Compartilhe

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Venda pelo WhatsApp: quais as tecnologias necessárias para fazer acontecer?

Venda pelo WhatsApp: quais as tecnologias necessárias para fazer acontecer?

Por Daniel Zanco

O aplicativo de mensagens ganhou força no varejo durante a pandemia e agora é obrigatório no relacionamento com os clientes. Saiba como utilizar bem o WhatsApp no seu negócio!

 

Nos últimos meses, o WhatsApp passou a ser uma ferramenta indispensável para o varejo. Com aproximadamente 60% do setor com portas fechadas, foi preciso encontrar outro caminho para chegar aos clientes. Um caminho que estava, literalmente, à mão, já que cerca de 150 milhões de brasileiros usam o aplicativo.

Uma pesquisa realizada pela Accenture mostra que 83% dos consumidores brasileiros usaram o WhatsApp para comprar produtos e serviços durante a pandemia. Em categorias como moda, beleza e alimentos, o aplicativo de mensagens passou a ser um recurso obrigatório para alcançar os clientes.

Adotar esse novo canal de relacionamento com o público tem seus desafios. A plataforma não foi criada para e-commerce e o WhatsApp Business (a versão para negócios do app) foi pensada muito mais para a comunicação com o público do que para a conversão em vendas. Por isso, o caminho para fazer com que a loja física possa vender bem pelo WhatsApp precisa de algumas estratégias.

Você pode utilizar a ferramenta como parte da jornada e centralizar a inteligência do negócio em sua solução comercial. Seja no e-commerce ou no varejo omnichannel, com o Whatsapp você consegue acelerar as ações promocionais e aumentar seus resultados. Saiba como:

 

1)     Defina como será feito o relacionamento

Instalar o WhatsApp Business e inserir as informações do negócio é apenas o primeiro passo. Outras questões são mais importantes a longo prazo, como a definição do modelo e das estratégias de atendimento. É preciso definir:

  • Quais serão os horários de atendimento pelo WhatsApp?
  • Quem serão as pessoas responsáveis pelas respostas?
  • Qual é a linguagem usada no atendimento? Mais formal? Mais em tom de conversa?

O aplicativo permite criar mensagens padronizadas para situações comuns, como saudações aos clientes e dúvidas mais frequentes, o que ajuda a economizar tempo no dia a dia. Os textos dessas mensagens precisam ser redigidos em linguagem clara e sem abreviações ou gírias. O atendimento pelo WhatsApp deve ser próximo do cliente, mas respeitoso, amigável e em português correto.

 

2)     A velocidade do atendimento

Uma vez que o cliente esteja se relacionando com a marca via WhatsApp, esse atendimento precisa ser feito com velocidade. Ele espera uma resposta rápida. Por isso, uma vez que o atendimento tenha sido iniciado, não deixe o cliente sozinho. Como aconteceria na loja física, esteja sempre disponível.

 

3)     Um bom catálogo de produtos

Um bom catálogo de produtos é fundamental para que o WhatsApp funcione bem como recurso de venda. Boas fotos e descrições tornam a apresentação mais profissional e otimizam o contato com o cliente. Sempre que possível, faça o link do catálogo com seu site de e-commerce, levando o contato para o ambiente de comércio eletrônico e melhorando a experiência de compra.

Com o Linx Commerce, tenha um único parceiro de tecnologia para integrar lojas físicas, e-commerce, redes sociais, meios de pagamento e sistema de gestão.

 

4)     Trabalhe bem suas promoções

O uso de etiquetas facilita a gestão das conversas no WhatsApp e permite entregar mensagens personalizadas para cada tipo de consumidor. Aliada ao sistema de gestão de relacionamentos do varejo, essa ferramenta aumenta a performance das ações, para que sua marca possa atrair, engajar e reengajar os consumidores de forma coerente.

Ao trabalhar a comunicação promocional, é fundamental usar a mesma segmentação desenvolvida na plataforma de inteligência de vendas. Isso economiza tempo e garante a consistência das ações da marca. Sempre que possível, desenvolva recursos para fazer o cliente voltar mais vezes. Utilize o WhatsApp como um meio de levar público para seu e-commerce para obter mais informações sobre o cliente e aperfeiçoar seu relacionamento com ele.

Com o Linx Reshop, você tem a gestão completa das ações promocionais para reengajar e fidelizar os clientes com a sua marca.

 

5)     Empodere sua equipe de vendas

O WhatsApp é mais poderoso quando integrado às soluções de gestão de negócios do varejo. Para a equipe de vendas, o aplicativo é uma forma muito eficiente de relacionamento com os clientes, porque facilita a personalização do contato.

O vendedor da loja pode utilizar o WhatsApp para ativar a base de clientes de várias maneiras. Além de promoções personalizadas, dirigidas pela plataforma de relacionamento com ofertas específicas de produtos e serviços, é possível criar uma agenda automatizada e pré-configurada para melhorar a experiência. Assim, o vendedor tem uma atuação mais dirigida e assertiva. Já com o uso de uma plataforma de reengajamento do cliente, o vendedor pode se beneficiar de ações automatizadas, como disparos de SMS para resgatar e fidelizar clientes.

Com o Linx Reshop Conecta, você oferece aos seus vendedores a oportunidade de contatar os clientes de um jeito rápido, fácil e muito efetivo através de um app. 

 

6)     Utilize links para pagamento

O link de pagamento é uma forma segura e fácil para o cliente realizar pagamentos. O uso dessa tecnologia possibilita a realização de vendas à distância e simplifica o fechamento da compra pelo WhatsApp. Além disso, você ainda consegue realizar a cobrança de fretes e outros serviços no mesmo pagamento.

Com a Linx Pay, tenha um pacote de soluções de pagamento e gestão completa fluida e descomplicada. Não importa o tipo ou tamanho da sua empresa.

Para que suas vendas via WhatsApp decolem e entreguem uma experiência de compras consistente para o cliente, o aplicativo de mensagens é só o início. Somente com o uso de uma plataforma de negócios robusta e muito flexível o seu negócio consegue entender toda a jornada dos clientes e se relacionar no tempo correto, com a oferta certa para cada consumidor.

 

Pense nisso e boas vendas!

 

Quer saber como a Linx pode ajudar o seu negócio? Clique aqui.

Nós usamos cookies para criar uma experiência de navegação melhor e oferecer conteúdo adequado aos seus interesses. Ao acessar o site da Linx, você concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Vendas