Varejo se prepara para aumentar as vendas no Dia dos Pais
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Varejo se prepara para aumentar as vendas no Dia dos Pais

Com o uso das tecnologias certas e uma boa gestão do relacionamento com o cliente, você pode vender mais no Dia dos Pais.

Finalizado o primeiro semestre do ano, é hora de preparar as ações para os próximos seis meses. Com o avanço da vacinação no país, o varejo poderá acelerar sua recuperação e, ao mesmo tempo, manter os ganhos obtidos no último ano com a digitalização dos negócios.

No ano passado, o Dia dos Pais aconteceu em um momento de dúvidas sobre como seria o futuro, com esperanças (reveladas infundadas) de que a pandemia poderia terminar logo. As vendas, então, refletiram as mudanças de comportamento dos consumidores nos primeiros meses de crise e a realidade do Brasil naquele momento: as vendas totais do varejo recuaram 8,8% na semana anterior à data, mas cresceram 22% no e-commerce.

De lá para cá, a digitalização do varejo cresceu ainda mais. Os marketplaces se firmaram como um dos grandes impulsionadores das vendas, o social selling e o WhatsApp passaram a ser canais ainda mais importantes e, com a reabertura do comércio, as empresas passaram a atuar com menos limitações.

Falta pouco tempo para o Dia dos Pais, mas ainda é possível tomar medidas importantes para fortalecer sua marca, reforçar o relacionamento com o cliente e impulsionar suas vendas:

1) Traga o cliente para a loja física

A digitalização do varejo em 2020 criou uma dinâmica diferente para as vendas. A jornada de compra mudou e hoje já não é um processo linear: os clientes podem repensar e reconsiderar todos os aspectos de sua decisão. A compra só é fechada quando a transação é concluída.

O melhor lugar para “fechar a venda” continua sendo no ponto de venda. Mas o PDV precisa se reinventar e digitalizar suas vendas físicas. O foco precisa estar no que o cliente deseja e em uma experiência excelente. Quando a loja física consegue entregar tudo isso, as vendas acontecem.

Para trazer o cliente para a loja física, porém, o varejo não pode ser reativo. É preciso buscar o cliente fora da loja, nos meios digitais, e então estimular sua ida para o PDV. Modalidades omnichannel como o “clique e retire” e os lockers oferecem um bom motivo para o cliente ir à loja e ser novamente impactado pela marca.

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2) Leve a loja para a casa do cliente

Em muitas ocasiões, o cliente é impactado digitalmente, mas não quer ir à loja física. Acontece. O que você não pode fazer é perder a venda. O live commerce, também chamado de live streaming, é um recurso importante para levar o calor da loja física para a casa do cliente, por meio do celular ou do computador.

É um fenômeno mundial: na China, essa modalidade de vendas movimenta US$ 60 bilhões por ano e alcança mais de 560 milhões de pessoas, oferecendo uma experiência altamente imersiva, empolgante, que mistura entretenimento, compras, interatividade e conveniência.

O mais interessante é que a loja física pode (e deve) ser usada como um “estúdio” para o live commerce. Afinal de contas, em toda compra o cliente não quer somente o produto: ele também quer o ambiente da loja, o posicionamento da marca, a sensação de fazer parte de algo maior.

3) Tenha um e-commerce impecável

Para o consumidor, não existe separação entre online e offline. Por isso, uma marca deve ser capaz de entregar o mesmo nível de eficiência, rapidez e cuidado no atendimento em qualquer meio de relacionamento. Vale para a loja física, para o e-commerce, para o chatbot e até para o WhatsApp.

Como se não bastasse, o nível de exigência é cada vez maior. Assim como dificilmente alguém baixa um aplicativo que não seja 5 estrelas, sua marca precisa ser excelente para passar a ser considerada pelo consumidor. Caso contrário, você nem entra em campo.

Isso significa que não basta ter vendedores excelentes e um treinamento de primeira linha. Sua plataforma de e-commerce também precisa ser de alto nível. Ela precisa ser estável, altamente escalável, capaz de se integrar rapidamente a novos meios de pagamento (como o Pix, carteiras digitais, QR Codes e links de pagamento) e ter alta velocidade de carregamento e processamento dos pedidos.

O que você precisa saber para migrar de plataforma de e-commerce

4) Tenha uma loja física flexível

Assim como o e-commerce tem que ser rápida, flexível e sem falhas, a loja física precisa fazer com que a compra não tenha interrupções, atritos. Coisas como filas e processos longos e confusos afastam os consumidores e diminuem a performance da sua loja física (sim, você precisa pensar no PDV a partir de métricas de desempenho, como acontece no e-commerce).

Para ter uma loja física que se adapte ao cliente, e não o contrário, é preciso contar com soluções mobile no ponto de venda. Essa é uma forma de empoderar os vendedores, que passam a poder vender até mesmo itens que não estão no estoque da loja naquele momento. Também é uma maneira de aproveitar melhor o limitado espaço do PDV: especialmente em datas promocionais, como o Dia dos Pais, essa é uma forma de organizar melhor o espaço, garantir que o cliente será bem atendido e estimular a venda de itens adicionais.

5) Pense na floresta, não na árvore

Por fim, uma dica importante: a atual venda para o cliente pode ser o início de um relacionamento de longo prazo, ou o fortalecimento de uma relação já existente. Por isso, não pense somente na urgência do Dia dos Pais, mas também em como trazer esse cliente de volta para ver a próxima coleção, ou conhecer itens que complementam sua primeira compra.

Uma solução de CRM torna isso possível, gerenciando o relacionamento com o cliente para apresentar ofertas e promoções diferentes para consumidores diferentes. Quando bem utilizado, o CRM pode “aquecer” o cliente para as próximas ações promocionais do varejo, criando um ciclo virtuoso em que cada interação ajuda a loja a conhecer melhor seu público.

Da plataforma de e-commerce às soluções de pagamento, passando pela infraestrutura, a Linx entrega toda a tecnologia necessária para preparar sua loja física para vender muito mais no Dia dos Pais. Fale com a gente!

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