Como o ERP pode te ajudar a vender mais no Natal
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Como o ERP pode te ajudar a vender mais no Natal

Uma plataforma de gestão ágil, intuitiva e preparada para o omnichannel cria a base para que o varejo possa vender ainda mais no fim de ano. Conheça as vantagens de ter um ERP no natal.

Faltando menos de um mês para o Natal, existem poucas oportunidades para conquistar novos clientes e atrair consumidores fiéis com ofertas, promoções e encantamento. Um ambiente que costumava ser muito competitivo passou a ser ainda mais intenso com a expansão dos pontos de contato digitais durante a pandemia. Nesse contexto, o uso dos dados do negócio para desenvolver as estratégias de vendas se torna ainda mais importante.

Para atender clientes que esperam o máximo de eficiência e qualidade em todo relacionamento com as marcas, o varejo precisa se estruturar para oferecer a excelência em promoções, serviços e atendimento. Essa revolução começa no sistema de gestão.

A digitalização acelerada dos negócios faz que o ERP passe a ter um papel fundamental na execução da estratégia de vendas de Natal. Afinal de contas, um sistema de gestão moderno traz grandes vantagens para o dia a dia do negócio, facilitando a integração com o CRM, a logística, as finanças e a contabilidade.

Especialmente para empresas que atuam no omnichannel, que procuram melhorar a jornada de compra do seu cliente, trazendo uma experiência única, integrando todos os canais de venda, como no digital quanto nas lojas físicas. E contar com um sistema de gestão de primeira linha, mas que seja simples e intuitivo em seu uso, é uma necessidade estratégica.

Bons ERPs trazem eficiência, velocidade e flexibilidade para que as equipes de venda possam se concentrar no que realmente interessa: vender mais. Boas plataformas de tecnologia automatizam processos, aceleram a execução das atividades e aumentam os controles, para que nada seja deixado para o acaso.

erp natal estoque

Onde o ERP muda o jogo no Natal?

Um bom sistema de gestão de varejo faz com que o sucesso das campanhas de Natal fique mais acessível. Afinal de contas, um ERP dinâmico e inovador traz uma série de vantagens para o dia a dia as operações do seu negócio e aumenta o volume de dados disponível para análise pelos gestores. Entre essas vantagens estão:

1) Processos ágeis

Um bom sistema ERP automatiza os processos operacionais do varejo e traz mais velocidade, eficiência e agilidade à tomada de decisão. Da emissão de notas fiscais aos cálculos automáticos de alíquotas e impostos, passando pela emissão de etiquetas sem erros na logística, o uso de um ERP permite economizar tempo e esforço em atividades repetitivas, além de eliminar falhas em processos.

2) Controles

Gerenciar o estoque e a movimentação dos produtos faz toda a diferença. Afinal, você não quer cancelar pedidos ou ficar sem aquele item que colocou na campanha publicitária, não é? Controlar o estoque de cada SKU, em cada ponto de venda, site e Centro de Distribuição, é essencial para garantir que o cliente sempre consiga encontrar o que procura. O controle de estoque também é essencial para evitar perdas e para tomar decisões importantes sobre promoções. Um ERP que faz a gestão da entrada e da saída de produtos ajuda lojas físicas e e-commerces a vender ainda mais.

3) Frete

O Natal é um dos períodos de maior volume de pedidos – especialmente no varejo físico – e um sistema de gestão que automatiza as decisões e processos de frete poupa tempo do varejista. Integrar as informações de frete das transportadoras e dos Correios ao seu e-commerce, por exemplo, faz o varejo ter mais opções de entrega para os clientes – e com isso vender mais.

4) Produtividade

A grande intensidade do varejo no fim de ano faz com que seja comum que as equipes fiquem sobrecarregadas no Natal. Processos manuais e lentidão em áreas como pagamento e consulta ao estoque ajudam a aumentar as filas, ao mesmo tempo em que diminuem os controles do negócio e a satisfação dos clientes.

Investir em ferramentas de aumento de produtividade é uma maneira de ao mesmo tempo, evitar o stress com atividades cotidianas, liberar mais tempo e energia para ações que gerem benefícios diretos para o negócio e estimular a inovação no negócio. No fundo, a questão é simples: se a sua equipe precisa lidar o tempo todo com tarefas manuais, não conseguirá ter energia para inovar e aumentar as vendas do negócio.

Por que o omnichannel é uma excelente estratégia para o e-commerce

5) Análise e Gestão

Durante a temporada de Natal, e mesmo no início do ano, quando começam as ações de saldão, é importante analisar os resultados, entender como foi o desempenho das lojas e do e-commerce em cada campanha, avaliar os erros e acertos e planejar as próximas ações. Correções de rota são sempre necessárias – mas somente quem tem um ERP que traz informações claras e relatórios em tempo real consegue ter eficiência para fazer alterações em cima da hora.

É por isso que seu sistema de gestão precisa contar com dashboards que mostrem, rapidamente, o que está indo de acordo com o planejado e onde é preciso fazer ajustes. Dessa maneira, o lojista passa a atuar para corrigir erros de rota enquanto ainda é possível influenciar as vendas de Natal. E não quando já for tarde demais.

Por tudo isso, contar com um ERP que facilite a rotina dos negócios e acelere a coleta, análise e transmissão de informações é essencial para aumentar as vendas na temporada de Natal. O emillennium foi desenvolvido para atender varejistas dos mais variados segmentos de mercado, garantindo atendimento e eficiência nas operações físicas, no e-commerce, televendas, representantes, franquias, catálogos e redes sociais.

Se você busca um ERP que moderniza seu negócio, traz mais produtividade e aumenta suas vendas, o Linx eMillennium pode ser a solução. Teste a plataforma online e descubra!

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