Varejo omnichannel: conheça os benefícios para a loja virtual
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Varejo omnichannel: conheça os benefícios para a loja virtual

Para ter sucesso nas vendas do varejo omnichannel é preciso planejar todas as etapas da jornada de compra. Confira os benefícios e os pontos de atenção antes de transformar o seu negócio! 

O varejo omnichannel tem se tornado uma estratégia cada vez mais comum entre os e-commerces. A omnicanalidade oferece a opção de comprar na internet e retirar na loja física, ou ao contrário, compra na loja física e recebe no endereço que desejar. Nesse cenário, o cliente consegue transitar entre os varejos físico e digital durante a sua jornada de compra.  

Segundo os dados da Linx, no primeiro semestre de 2023, as vendas nas lojas virtuais cresceram 20,1% e com aumento de 37% com as vendas nas retiradas nas lojas. Ainda de acordo com o estudo, esse formato de vendas omnichannel representou 32% nos primeiros seis meses do ano.  

varejo omnichannel

Quando se adota um varejo omnichannel muitos são os benefícios, tanto para o lojista, quanto para os clientes. Confira algumas vantagens! 

5 vantagens de ter um varejo omnichannel

1. Consolidação da marca

Uma marca de uma empresa precisa ter uma boa reputação no mercado. Mas, para ter um branding fortalecido é preciso começar dentro de casa, com o time de colaboradores mostrando as percepções positivas para o cliente. Isso gera engajamento e uma experiência positiva com o consumidor.

2. Experiência personalizada

Quando se integra os canais de vendas e os meios de atendimento, é possível entender o comportamento do consumidor com a marca. Com essas informações, o lojista consegue proporcionar uma experiência personalizada para aumentar as taxas de conversão.   

3. Fidelização do cliente

A estratégia de varejo omnichannel é uma ótima oportunidade para deixar os clientes satisfeitos com a marca e voltar a comprar novamente. Por conta da facilidade de retirar em loja ou receber em casa, isso otimiza a experiência do cliente e ainda surpreende com esse processo mais fluido.

4. Contenção de custos

A integração de canais de venda permite a redução de custos do negócio, pois através de uma plataforma de gestão é possível ter uma visão de todos recursos da empresa, como por exemplo, o estoque e o fluxo de caixa.  

5. Identificação da jornada do cliente

Ao trabalhar com o varejo omnichannel, é importante identificar as etapas da jornada do cliente para que ela seja linear. Além disso, com estrutura alinhada das etapas de compra o lojista consegue criar estratégias promocionais e marketing digital para empresa.  

Os principais desafios de ser um varejo omnichannel 

Ser omnichannel no mercado vai muito além de estar presente em diversos canais. Para que tudo funcione bem dentro dessa estratégia é preciso ficar atento a alguns desafios. Como por exemplo, a logística que precisa ser bem planejada. Quem não está vendendo pela internet precisa se preocupar com envios dos produtos que foram comprados na loja física. Já quem vende online precisa: receber, armazenar e mostrar a possibilidade da retirada na loja física. Esse processo precisa estar alinhado com o prazo que a marca ofereceu para o cliente.  

O lojista também precisa ter cuidado quando for aplicar o omnichannel em relação a parte fiscal. Os impostos de cada etapa precisam ser cobrados e não podem ser duplicados. Dessa forma, antes de se tornar omnichannel verifique a parte fiscal com um contador.  

Já o controle de estoque, por exemplo, precisa ser bem definido, pois já pensou um cliente comprar um produto online e escolher retirar na loja, e quando chega no ambiente físico para buscar a mercadoria não está disponível? Para que isso não aconteça com o consumidor, o varejista precisa ter certeza dos produtos que estão disponíveis e para ajudar nisso existem sistemas que ajudam nessa gestão. 

Na solução Linx Commerce existe um módulo que se chama Omni Commerce, onde permite integrar o e-commerce aos centros de distribuição e lojas físicas, configurar as modalidades de entrega do produto do centro de distribuição ou lojas e ainda é possível fazer a configuração do split de pagamento para a rede de franquias. 

Se você ficou interessado, entre em contato com nosso time e veja como transformar a sua loja virtual em omnichannel.

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