E-commerce
5 dicas para incentivar avaliação de clientes no e-commerce
A avaliação de clientes dentro do e-commerce é um diferencial que vai trazer mais credibilidade para a marca. Quando se
Uma das principais datas promocionais do ano, o Dia dos Namorados oferece muitas possibilidades para o varejo omnichannel agradar os clientes. Confira!
Passado o Dia das Mães, as atenções do varejo se focam para a próxima grande data promocional: o Dia dos Namorados. E, neste ano, as expectativas são muito otimistas. O fim do isolamento social leva os clientes de volta às lojas e facilita a construção de bons relacionamentos – o que ajuda o varejo a impulsionar suas vendas.
O Dia dos Namorados é uma data baseada na ideia de manter bons relacionamentos, algo que se tornou mais importante para 70% dos consumidores durante a pandemia, de acordo com um estudo da Globo. É por essa razão que 72% das pessoas pretendem dar presentes na data, mesmo com o aumento da inflação e a pressão trazida pelo preço dos combustíveis e dos alimentos.
Para os clientes, esse é um momento de engajamento emocional. Afinal de contas, é hora de presentear a pessoa amada. O varejo pode aproveitar a data para vender mais e, ainda por cima, reforçar esse vínculo afetivo. Com o uso de tecnologia, isso pode acontecer de diversas maneiras:
É natural que alguns produtos se tornem líderes em vendas, seja porque são atemporais (flores sempre vendem bem no Dia dos Namorados), seja por alguma questão momentânea (um filme em cartaz que tem uma legião de fãs, por exemplo). Identificar esses produtos que terão grande saída é importante por vários motivos:
Itens campeões de venda são chamarizes para sua loja. Se eles já tiverem esgotado, você frustrará o cliente. Por isso, use os dados do seu sistema de gestão para identificar esses produtos e prepare seu estoque!
O Dia dos Namorados é um evento promocional de curta duração. Assim, grande parte do público (pelo menos 25% dos homens, segundo o estudo da Globo) acaba comprando de última hora. Normalmente com pressa, e buscando resolver rapidamente a busca por um bom presente. Nesse momento, quem apresenta kits de produtos aumenta a chance de solucionar o problema do cliente, ao mesmo tempo aumentando o tíquete médio.
O uso dos dados do sistema de gestão ajuda a identificar possíveis kits e conjuntos de produtos que “dão match” com o cliente. As informações atuais de vendas e os dados históricos compõem um painel que permite entender não apenas que, por exemplo, criar conjuntos de sabonete e hidratante funcionam para sua loja de perfumaria e cosméticos – mas também quantos kits devem ser desenvolvidos para atender aos diferentes públicos de sua loja.
Se o Dia dos Namorados se caracteriza por compras de última hora, existe o risco de ter filas grandes no caixa das lojas físicas, ou gargalos no processamento de pedidos online. Ferramentas que garantem pagamentos ágeis são uma solução importante para esse problema e entregam experiências de compra excelentes para o cliente.
Por isso, prepare-se para aceitar diversos meios de pagamento, como carteiras digitais (especialmente nas operações online e em marketplaces), pagamento com pontuação do programa de fidelidade / cashback, Pix, QR Codes e links de pagamento.
Lembre-se: o cliente hoje é omnichannel, e você precisa pensar em soluções para varejo omnichannel para resolver o problema dele. Composições como um cardápio digital enviado pelo WhatsApp que leva a uma compra paga com link de pagamento e retirada na loja em duas horas podem ser excelentes para uma parcela de seus clientes – aumentando suas vendas e a satisfação do consumidor.
Tanto na loja física quanto no e-commerce, é possível usar uma série de gatilhos para impulsionar o tíquete médio. De um produto posicionado estrategicamente perto do PDV ao aviso de “faltam X reais para frete grátis” no e-commerce, existem inúmeras táticas para convencer o cliente a levar um produto adicional.
Utilizar essas técnicas é positivo para os negócios, mas lembre-se que o cliente quer, acima de tudo, fechar a compra. Por isso, essas oportunidades de venda adicionais precisam ser trabalhadas de maneira estratégica. Por exemplo:
O Dia dos Namorados é uma grande oportunidade para estimular as vendas, conhecer melhor seus clientes e aumentar sua fidelidade. Aproveite este momento e garanta uma ótima experiência com soluções de varejo omnichannel!
Com o uso de recursos como o ERP COM PDV Omni da Linx Emillennium, o lojista pode ter uma nova experiência em frente de loja, trazendo o melhor do e-commerce para dentro do PDV de forma totalmente mobile e multiplataforma. Atendendo desde startups até complexas operações de varejo, o sistema tem fácil integração e garante a melhor gestão do seu negócio. Quer saber mais sobre varejo omnichannel? Fale com a gente.