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Pix nas vendas: descubra como pode ajudar a sua ótica
O uso do Pix nas vendas de uma ótica pode gerar vários benefícios como mais segurança, menos inadimplência e uma
O consumidor exige uma nova experiência de consumo; amplie o uso de tecnologia para encantar o cliente, oferecer mais soluções e vender mais.
O varejo brasileiro vive um momento de grandes desafios – mas também de grandes oportunidades. Apesar do mês de fevereiro ter apresentado um crescimento de 0,6% nas vendas em relação a janeiro, na comparação com um ano atrás o desempenho continua negativo. Olhar os números gerais, porém, não mostra o quadro todo: alguns varejistas estão crescendo muito acima da média, enquanto outros enfrentam dificuldades.
O que faz a diferença entre quem aumenta sua presença no mercado e quem fica para trás é a flexibilidade para se adaptar às transformações. Isso acontece sempre, mas, nesta pandemia, ficou muito mais claro: como as mudanças são mais repentinas (de uma semana para outra parte das lojas precisam baixar as portas, por exemplo), o impacto é sentido mais rapidamente.
Para quem sabe aproveitar, este é um momento importante. Nos Estados Unidos, 75% dos consumidores testaram novas marcas, lojas ou formas de se relacionar com as empresas durante a pandemia. Já no Brasil, as vendas online cresceram 75% em 2020, enquanto o varejo físico conseguiu avançar somente 0,2% (concentrado principalmente nos supermercados). Mais importante que o crescimento das vendas online, porém, é a mudança de comportamento dos clientes.
Durante a pandemia, o consumidor ficou ainda mais digital. Hoje, praticamente todas as jornadas de compra envolvem elementos digitais, seja na pesquisa por produtos e serviços, na identificação do ponto de venda onde comprar ou mesmo fechando a compra toda online para retirada na loja (o chamado “clique e retire”). Assim, o lojista que não incorporar o digital a seus processos de venda acaba ficando para trás.
Com as medidas de isolamento social e a preferência dos consumidores por experiências de compra com menos contato, cria-se uma grande oportunidade para utilizar mais tecnologia na loja física e fazer com que o ponto de venda entre de vez no século 21. Se antes da pandemia já era difícil engajar o cliente digitalizado a partir de uma loja física analógica, atualmente isso é impossível: o consumidor tem muito menos disposição para, por exemplo, experimentar várias armações de óculos diferentes.
O caminho é digitalizar a experiência de consumo. No varejo ótico, a digitalização traz uma série de vantagens para as empresas:
Ao digitalizar a apresentação de lentes e armações, o varejo ótico transforma todo o relacionamento com o cliente, criando uma experiência de consumo que depende muito menos da disponibilidade física do produto naquele momento e muito mais da capacidade que a equipe de vendas tem de oferecer um atendimento consultivo.
Essa nova jornada de consumo passa a se basear em três pontos:
1) Demonstrações interativas: a experiência de experimentar diversos modelos e entender as diferenças entre as diversas tecnologias utilizadas se torna muito mais interessante, divertida e fácil quando os produtos são simulados em um tablet ou smartphone. Isso leva ao aumento do tíquete médio e das vendas.
2) Pedidos eletrônicos: em vez de preencher manualmente um pedido de venda, o vendedor faz o pedido diretamente no sistema. Isso evita erros no entendimento do que foi escrito, reduz erros nos pedidos e diminui o tempo de entrega para o cliente.
3) Integração total ao PDV: a integração das informações do ponto de venda traz um maior controle dos estoques, centraliza o controle financeiro e facilita o uso dos dados para a geração de insights sobre o comportamento dos clientes.
O resultado de tudo isso é um varejo ótico mais eficiente, que oferece uma experiência de compra interessante, que encanta o cliente e aumenta as oportunidades de upselling, venda de soluções e aumento do tíquete médio.
A solução Linx Microvix possui recursos que atendem todas as rotinas das lojas do setor ótico, apoiando os gestores e equipes de venda para que eles possam se concentrar em atender bem o cliente. Centralizando todos os processos de relacionamento em um ambiente que roda na nuvem, o sistema reduz os custos operacionais e permite visualizar tudo o que acontece na loja. É controle total do negócio e satisfação do cliente!
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