Veja os desafios da venda online de peças e acessórios automotivos
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Veja os desafios da venda online de peças e acessórios automotivos

Nos últimos anos, muitos setores do mercado tiveram que se adaptar à realidade tecnológica, como acontece no segmento automotivo. Hoje, as empresas de sucesso já contam com um e-commerce de qualidade, realizam vendas online e marcam presença diária nas redes sociais, conquistando um público cada vez mais jovem e antenado. Isso tudo, é claro, sem citar outras inovações, sendo os carros autônomos um bom exemplo.

Assim, se você atua no setor automobilístico, essa é uma ótima oportunidade para lançar a sua loja de acessórios automotivos no universo online. As lojas de produtos automotivos também precisam estar em sintonia com as tendências de mercado e preparadas para suprir as necessidades de consumidores cada vez mais exigentes.

Mas, antes de dar esse passo, é importante saber que alguns desafios deverão ser enfrentados, como os que listamos neste post. Abaixo, descubra quais são esses obstáculos e confira as principais estratégias para driblá-los.

Lidar com as dificuldades dos clientes

Mesmo com o crescimento massivo dos e-commerces, alguns clientes ainda têm receio na hora de comprar acessórios automotivos pela internet. Alguns, por exemplo, ficam na dúvida a respeito dos detalhes das peças, sua procedência e até sua composição.

Para eliminar qualquer insegurança, a primeira recomendação é criar descrições detalhadas sobre os seus produtos. Insira o máximo de informações, procurando evidenciar os benefícios que aquele item pode oferecer.

Criar um FAQ (página de perguntas frequentes) também é uma excelente solução para responder a questionamentos básicos sobre o seu negócio. Ainda assim, é sempre importante colocar o seu time de vendas à disposição para responder a perguntas e guiar o usuário ao longo do processo de decisão e compra.

Conte com recursos adequados

Procure utilizar uma plataforma de confiança para fazer a gestão de estoque e vender os seus produtos. Nessa etapa, é necessário escolher uma ferramenta que ofereça conforto visual e, ao mesmo tempo, segurança ao cliente.

Você também pode apostar na ideia de anunciar os seus produtos em marketplaces e fazer com que a divulgação seja mais abrangente.

Atendimento humanizado on-line

No momento, os centros automotivos estão atualizando a sua presença digital, disponibilizando o agendamento de serviços pela internet e esperando um crescimento significativo. O mesmo vale para as vendas de produtos online. Esse é o caso da comercialização de peças e acessórios exclusivos para carros, vans e até utilitários.

Contudo, não é porque estamos falando de uma loja virtual que o seu atendimento deve ser frio. Muito pelo contrário! Hoje em dia, as marcas mais atualizadas, que se preocupam com a experiência do cliente, estão recorrendo a soluções capazes de humanizar o atendimento e, com isso, fidelizar uma parcela ainda maior de consumidores.

Esse processo pode ser realizado de várias maneiras. A primeira é apostar em uma boa frente de atendentes para as redes sociais. Em cada conversa, é necessário que os profissionais invistam no diálogo claro, objetivo e, principalmente, empático.

Já para aumentar a confiança dos usuários na hora de fechar uma compra, você pode oferecer diversos canais de comunicação, nos quais o cliente poderá solucionar dúvidas e dar opiniões. Além das próprias redes sociais, considere o uso do e-mail, telefone e WhatsApp.

Infográfico tendências segmento automotivo

Logística de entrega dos acessórios automotivos

Para vender acessórios automotivos pela internet, será preciso estruturar a infraestrutura da sua loja. Aqui, um ponto de atenção é que o Brasil ainda é carente no setor de transportes, dificultando a distribuição dos produtos.

Diante disso, muitos varejistas estão apostando no uso das estruturas logísticas que diferentes marketplaces vêm montando no país. Por esses canais, é possível realizar entregas cada vez mais ágeis e eficientes — em alguns casos, feitas até no mesmo dia.

Em paralelo, a integração de canais via omnichannel também é bastante atrativa para quebrar as barreiras do setor. Com essa opção, o consumidor consegue comprar on-line e retirar o produto na própria loja, diminuindo assim, o frete e o tempo de espera. Já caso o estabelecimento não tenha a peça disponível naquele momento, a saída é entregar a mercadoria diretamente na casa do cliente.

Concorrência em acessórios automotivos

Sem dúvida, saber lidar com a concorrência é um dos grandes desafios de quem deseja vender acessórios automotivos pela internet. Fora os seus concorrentes locais, a internet é composta por lojas que comercializam itens estrangeiros — como aqueles vindos de países asiáticos e que contam com preços mais baixos.

Assim, os profissionais de gestão de centros automotivos precisam investir em estratégias para driblar essas ofertas e fazer com que o negócio se destaque. Nesse caso, muito além de priorizar as promoções, a nossa indicação é investir na qualidade de suas peças e divulgar esse diferencial, garantindo a melhor experiência de compra possível para os clientes.

E então, o que achou das nossas dicas para vencer os desafios da venda online de acessórios automotivos? Acredita que, agora, ficará mais fácil se destacar na internet e fazer com que o seu negócio continue rendendo bons resultados?

Esperamos que sim! Caso queira se aprofundar no assunto, aproveite para ler sobre Customer Centricity e o Setor de Automóveis.

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