Varejo de calçados: como vender ainda mais na Black Friday?

Varejo de calçados: como vender ainda mais na Black Friday?

Com ajuda da tecnologia é possível vender mais calçados na Black Friday e atrair mais clientes.

Parece que foi ontem, mas já estamos novamente próximos de mais uma Black Friday. A principal data promocional do varejo online é uma grande oportunidade para todo segmento do varejo – para o setor de calçados, é um momento importante de vendas antes da temporada de Natal.

Embora seja uma espécie de início “não oficial” das vendas de Natal, a Black Friday tem características únicas que, quando bem aproveitadas, podem alavancar suas vendas. Tipicamente, é uma data em que as pessoas se presenteiam, planejam as compras e pesquisam bastante antes de comprar. Ao mesmo tempo, na hora que o carrinho está aberto, uma condição diferenciada de frete ou um cashback podem influenciar as vendas.

vender mais calçados na Black Friday

Por isso, para vender mais calçados na Black Friday (e no período, dependendo da sua estratégia), o varejo pode utilizar a seu favor diversas tecnologias que aceleram o processo de vendas e melhoram a experiência do consumidor. Entre essas tecnologias estão:

1) Gestão de promoções

As promoções são uma parte essencial da estratégia de atração e vendas do varejo de calçados. Com elas, é possível trazer mais clientes para as lojas, girar produtos com mais velocidade, aumentar o tíquete médio e entregar mais soluções para os consumidores. Ao mesmo tempo, é uma oportunidade de mostrar para os clientes que, em meio a um cenário de orçamentos mais apertados, você apresenta possibilidades que “esticam o bolso” do consumidor.

Assim, descontos saudáveis e estratégias de prazo de pagamento estendido podem estimular a compra no segmento de Calçados. Uma plataforma que faça a gestão completa da operação do varejo de calçados, incluindo promoções, permite que o consumidor compre produtos em condições mais vantajosas, ao mesmo tempo em que mantém margens saudáveis para o lojista e gira o estoque para que o negócio tenha bons resultados.

Uma boa gestão das promoções alia o controle dos estoques à personalização do relacionamento, para oferecer um produto que faça sentido para o cliente, esteja no contexto de sua jornada de compras e traga resultados para o varejista. Por isso, é uma ferramenta indispensável em um período de forte apelo promocional e ajuda a vender mais calçados na Black Friday.

2) Múltiplos meios de pagamento

Tradicionalmente, o momento mais complicado da jornada de compras é a hora do pagamento. O cliente não gosta, encara como uma obrigação, e por muito tempo foi necessário encarar filas para fazer o pagamento. Coloque-se no lugar do consumidor: depois de experimentar vários produtos e contar com o bom atendimento da equipe de vendas, é direcionado para uma fila onde aguarda sua vez para pagar. Enquanto aguarda, vai se desencantando da experiência que acabou de ter.

O ideal é fazer com que o processo de pagamento seja o mais rápido possível. De preferência, fazendo o pagamento no próprio piso de vendas, por meio de soluções de PDV Móvel, com atendimento pelo próprio vendedor. Uma experiência de compra com menos atrito – especialmente quando são usados novos meios de pagamento, como carteiras digitais, pix, cashback, pagamentos contactless e até mesmo a biometria.

Outra possibilidade que vem se tornando mais comum no varejo é o uso de terminais de autoatendimento. Com eles, o processo de pagamento passa a ser uma atividade lúdica, em vez de um momento de espera.

Em todos esses casos, o tempo gasto pelo cliente nesta fase da jornada de compras diminui – e tempo, hoje em dia, é o recurso mais valioso que o consumidor possui. Quem valoriza o tempo do cliente mostra que se preocupa com ele – e tende a conquistar sua preferência, especialmente em datas como a Black Friday.

3) Presença digital para vender mais calçados na Black Friday

Os últimos anos mostraram para todo mundo a importância de ter uma presença sólida no varejo digital. As marcas que já estavam mais adiantadas nesse processo ficaram ainda mais em vantagem, pois conseguiram se relacionar com mais intensidade com clientes que se afastaram das lojas físicas durante a pandemia. E, mesmo com o fim do isolamento social, parte desse comportamento já faz parte do dia a dia dos consumidores.

Daqui em diante, todo varejista precisa aliar sua rede de lojas ao varejo digital. E o digital, agora, vai muito além de um e-commerce. A venda pelas redes sociais (social commerce), o live commerce e a presença em marketplaces são algumas alternativas que ampliam o alcance do varejo e colocam sua marca em contato frequente com os clientes.

Mais ainda: uma sólida presença digital traz ganhos para todo o negócio, pois permite obter mais informações sobre o comportamento dos clientes – o que melhora a gestão das promoções e permite ter um estoque mais adequado ao que o consumidor deseja comprar. Na Black Friday, a alta disponibilidade nos marketplaces e o uso estratégico das informações para compor o mix e as promoções das lojas físicas são aspectos essenciais para vender ainda mais.

Para vender mais no digital, é preciso ter uma boa estratégia de Ads nos marketplaces. Afinal de contas, só quem aparece é lembrado. Os investimentos em mídia digital cresceram de forma acelerada nos últimos anos, mas continuam existindo oportunidades de diferenciação dos sellers que sabem se posicionar no mercado a partir de seus Ads.

Com a aproximação da Black Friday, é hora de tomar decisões importantes em sua estratégia e nas dinâmicas promocionais. Para isso, o uso de tecnologia é fundamental: somente o acompanhamento do retorno das campanhas publicitárias, em tempo real, entrega a agilidade necessária para avaliar os resultados em diferentes marketplaces e a partir do uso de diversas alavancas promocionais (como cupons de descontos), ao mesmo tempo em que se lida com milhares ou milhões de clientes no digital, e tudo isso é integrado à operação da loja física.

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