Varejo de Moda: como tirar o melhor proveito da Black Friday

Varejo de Moda: como tirar o melhor proveito da Black Friday

O varejo de moda na Black Friday pode ser um grande momento de faturamento! Saiba como você pode conquistar mais clientes e impulsionar suas vendas

A cada ano, a Black Friday reforça sua importância como data promocional para o varejo. Com a digitalização dos negócios nos últimos anos, a data ganhou ainda mais peso na estratégia de vendas – garantindo um quarto trimestre forte para quem consegue trabalhar bem a dupla Black Friday e Natal sem canibalizar as vendas.

Para o varejo de moda, a Black Friday tem características especiais, que tornam ainda mais importante trabalhar bem a ocasião. No fim de novembro, os itens de verão estão no pico de vendas, o que torna ainda mais importante gerenciar bem os estoques e realizar boas promoções para garantir um bom ciclo promocional.

black friday ideias promocionais

Tirar o maior proveito possível da Black Friday no varejo de moda depende de planejamento, preparação e boa execução da estratégia, com flexibilidade para se adaptar rapidamente aos ajustes de última hora ou questões imprevistas. Por isso, esteja atento a estes 5 pontos essenciais para o sucesso do seu varejo de moda nesta Black Friday:

1) Atenção à cadeia de suprimentos na Black Friday

Desde 2020, tudo o que se refere à cadeia de abastecimento virou de pernas para o ar. O fechamento de fábricas, portos e Centros de Distribuição em todo o mundo, com reabertura em momentos diferentes e a possibilidade de interrupção das operações sem aviso prévio tem provocado um grande aumento nos custos logísticos, além de causar ruptura nas cadeias dos mais variados setores.

Na Moda existe um tempero extra: a complexidade das grades. Muitas marcas trabalham com uma variedade muito grande de SKUs, pois a grade é mais ampla que P/M/G. Quanto mais variações, maior a possibilidade de faltar algum item. Para minimizar a possibilidade de ruptura, o uso de um sistema de gestão especializado no varejo de moda passa a ser essencial para ter sucesso com o varejo de moda na Black Friday.

2) Um calendário diferente nesta Black Friday

Este é um ano atípico, pois a Copa do Mundo começa no fim de novembro – a estreia do Brasil no Catar, por sinal, acontece na véspera da Black Friday. Isso cria um apelo irresistível: aproveitar o “esquenta” da Black Friday para promover itens relacionados à Copa no varejo de moda. Por outro lado, as eleições terão acontecido recentemente e nem todo mundo estará disposto a usar camisa amarela.

Com criatividade, é possível aproveitar a data para vender mais no varejo de Moda, sem correr o risco de associações políticas. Um bom exemplo é a própria Nike, que rapidamente esgotou a primeira edição do uniforme azul do Brasil para a Copa.

3) Traga de volta seus clientes

Com o mercado aquecido e inúmeras marcas procurando chamar a atenção do consumidor, é uma ótima ideia aproveitar o relacionamento que você já desenvolveu com seus clientes para trazê-los de volta para a loja ou site. Com uma plataforma de CRM como o Linx Reshop, o varejo de moda pode realizar a gestão completa de campanhas e ações promocionais que aumentam o engajamento do público.

Para que se tenha uma ideia do impacto que esse tipo de solução pode trazer para o varejo de Moda, o Linx Reshop está presente hoje em mais de 4.000 pontos de venda em todo o País, em mais de 145 marcas que se relacionam com mais de 34 milhões de consumidores. A possibilidade de combinar mais de 1800 regras de campanhas diferentes oferece personalização total – e por isso mais de 25 milhões de créditos foram resgatados nos programas de fidelidade que passam pela solução.

Outra forma de estimular o retorno dos clientes é o uso de soluções de retargeting. Na Black Friday do ano passado, 17% dos e-mails enviados no retargeting foram abertos pelos clientes, gerando novas oportunidades de interação e fechamento de vendas.

Com uma boa gestão do relacionamento com o cliente, você impulsiona a frequência de compra e recompra dos clientes, aumentando suas vendas e seu tíquete médio. A assertividade no reengajamento do público, em ações via SMS e e-mail marketing, gera novas possibilidades de contato e de coleta de informações sobre as necessidades e desejos dos consumidores.

4) Aposte na busca

A busca do seu e-commerce é uma das ferramentas mais poderosas que você possui para direcionar as vendas e conhecer melhor seus clientes. Afinal de contas, no varejo de Moda é comum que a cliente digite (ou envie uma foto) do que ela deseja pesquisar. E o volume de buscas é extremamente relevante na Black Friday: números da Linx mostram que, na edição 2021 do evento, foram feitas 48 milhões de buscas nos e-commerces atendidos pela Linx somente na sexta-feira propriamente dita. Nesse dia, 376 milhões de vitrines promocionais foram apresentadas aos clientes desses mesmos e-commerces.

Isso mostra que o varejo que conta com um sistema de busca rápido ágil e inteligente melhora a experiência dos clientes e aumenta sua conversão, pois oferece sugestões mais assertivas. Especialmente quando a solução de busca entende o contexto do cliente, personaliza os resultados segundo o perfil do consumidor e conta com algoritmos que geram mais vendas.

5) Tenha uma estratégia de mídia

Na Black Friday, quem não aparece, não vende. Na Black Friday 2021, segundo dados da Linx, quem investiu em anúncios teve um ROI de 74 vezes, mostrando que uma boa estratégia de publicidade digital ajuda a captar clientes e dar mais visibilidade a seus clientes. A solução de Ads da Linx Digital teve, na Black Friday 2021, um aumento de 265% no número de cliques em anúncios sobre o ano anterior, o que demonstra a importância desse tipo de estratégia para destacar as marcas e impulsionar as vendas.

Com a chegada da Black Friday, novas oportunidades de relacionamento e vendas surgem no varejo de Moda. Para aproveitar bem essas oportunidades, é importante conhecer os clientes e utilizar os dados de comportamento dos consumidores para personalizar comunicações, ofertas e vitrines promocionais. O uso de tecnologia é fundamental para obter os melhores resultados possíveis.

Conte com as soluções de gestão, CRM e retargeting da Linx para impulsionar as vendas do varejo de moda na Black Friday. Conte com a gente para vender ainda mais!

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