Uma cena comum do varejo no fim do ano é o movimento intenso no comércio no primeiro dia útil após o Natal. No Brasil, a data é conhecida por ser um dia de “trocas” e mundialmente é chamada de Boxing Day.
Em países como Inglaterra, Nova Zelândia, Austrália e Canadá, o Boxing Day é uma das datas comerciais mais comemoradas no ano. Ela surgiu com um antigo costume nesses países onde os patrões presenteavam os seus trabalhadores no dia 26 de dezembro. Atualmente, é um dia de descontos em itens diversos com o intuito de finalizar o estoque do ano.
Já no Brasil o costume é um pouco diferente, mas as oportunidades são as mesmas. Pode ser a troca de uma blusa que não serviu, um tênis que ficou apertado ou até mesmo um livro repetido. Todos são motivos que levam o consumidor a sair de casa naquele dia em busca da “troca” do seu presente e, quem sabe, fazer umas comprinhas a mais.
O varejista pode aproveitar este momento de loja cheia como uma alternativa de aumentar as vendas no fim do ano. Ampliar o desconto e ofertas para atrair aquele cliente que foi até o estabelecimento é uma boa forma de elevar o tíquete médio na última semana do ano.
Com uma boa estratégia de vendas e descontos, o Boxing Day é uma forma de acabar com o estoque de 2015 e começar o próximo ano com muitas novidades para atrair cada vez mais os consumidores. Aproveite a oportunidade e prepare-se para a data!