Bares e restaurantes
Primeiros passos para abrir um restaurante de sucesso
Abrir um restaurante é um sonho para muitos empreendedores apaixonados pela culinária e pelo serviço de alimentação. Considerando que, segundo
Para ter sucesso nas vendas do varejo omnichannel é preciso planejar todas as etapas da jornada de compra. Confira os benefícios e os pontos de atenção antes de transformar o seu negócio!
O varejo omnichannel tem se tornado uma estratégia cada vez mais comum entre os e-commerces. A omnicanalidade oferece a opção de comprar na internet e retirar na loja física, ou ao contrário, compra na loja física e recebe no endereço que desejar. Nesse cenário, o cliente consegue transitar entre os varejos físico e digital durante a sua jornada de compra.
Segundo os dados da Linx, no primeiro semestre de 2023, as vendas nas lojas virtuais cresceram 20,1% e com aumento de 37% com as vendas nas retiradas nas lojas. Ainda de acordo com o estudo, esse formato de vendas omnichannel representou 32% nos primeiros seis meses do ano.
Quando se adota um varejo omnichannel muitos são os benefícios, tanto para o lojista, quanto para os clientes. Confira algumas vantagens!
Uma marca de uma empresa precisa ter uma boa reputação no mercado. Mas, para ter um branding fortalecido é preciso começar dentro de casa, com o time de colaboradores mostrando as percepções positivas para o cliente. Isso gera engajamento e uma experiência positiva com o consumidor.
Quando se integra os canais de vendas e os meios de atendimento, é possível entender o comportamento do consumidor com a marca. Com essas informações, o lojista consegue proporcionar uma experiência personalizada para aumentar as taxas de conversão.
A estratégia de varejo omnichannel é uma ótima oportunidade para deixar os clientes satisfeitos com a marca e voltar a comprar novamente. Por conta da facilidade de retirar em loja ou receber em casa, isso otimiza a experiência do cliente e ainda surpreende com esse processo mais fluido.
A integração de canais de venda permite a redução de custos do negócio, pois através de uma plataforma de gestão é possível ter uma visão de todos recursos da empresa, como por exemplo, o estoque e o fluxo de caixa.
Ao trabalhar com o varejo omnichannel, é importante identificar as etapas da jornada do cliente para que ela seja linear. Além disso, com estrutura alinhada das etapas de compra o lojista consegue criar estratégias promocionais e marketing digital para empresa.
Ser omnichannel no mercado vai muito além de estar presente em diversos canais. Para que tudo funcione bem dentro dessa estratégia é preciso ficar atento a alguns desafios. Como por exemplo, a logística que precisa ser bem planejada. Quem não está vendendo pela internet precisa se preocupar com envios dos produtos que foram comprados na loja física. Já quem vende online precisa: receber, armazenar e mostrar a possibilidade da retirada na loja física. Esse processo precisa estar alinhado com o prazo que a marca ofereceu para o cliente.
O lojista também precisa ter cuidado quando for aplicar o omnichannel em relação a parte fiscal. Os impostos de cada etapa precisam ser cobrados e não podem ser duplicados. Dessa forma, antes de se tornar omnichannel verifique a parte fiscal com um contador.
Já o controle de estoque, por exemplo, precisa ser bem definido, pois já pensou um cliente comprar um produto online e escolher retirar na loja, e quando chega no ambiente físico para buscar a mercadoria não está disponível? Para que isso não aconteça com o consumidor, o varejista precisa ter certeza dos produtos que estão disponíveis e para ajudar nisso existem sistemas que ajudam nessa gestão.
Na solução Linx Commerce existe um módulo que se chama Omni Commerce, onde permite integrar o e-commerce aos centros de distribuição e lojas físicas, configurar as modalidades de entrega do produto do centro de distribuição ou lojas e ainda é possível fazer a configuração do split de pagamento para a rede de franquias.
Se você ficou interessado, entre em contato com nosso time e veja como transformar a sua loja virtual em omnichannel.