Varejo de proximidade: qual é a tecnologia ideal para o seu comércio?
Mercado de proximidade

Varejo de proximidade: qual é a tecnologia ideal para o seu comércio?

Comércios de qualquer tamanho e segmento podem se beneficiar muito da escolha das tecnologias corretas para o negócio. Saiba como tomar a melhor decisão e vender mais no varejo de proximidade.

Hoje em dia, nenhum negócio consegue ser produtivo e eficiente sem usar tecnologia na gestão e na operação. De atividades que o consumidor enxerga, como o terminal PDV e o leitor de código de barras, até sistemas que atuam nos bastidores e analisam informações para gerar insights, o bom varejo não é mais um negócio analógico. Nas empresas mais avançadas, por sinal, é um negócio bastante digitalizado.

Por isso, contar com o melhor sistema para a gestão e operação representa uma vantagem competitiva importante para o comércio no varejo de proximidade. Mas como escolher o sistema ideal para o seu negócio? Esteja atento a estes pontos:

Tecnologia no contato com os clientes

Diversos sistemas podem ser usados para melhorar o atendimento ao cliente. Entre eles, estão:

  • Aplicativos que ofereçam a possibilidade de compra online de produtos e entrega por delivery;
  • Carteiras digitais para permitir pagamento sem contato;
  • Pagamento por QR Codes e links de pagamento;
  • Terminais de autoatendimento e PDVs móveis, que evitam filas nos caixas.

Tecnologia na gestão

A eficiência dos processos na retaguarda gera grandes benefícios para o varejo. Seja pela possibilidade de utilizar o tempo das equipes de forma mais produtiva, para diminuir erros e retrabalhos, reduzir custos ou identificar problemas rapidamente, existem muitas oportunidades de uso de tecnologia nos bastidores da operação do comércio:

  • Gestão financeira, fazendo a integração dos meios de pagamento e dos sistemas financeiros da empresa;
  • Gestão de estoques, para garantir que os produtos desejados pelos clientes estejam sempre disponíveis, e para evitar excesso de produtos na hora errada;
  • Integração com fornecedores, acelerando processos como o processamento de notas fiscais e a entrega de produtos no depósito;
  • Capacidade de análise de dados para identificar oportunidades de vendas adicionais ou de promoções diferenciadas.

O fator humano

Tecnologia é ótima, mas sem as pessoas ela não chega a lugar nenhum. Por isso, os sistemas utilizados pelo seu comércio precisam ser simples, intuitivos e capazes de funcionar com pouco treinamento. Pense no seu smartphone: é um equipamento com muito mais poder de processamento do que a nave que levou o homem à Lua, mas nem por isso você precisou de horas de aula ou de ler um manual para usá-lo.

Como ter a tecnologia como aliada?

Não existe uma solução tecnológica ideal para todas as empresas. Cada comércio está em um nível de desenvolvimento diferente, com vários graus de complexidade e estágios diferentes de conhecimento sobre produtos e tecnologias. É por isso que fornecedores como a Linx contam com diferentes soluções, que alcançam desde pequenas lojas de bairro até as maiores varejistas brasileiras.

Quando a solução correta é escolhida para o seu comércio, o resultado é a otimização do tempo, a simplificação dos processos, a diminuição dos erros e o aumento da produtividade e da eficiência das suas equipes. Por isso, no processo de escolha de um sistema tecnológico, leve em conta fatores como estes:

varejo de proximidade tecnologia ideal para o seu negócio

1) Gestão de estoque em tempo real

Seu comércio é dinâmico demais para que você se dê ao luxo de ter informações somente no fim da semana, ou mesmo uma vez ao dia. Especialmente em um varejo mais digitalizado, em que é possível colocar promoções no ar em questão de minutos, sua administração precisa acontecer em tempo real.

Um exemplo simples: um varejista de proximidade que utilize o ponto de venda para que o cliente retire compras online precisa saber a posição do estoque em tempo real. Se isso não acontecer, ele corre o risco de fechar um pedido no site ou app e não ter o produto na loja. Com isso, a promessa de retirar rapidamente o produto não irá se concretizar.

No pós-pandemia, a gestão de estoques em tempo real passa a ser ainda mais importante. Não é à toa que mais de 80% dos executivos de grandes varejistas no mundo dizem não estar preparados para lidar com as novas demandas dos consumidores. Estar pronto para atender o cliente em qualquer lugar, a qualquer momento, faz toda a diferença.

2) Meios de pagamento instantâneos

O consumidor não gosta de perder tempo. No varejo de proximidade, então, tempo realmente é dinheiro. Nada incomoda mais o cliente do que colocar os produtos em sua cesta e gastar minutos na fila do caixa. Por isso, seus sistemas precisam oferecer uma experiência veloz e altamente eficiente para o público.

De novos meios de pagamento, como o Pix e o WhatsApp Pay, até a possibilidade de comprar pelo aplicativo e retirar as compras já separadas na loja, o varejo de proximidade precisa oferecer novas possibilidades financeiras. Quando bem trabalhadas, elas melhoram a experiência do cliente e geram fidelização.

As questões financeiras também são beneficiadas por um sistema de gestão que centralize informações de fluxo de caixa e capital de giro. Com respostas instantâneas, o comércio ganha agilidade no atendimento e na abertura e fechamento do caixa. Além disso, o controle em tempo real faz com que os gestores saibam, a qualquer instante, tudo o que acontece no negócio.

E-book sobre pix pagamento banco central

3) Capacidade de entender o cliente

O varejo de proximidade sempre foi um negócio focado no consumidor, mas isso deixou de ser um diferencial e passou a ser uma necessidade estratégica. Quando o cliente acredita que está sendo tratado como apenas mais um, ele fica um passo mais próximo do seu concorrente. Por isso, é fundamental utilizar sistemas de análise de dados que permitam entender cada cliente como único.

Isso traz benefícios em diversas áreas do negócio:

  • Melhor definição do sortimento de cada ponto de venda;
  • Melhor gestão das compras;
  • Capacidade de realizar promoções específicas para cada cliente;
  • Aumento da preferência do cliente, o que leva a aumento do tíquete médio e da frequência de compras.

Personalizar o relacionamento com o cliente é uma vantagem que seu negócio precisa obter. E pode conquistar com o uso dos sistemas tecnológicos mais adequados para sua realidade.

4) Capacidade de evoluir com o seu negócio

Não basta contratar um sistema que funcione bem hoje. Ele precisa ser capaz de se adaptar às sazonalidades do negócio e crescer junto com as suas necessidades. Em um mundo cada vez mais imprevisível, é difícil saber qual será o diferencial estratégico dos próximos anos e, assim, o risco de investir na tecnologia errada é imenso.

Por isso, sua plataforma tecnológica deve ser, ao mesmo tempo, extremamente poderosa e muito flexível. Sistemas baseados na nuvem (cloud computing) são a resposta ideal para esse desafio. Quando seu fornecedor de tecnologia trabalha em cloud, seu comércio pode contratar a capacidade tecnológica necessária naquele momento e, em períodos de alta demanda (como Black Friday e Natal), contratar apenas o excedente necessário. Sem períodos de ociosidade e sem ter problemas de atendimento ao cliente.

Dessa maneira, sua plataforma evolui junto com você.

A Linx possui uma série de soluções dedicadas à realidade do varejo de proximidade. Entregue conveniência para o seu cliente e facilidade de gestão para você administrar seu negócio de forma simples e eficiente, independente do seu tamanho. Fale com a gente e saiba mais!

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Vendas pelo Whatsapp

Suporte
ao cliente