Bares e restaurantes
Primeiros passos para abrir um restaurante de sucesso
Abrir um restaurante é um sonho para muitos empreendedores apaixonados pela culinária e pelo serviço de alimentação. Considerando que, segundo
O aumento das vendas no varejo vêm acompanhadas de desafios, mas trazer a tecnologia para perto do negócio e dos clientes é cada vez mais uma solução fundamental para garantir a fidelização dos consumidores e resultados lucrativos.
Olhando para a dinâmica do varejo, notamos uma crescente e intensa concorrência surgindo de todos os lados, ao mesmo tempo em que as expectativas dos consumidores ficam cada vez maiores na busca por um bom e personalizado atendimento.
Nesse sentido, focar em estratégias de diferenciação como a integração de soluções de pagamento a sistemas de gestão e frentes de caixa pode ser uma maneira de aumentar, significativamente, as vendas no varejo. Ao longo do texto, explicaremos o porquê.
Primeiramente, é importante entender que, quando falamos sobre sistemas, nos referimos aos voltados para a gestão do negócio, Enterprise Resource Planning (ERP), e para o controle da frente de caixa, mais especificamente, do Ponto de Venda (PDV). Ambos os sistemas desempenham um papel fundamental na operação do negócio, uma vez que ajudam a centralizar e coordenar processos e funções do dia a dia.
Investindo em um sistema de gestão, quem cuida do negócio tem uma visão 360º, consegue acesso a informações unificadas e garante que a sua tomada de decisão seja mais eficiente e assertiva. É importante destacar que não só é fundamental centralizar e gerir operações como estoque, contabilidade, recursos humanos e vendas, como também deve-se considerar o investimento em integração com os serviços financeiros, abrindo mais uma porta para a potencialização do seu negócio.
Nos dias de hoje, é muito importante oferecer diversificação dos métodos de pagamento na hora de realizar a venda para o cliente final. O pagamento que, antes, era feito com dinheiro físico, tem cada vez mais migrado para os ambientes eletrônicos e digitais.
Soluções como link de pagamento, Pix, carteiras e moedas digitais surgiram nos últimos anos, impulsionando suas adoções e promovendo maior comodidade e personalização na jornada de compra. Além disso, a crescente tendência das compras online e dos dispositivos móveis ampliou ainda mais o espectro das opções de pagamento.
O Drex, por exemplo, é um projeto do Banco Central de moeda digital. Funcionará como uma extensão do dinheiro físico, com o mesmo valor do real em papel moeda e, de acordo com o BC, o objetivo é poder promover a democratização financeira no Brasil. Os testes com a moeda começaram em março deste ano e devem durar até o fim de 2024.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Think With Google, uma vez que grande parcela da população brasileira não tem acesso a cartões de crédito, os consumidores tendem a valorizar, mais do que outros mercados (como Estados Unidos, Índia e Reino Unido, por exemplo), a disponibilidade de opções de pagamento. É necessário ter um olhar cuidadoso descobrindo as necessidades do público na hora de definir a estratégia de cobrança.
Após entender mais sobre sistemas de gestão e a diversificação dos meios de pagamento, chegou o momento de ver como a integração dos dois pode contribuir para o aumento das vendas.
A integração de serviços financeiros a sistemas de gestão elimina a necessidade de inserção manual de informações de pagamento, possibilitando maior eficiência no atendimento ao cliente e uma finalização de compra mais rápida. Ao entregar uma experiência mais fluida, é possível atingir níveis de satisfação mais elevados, incentivando a volta do cliente ao seu estabelecimento.
Além de agilizar a jornada de compra com o processamento dos pagamentos, a integração ainda permite que o estabelecimento diversifique as formas de cobrar o cliente, com segurança e sem a necessidade de conferir cada transação, atendendo às necessidades particulares de cada um e garantindo mais comodidade no processo.
Aqui vão algumas sugestões de opções de pagamentos:
A partir do momento em que toda a operação está concentrada em uma única visualização, é possível trabalhar com informações e dados em tempo real. Entender como estão as vendas, ver quais fornecedores estão na esteira de pagamento, acompanhar as taxas das maquininhas, e muito mais! Tendo esse controle na palma da mão, a gestão consegue tomar decisões mais estratégicas para o crescimento do negócio e focar na conversão de novos clientes.
Com os dados de consumo dos clientes em mãos, é possível promover campanhas voltadas para a atração de novos clientes e fidelização dos atuais, verificar qual é o produto mais atrativo e o que não tem tanta demanda, entender quais são os períodos de maior movimento e, juntando todos esses insights, desenvolver estratégias mais assertivas para a promoção da loja.
Por fim, a integração garante maior segurança em todas as transações realizadas, mitigando o risco de fraudes e entregando saúde financeira equilibrada para o estabelecimento. Não há mais a necessidade de digitar o valor na maquininha ou de conferir se o pagamento entrou em caixa. Tudo isso é feito de forma automática no sistema de gestão.
Desde 2020, a Linx e a Stone se uniram para desenvolver soluções que entregam uma experiência de compra completa para todos os clientes, em um único lugar.
Para conhecer mais sobre as soluções e ver como podemos te ajudar nessa integração, entre em contato por aqui.