Varejo farma: como aumentar a eficiência financeira do negócio

Varejo farma: como aumentar a eficiência financeira do negócio

Saiba quais soluções tecnológicas podem gerar mais eficiência financeira e produtividade no dia a dia da sua farmácia – e entenda como aproveitar cada uma delas.

Por mais que o varejo seja sobre compra e venda de produtos, todo varejista precisa estar muito atento às questões financeiras do negócio. Quem conta com uma variedade de meios de pagamento, tem uma sólida estrutura de conciliação bancária e de gestão da operação, e utiliza a agilidade dos serviços financeiros para entregar melhores soluções para os clientes acaba tendo grandes vantagens diante dos concorrentes. 

Nesse sentido, o Brasil é um dos mercados mais avançados do mundo. As décadas de inflação alta e persistente até os anos 90 criaram uma cultura de agilidade e inovação que, ainda hoje, coloca o país em uma posição de destaque. Um bom exemplo é o uso do Pix: com pouco mais de dois anos de implantação, o sistema de pagamentos instantâneos bateu a marca de R$ 1,22 trilhão em transações em dezembro. 

A ampla aceitação do Pix e a característica do brasileiro de gostar de experimentar inovações e tecnologias (o Brasil continua entre os líderes em uso de internet e redes sociais, por exemplo) fazem com que o varejo precise estar sempre atento e aderir às inovações tecnológicas. Não apenas como uma forma de gerar novos motivos para o cliente voltar, mas principalmente como uma maneira de entregar a excelência que o consumidor espera nas experiências de compra. 

No setor de farmácias, experiências de consumo memoráveis são ainda mais importantes. Na compra de medicamentos, o consumidor deseja praticidade e personalização. Em cosméticos e dermocosméticos, também quer um atendimento capaz de solucionar suas dúvidas. Mas não adianta ter profissionais altamente capacitados se, na hora do checkout, uma fila imensa faz o cliente desistir, ou se não for possível pagar com o meio de pagamento desejado pelo consumidor. 

Por isso, contar com uma estrutura de eficiência financeira de alto nível e com integração total à gestão passa a ser fundamental. Em um ecossistema de pagamentos, as informações estão conectadas e dão mais agilidade e precisão à operação do negócio. Dessa forma, há benefícios para a administração da farmácia e para a experiência do cliente. 

eficiência financeira

Varejo farma: itens essenciais para uma eficiência financeira 

Um ecossistema de eficiência financeira de excelência para o varejo farma precisa dar flexibilidade para o cliente pagar como desejar, ter velocidade para evitar filas e, ao mesmo tempo, fornecer dados para que a gestão do negócio possa melhorar o controle de estoque e as ações promocionais. 

Para que tudo isso seja possível, esteja atento a tecnologias como estas: 

Smart POS 

O Smart POS é uma solução de vendas e pagamento integrada em um mesmo equipamento, que melhora o aproveitamento de espaço da farmácia e permite fechar a venda na frente do cliente, a qualquer momento. Por isso, pode ser aplicado em momentos de grande movimentação no PDV ou em lojas que optam por abrir mão de um caixa convencional. 

O terminal também pode ser usado em outras atividades, como a consulta do estoque, o cadastro de consumidores e a verificação dos preços dos produtos. 

Pagamento por QR Code 

Os pagamentos com QR Code são cada vez mais populares no mercado brasileiro, especialmente com a expansão do uso do Pix. Essa modalidade permite transferências de dinheiro sem a necessidade de digitar os dados, o que acelera o pagamento no PDV, entrega experiências ainda mais positivas para os clientes e aumenta o fluxo de caixa do varejo. Soluções como o QRLinx centralizam a comunicação do PDV com os principais players de pagamento, acelerando o uso de carteiras digitais e Pix. 

TEF 

O TEF é o recurso que permite à empresa se conectar a todos os meios de pagamento. É uma solução essencial para toda farmácia que trabalhe com cartões de crédito e débito (e quem não atua dessa forma hoje, não é?).Por isso, o varejo precisa se assegurar de contar com uma solução TEF que garanta agilidade durante a venda – especialmente em um ambiente de vendas ágeis, como uma loja com PDV Móvel. 

POS conectado ao delivery 

O delivery é uma opção importante para o varejo farma, que tem um posicionamento de conveniência e entrega rápida dos pedidos para os clientes do bairro. Para que isso aconteça, o terminal POS deve estar integrado ao PDV para que as informações de venda sejam rapidamente processadas, evitando diferenças de caixa, erros sistêmicos e fraudes financeiras. Tecnologias como o POS Connect permitem que o terminal funcione como um PDV Móvel dentro da loja e armazenem transações feitas no delivery para descarregá-las mais tarde no sistema. 

Links de pagamento 

Os links de pagamento se tornaram, nos últimos anos, uma solução prática e fácil para a realização de pagamentos remotos. Hoje, são uma parte importante da estratégia de vendas remotas das farmácias, que podem realizar transações com segurança de forma simplificada. 

Conta Digital Integrada 

Os benefícios da integração da tecnologia financeira vão muito além da frente de caixa. Com soluções como o Linx Conta Integrada, a farmácia agiliza suas operações financeiras e simplifica a rotina. O Linx Conta Integrada cria um “espelho” da conta Stone do varejista dentro do ERP da Linx – e, assim, simplifica o monitoramento de saldos e extratos, pagamento de contas, geração de boletos e realização de transferência.

O resultado é muito mais agilidade na gestão do dia a dia e a simplificação de processos operacionais. 

Conciliação de pagamentos 

A tecnologia pode funcionar a favor das operações do varejo farma por automatizar a gestão financeira do negócio. Dessa forma, os processos de retaguarda ganham eficiência e produtividade, com redução de custos no departamento financeiro. Soluções tecnológicas como Linx Equals apresentam dashboards intuitivos e permitem conectar o ERP a diferentes meios de pagamento para acelerar a verificação das entradas e saídas financeiras. 

Visão financeira no ERP 

Na retaguarda do negócio, é importante acompanhar todas as maquininhas de cartão e vouchers em um único lugar. O Linx Raio-X permite analisar as entradas financeiras da rede de farmácias em tempo real, a partir do ERP e, com isso, a gestão pode ser mais eficiente, produtiva e simplificada. Outra vantagem é a redução de taxas indevidamente cobradas e um gerenciamento completo dos recebimentos. 

As redes de farmácias podem obter muitos benefícios com o uso de um ecossistema de eficiência financeira. Da agilidade no checkout à eficiência nas transações financeiras da retaguarda, o resultado é um negócio que entende melhor os clientes e gera mais oportunidades de relacionamento com o consumidor. 

Se você quer entender como desenvolver um ecossistema de soluções financeiras em sua farmácia, conte com a Linx para acelerar sua jornada digital.

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