Como vender mais no setor de home center durante a pandemia? Conheça 5 estratégias!

Como vender mais no setor de home center durante a pandemia? Conheça 5 estratégias!

A pandemia trouxe grandes transformações para o varejo em geral. Essas mudanças têm exigido uma boa capacidade de adaptação, transformação e digitalização dos negócios. Como o funcionamento de lojas físicas se tornou inconstante, abrindo e fechando em curtos períodos, é necessário procurar novos recursos para manter o fluxo de vendas em alta.

Conforme a pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, os home centers são a segunda alternativa mais buscada pelo consumidor final para a compra de materiais de construção. Dado que durante a pandemia é comum que as pessoas passem a maior parte do tempo em casa e demandam novas reformas, esse é um mercado potencial que pode ser explorado.

Se você quer saber como aproveitar bem essa oportunidade, continue a leitura e confira!

1. compartilhe informações

Uma das melhores formas de otimizar seus resultados de venda é orientando as pessoas que consomem os produtos de sua loja. Assim, além de estimular o conhecimento, você ainda consegue instruir esses clientes sobre as formas ideais de uso dos materiais que são comercializados no seu negócio.

A produção de conteúdo relevante pode ser feita por meio vídeos com passo a passo, dicas de reparos simples para fazer em casa ou com minicursos de capacitação, por exemplo.

Imagine que sua loja é focada em itens de iluminação. Nesse caso, você pode produzir conteúdo com orientação de instalação de lâmpadas, guias de reparo de tomadas e dicas para usar a iluminação na composição de design. Tudo isso agrega valor e pode ser feito com os produtos da loja, estimulando o consumo.

2. Invista em apps e totens

Os aplicativos são uma alternativa interessante no sentido de configurar um espaço digital exclusivamente seu. Além de facilitar as compras, esse recurso permite enviar atualizações aos clientes, ofertas direcionadas e são um bom caminho no intuito de estreitar o relacionamento com os consumidores.

Já os totens de autoatendimento são uma ótima solução para as lojas físicas. Com eles, a experiência pay and go fica ainda mais autônoma e segura tanto para a companhia quanto para o consumidor. Imagine a praticidade de contar com fregueses escolhendo seus produtos e realizando os pagamentos sozinhos. Isso minimiza o volume de clientes em filas e agiliza o atendimento de todos.

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3. Conheça e segmente os clientes

Ao tentar agradar todo mundo, você não atende ninguém corretamente. Entender qual seu público central permite criar soluções diretas para as dores dessas pessoas. Se, por exemplo, existem muitas mulheres como clientes em sua loja, é razoável pensar em investir nos itens de decoração, recursos de jardinagem e produtos de acabamento para as obras, pois, frequentemente, são os principais objetos de consumo desse segmento.

Além de orientar a sua oferta, entender quais são os usuários de sua marca ajuda a desenhar estratégias de marketing mais eficientes e estabelecer um diálogo persuasivo.

4. Fidelize os clientes

Boa parte da receita dos negócios consolidados é proveniente de compras recorrentes. Quando sua empresa presta um bom serviço, conta com um atendimento eficiente e valoriza o relacionamento com o cliente, a fidelização ocorre de modo natural. Alguns recursos ajudam a engajar mais os consumidores da marca e você pode implementar mudanças importantes nesse aspecto.

Melhorias nos meios de pagamento com intuito de que os clientes possam comprar e pagar sem sair de casa, interações nas redes sociais e guias completos para auxiliar os consumidores, são recursos que podem elevar a taxa de fidelização e aumentar o faturamento da empresa.

5. Ofereça diferentes meios de pagamento e vendas flexíveis

De modo a viabilizar o maior número de vendas possíveis é relevante construir recursos mais flexíveis para atender clientes em diversas condições financeiras. Assim, é importante diversificar os meios de pagamento que o negócio dispõe e ampliar os prazos de quitação das compras.

Sua empresa pode, por exemplo, trabalhar com cartão de crédito e débito que aceitem várias bandeiras, possibilitar os pagamentos via Pix ou QR Code com o objetivo de gerar conforto aos consumidores e disponibilizar melhores prazos aos clientes, principalmente aos que realizam aquisições mais caras.

Também é possível implementar políticas de flexibilização de preços para compras em grande volume ou para quem optar pelo pagamento à vista. Recursos assim servem de atrativo e contribuem na geração de caixa.

Investir em meios de pagamentos como o Pix ou QR Code permite que os clientes paguem a compra diretamente do celular e sem preocupação de ter de ir até um terminal de atendimento no intuito de efetivá-la.

Tecnologia a seu favor

De modo a otimizar suas vendas, além das dicas destacadas anteriormente, é importante contar com uma tecnologia de ponta capaz de suprir a necessidade demandada pelos recursos. Pensando nessa questão, a Linx desenvolveu inúmeras soluções para potencializar esse tipo de negócio que são focadas em mobilidade, omnicanalidade e fidelização dos clientes.

Um importante recurso para melhorar a gestão do BackOffice é por meio da solução Storex Home, que foi desenvolvido exclusivamente com o objetivo de atender as necessidades dos home centers, sendo capaz de descomplicar os processos, automatizar suas operações e agregar valor para a jornada de seus clientes. Com todo esse suporte, você pode concentrar sua energia em produzir soluções inovadoras, expandir sua oferta e atender ainda aumentar sua demanda.

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