer essa comodidade, é preciso assegurar que o público esteja ciente e conheça o número para contato. Você pode contar a novidade de diferentes maneiras, como:

●     banners espalhados pela loja;

●     panfletos entregues ao cliente;

●     no site da empresa;

●     nas suas redes sociais.

O foco é levar essa informação ao maior número de pessoas possível. Assim, você amplia sua carteira de clientes e tem mais chances de vendas.

Infográfico tendências segmento automotivo

As vantagens de usar o WhatsApp no varejo de Autopeças

Como já destacamos, o WhatsApp é uma ferramenta familiar e isso a torna muito poderosa. A empresa precisa estar onde o cliente está, por isso não há como ignorar todo o seu potencial.

Mas, caso ainda tenha dúvidas se vale a pena ou não investir no uso dessa rede social, vamos ajudá-lo a decidir. Veja, a seguir, as principais vantagens proporcionadas pelo app ao varejo de Autopeças!

Baixo investimento

Essa é uma ferramenta barata, especialmente quando avaliamos todo o retorno proporcionado. A versão WhatsApp Business — indicada para empresas — conta com uma versão gratuita, mas há outra com recursos diferenciados e valor acessível para negócios de todos os portes.

Aumenta a produtividade das equipes

Uma equipe produtiva é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Com o uso do WhatsApp, é fácil perceber uma melhoria do fluxo de trabalho e isso permite que seus funcionários executem mais tarefas e em menos tempo.

Agiliza o atendimento ao cliente

O consumidor moderno é extremamente exigente e não gosta de perder tempo quando entra em contato com a empresa. Esse é mais um motivo para investir nesse App, visto que ele favorece a comunicação e garante agilidade no atendimento.

Impulsiona suas vendas

Por fim, como resultado de todos esses benefícios, o WhatsApp é um aliado do varejo de Autopeças, ajudando-o a vender mais. Como ele está diretamente ligado à experiência proporcionada ao cliente, melhora o seu relacionamento e sua capacidade de atrair, reter e fidelizar.

WhatsApp pode ajudar o varejo de Autopeças a desenvolver um melhor relacionamento com o cliente e vender mais. Não importa o tamanho do seu negócio, ele pode ser um grande aliado! Para isso, você deve seguir as boas práticas apresentadas e investir em boas tecnologias.

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