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Gestão Comércio Local: 3 dicas para gerenciar seu negócio
Um sistema de gestão de comércio local é uma ótima alternativa para garantir o sucesso do mercado de proximidade e
Do básico ao complexo, a tecnologia tem importância fundamental para aumentar as vendas e fidelizar clientes. Veja o que você precisa levar em conta para tomar as melhores decisões no varejo de proximidade.
O uso de tecnologia na gestão do comércio é uma realidade comprovada. De soluções de automação fiscal, hoje obrigatórias para toda empresa, até a utilização de sistemas CRM e e-commerce, quem conta com uma estrutura tecnológica mais avançada encontra mais oportunidades de crescimento.
Isso acontece porque quanto mais dados o comércio tem sobre seus clientes e o comportamento de compra, maiores as possibilidades de oferecer o produto certo, no momento mais adequado, pelo melhor preço. Como o varejo de proximidade está sempre em contato com os clientes, o uso de tecnologia oferece vantagens competitivas importantes para o negócio.
Mas o que é preciso levar em conta na hora de construir essa infraestrutura tecnológica que aumenta suas vendas e estimula a fidelidade dos clientes? Esteja atento a estes X pontos essenciais:
Quando falamos em tecnologia, existem algumas soluções que são obrigatórias. Em alguns casos, como as soluções fiscais, são definidas por lei: todo varejista, por exemplo, precisa ter um sistema que gerencie o comércio e gere o cupom fiscal. Entre outros pontos:
O consumidor interage com as marcas no estabelecimento físico, no e-commerce, nas redes sociais e em aplicativos, entre outros meios. Ignorar algumas dessas opções significa abrir mão de oportunidades de estar frente a frente com o cliente e estreitar o relacionamento com ele.
Para ter um e-commerce que permita que seu comércio de proximidade vá além do básico, garanta que o sistema:
O conceito de cloud computing (computação em nuvem) resolve questões importantes para o varejo. Ele otimiza os investimentos e evita desperdícios. Sem o uso da nuvem, o comércio tem uma decisão difícil a tomar: estar 100% preparado para os picos de venda que acontecem poucas vezes ao ano, ou perder vendas e atender mal o cliente nos momentos de maior movimento.
Em qualquer segmento de varejo, a tecnologia cloud traz vantagens importantes:
Vender para o cliente é bom. Vender para o mesmo cliente várias vezes é melhor ainda. Todo varejista deveria focar na fidelização dos consumidores, já que, quanto mais intenso é o relacionamento com o cliente, mais se vende. É possível estimular a fidelidade dos clientes de diversas maneiras:
Com o crescimento do e-commerce, comércios que reforçam o uso de aplicativos podem apresentar conteúdo exclusivo, meios de pagamento integrados e ofertas personalizadas. Como o uso de aplicativos faz parte do dia a dia dos consumidores, as de proximidade também precisam fazer com que seus apps sejam muito relevantes para os clientes.
As margens apertadas do varejo de proximidade não permitem que o comerciante se dê ao luxo de ter em estoque produtos que não vendem, ou não ter no estabelecimento os itens que o cliente deseja. Só tem sucesso quem consegue desenvolver uma gestão de estoques inteligente, que se baseia nestes pontos:
O tempo é o recurso mais importante do consumidor. Ainda mais no varejo de proximidade. Por isso, toda a experiência do cliente na loja física precisa ser rápida, ágil e simples. O sistema tecnológico adotado no seu comércio precisa:
Falar em tecnologia no varejo de proximidade é falar em muitas soluções diferentes. Os melhores resultados aparecem quando é possível integrar esses sistemas e apresentar respostas às necessidades dos consumidores. Para isso, conte com a gente: a Linx sabe o que varejo de proximidade precisa para atender bem o público e oferece soluções integradas que impulsionam o desempenho da sua loja!